fbpx

Al Merrick CI Mid: Analisando Pranchas

Al Merrick CI Mid na praia

Al Merrick CI Mid: Analisando Pranchas – 

Não é só de pranchas de alta performance que vive nossa série Analisando Pranchas. Por isso, hoje trazemos a análise de um modelo alternativo alucinante que foi lançado pela Al Merrick no início de 2020.

Quando a maioria dos surfistas pensa em pranchas de tamanhos maiores e contornos mais clássicos como os funs e mini-longs, eles imaginam algo que pode remar super bem, pegar muitas ondas e gerar velocidade sem muitos problemas. De fato, é isso mesmo que estas pranchas entregam. Entretanto, a maioria absoluta delas faz um surf bem clássico, mais relaxado, sem muitas curvas acentuadas ou manobras.

Al Merrick CI Mid cores

Todavia, quando o shaper Britt Merrick decidiu fazer a CI Mid, ele quis adicionar seu próprio toque de performance ao gênero da qual ela pertence. Nas palavras dele: “Não estamos satisfeitos em fazer pranchas que andam apenas reto nas ondas”. Ele conclui: “Sem dúvida que nós estamos interessados ​​em velocidade e em fluidez, mas o surfista tem que ser capaz de fazer as curvas que deseja e fazer o seu melhor surf – então essa é a filosofia que adotamos em nossa nova CI Mid”.

Performance x Clássico

Pela forma de como a equipe de Channel Islands performou no vídeo acima, parece que o shaper Britt realmente atingiu o equilíbrio perfeito entre o surf clássico e o surf performance. Os exímios pilotos de testes Dane Gudauskas, Cliff Kapono e Devon Howard demonstraram, em picos como Trestles e Malibu, como essa prancha pode ser divertida de surfar.

Aliás, essas não são ondas para as quais você normalmente consideraria levar um prancha dessas, não é mesmo? Acredito que a maioria de nós levaria sua prancha performance do dia a dia. Mas a CI Mid se mostrou mais do que capaz de fazer um surf de altíssimo nível em ondas de qualidade incontestável.

Al Merrick CI Mid shape

Fato curioso que vale ser mencionado é que, nos anos 70, o fundador da Channel Islands, o shaper Al Merrick, pai do Britt, havia criado uma prancha chamada Huevo Caliente. Ela era uma prancha realmente bonita, de tamanho médio.

Britt conta como este modelo inspirou a criação da CI Mid em colaboração com Devon Howard, um surfista do sul da Califórnia que passou as últimas duas décadas surfando e refinando pranchas desse gênero: “Estivemos olhando fotos dela pela fábrica e nos sentimos muito inspirados por isso, então voltamos aos arquivos e retiramos alguns daqueles modelos antigos para realizar as curvas que criaram o CI Mid. Também atualizamos o fundo para que funcionasse como uma prancha mais moderna, mas mantendo aquela sensação e vibração clássicas que meu pai criou há muito tempo”.

Outline E Bordas

Al Merrick CI Mid quadro

A CI Mid conta com um outline bem paralelo, que é muito comum nas pranchas deste tipo. Essas a deixam bastante veloz e estável, favorecendo também a performance mais horizontal na linha das ondas. De qualquer forma, como vamos ver a seguir, ela claramente não tem problemas na transição de bordas, pois conta com algumas características de concave, rocker e bordas que permitem e facilitam as trocas de direção.

Seu ponto mais largo fica bem à frente da metade da prancha. Isso faz dela uma prancha com excelente poder de remada e permite que o surfista se desloque rápido no lineup e pegue muitas ondas. Certamente ela fornece muitas vantagens sobre o crowd de pranchinha no quesito remada e número de ondas por sessão.

Al Merrick CI Mid borda

Suas bordas são bem arredondadas e de altura média desde o bico até perto das quilhas. Dessa forma, ela é uma prancha amigável e solta, que permite que surfistas de todos os níveis possam usá-la com tranquilidade. A partir de 3 polegadas antes das quilhas laterais suas bordas vão afinando consideravelmente e ficando também mais afiadas. Isso faz com a CI Mid tenha mais tração e drive nas curvas, sendo muito mais responsiva que outros modelos nessa mesma categoria.

Concave

Al Merrick CI Mid concave

O concave deste modelo é bastante simples. A CI Mid conta com um double-barrel concave por toda sua extensão. Esse tipo de double concave oferece boa sustentação à prancha e principalmente direcionando o fluxo d’água para trás e para os lados. Isso alivia a pressão na quilha central e também ajuda na fluidez e velocidade da prancha, que se mostra muito maleável e tem ótimas respostas nas trocas de direção quando pisada com força no pé de trás, em cima da quilha central.

Rocker

AL Merrick CI Mid rocker

Como padrão nesse tipo de modelo, o rocker de entrada da CI Mid é baixo, fornecendo ótimo poder de remada e entrada nas ondas. Além disso, ela apresenta excelente ganho de velocidade logo após o drop. Entretanto, ainda que seja baixo, esse rocker de entrada tem uma leve empinada nas polegadas iniciais para ajudar a prancha a performar melhor em partes mais críticas.

Sua linha de rocker segue estagiada e flat no meio da prancha, ajudando a prancha a fluir bem sem perder velocidade nas partes flat das ondas. Por fim, seu rocker de saída médio/baixo, com um kick no final da rabeta. Essa configuração permite que a CI Mid execute curvas mais fechadas e verticais em partes mais íngremes das ondas com boa responsividade quando pressionada no pé de trás. Esse na verdade é um grande diferencial desse modelo em comparação com outras pranchas na mesma categoria.

Quilhas

Al Merrick CI Mid quilhas

Por padrão, a CI Mid vem com três encaixes para quilhas. O encaixe central é uma caixa pra monoquilha bem no estilo dos longboards. Já os encaixes laterais são normais, para quilhas pequenas, mais precisamente estabilizadores que irão trabalhar em conjunto com o quilhão do meio.

A Channel Islands recomenda o uso de um conjunto de quilhas CI Mid 2+1, que aprimora as características de alto desempenho da CI Mid. De fato essa configuração provou deixar a prancha muito versátil, performando bem em uma ampla gama de condições com apenas um simples ajuste da quilhas central, que pode ser movida para frente ou para trás.

Existem dois tamanhos de estabilizadores laterais nesse modelo de quilhas. Os de 3,6″ são projetados para surfistas com 72 quilos ou menos. Já os de 4″ são indicados para surfistas com mais de 72 quilos.

Sensações

Sem dúvida podemos dizer que a CI Mid é uma prancha muito versátil e confiável. Ela voa sobre ondas minúsculas e planas, mas também se destaca de outros designs semelhantes em ondas boas de até 8 pés. Com ela, os surfistas iniciantes poderão evoluir seu surf e aprender a realizar as primeiras curvas de forma natural e muito mais leve que um longboard. Já os surfistas mais habilidosos são capazes de fazer curvas fluidas e velozes com total confiança, fluidez e controle.

Definitivamente recomendamos essa prancha para todos os surfistas, como uma forma ter um modelo alternativo e super divertido no quiver. Se você curtiu a CI Mid, encaminhe este artigo para seus amigos que precisam conhecê-la também.

 

Deixe uma resposta