fbpx

Análise Do Pico: Navegantes/SC

Análise Do Pico Navegantes SC

Análise Do Pico: Navegantes/SC 

Dando sequência à série Análise Do Pico, chegou a vez de Navegantes/SC. Esta é a segunda praia do litoral norte catarinense a qual vamos analisar por aqui.

Cidade vizinha a Itajaí, alvo da nossa primeira Análise Do Pico, Navegantes é bem menos badalada que outras praias da região. Contando com apenas uma longa praia de quase 10km de extensão, a cidade se localiza espremida entre o oceano atlântico, o Rio Itajaí-Açu e a BR-101.

Centro Turístico

É em Navegantes que fica localizado o aeroporto mais importante e movimentado do norte catarinense. Principalmente durante a temporada de verão, o aeroporto Ministro Victor Konder é o responsável pela chegada de milhares de turistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, em busca de diversão nas praias da região. Certamente o principal destino final destes visitantes é o município de Balneário Camboriú, distante há apenas meia hora dali. Outro ponto de interesse muito visitado e bastante próximo ao aeroporto é o parque de diversões Beto Carrero World, responsável por outra grande parte do fluxo de passageiros no aeroporto local.

Além dos turistas que buscam lazer, inegavelmente outros milhares desembarcam em Navegantes todos os anos atraídos pelos negócios. Poderosas empresas estão instaladas em um raio de 150km do aeroporto, nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, Brusque, Porto Belo, Itajaí e Balneário Camboriú.

Porto De Navegantes

Análise do pico navegantes sc

Outro fator que colaborou muito para o crescimento do município na última década foi a início das operações do porto da cidade. Abrindo concorrência para a vizinha Itajaí e seu tradicional porto, hoje o de Navegantes é responsável por mais de 50% da arrecadação em ISS (Imposto Sobre Serviços) do município, além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos. Em consequência disso a cidade vem crescendo ano após ano e muitos novos empreendimentos comerciais e residenciais estão surgindo.

Outro fator positivo atualmente é o fato de a empresa que opera o porto local patrocinar diversos atletas da região. Entre os mais conhecidos nomes como Willian Cardoso, Matheus Navarro e Alex Lima, surfistas profissionais competidores da divisão de acesso da WSL. Inclusive, no ano de 2020 a cidade sediará uma etapa do QS no mês de maio, patrocinada pela Portonave.

Dos Molhes Até O Gravatá

O surfista local Alex Lima voando alto. Foto: @miguelvfotos

Conforme dissemos anteriormente, a cidade conta com apenas uma faixa de praia. Ela se estende desde os Molhes Da Barra do Rio Itajaí-Açu até a Praia do Gravatá, mais precisamente às Pedras Do São Miguel. São quase dez quilômetros de praia, boa parte bastante preservada, com restinga alta e passarelas elevadas que dão acesso à areia. Além disso, toda a avenida beira-mar conta com ciclovia bem sinalizada por onde circulam milhares de pessoas todos os dias.

As ondas quebram por toda a praia, com diferentes formações ao longo de sua extensão. Sem dúvida as melhores ondas estão próximas aos molhes, onde rolam paredes perfeitas abrindo principalmente para a direita. Nesta área é onde se concentram a maioria dos surfistas locais, tanto pela qualidade das ondas quanto pela proximidade com o centro da cidade. Sendo assim, se sua ideia é surfar nos molhes, procure sempre se afastar um pouco do pico onde estão concentrados os locais e mantenha-se discreto e respeitoso durante sua visita por ali.

Meia Praia

análise do pico navegantes sc

Certamente você encontrará outras ondas mais ao norte dos molhes. Alguns picos como a Pista De Skate concentram mais surfistas também, por serem bons locais de estacionamento de veículos e fácil acesso à praia. Todavia, se você quiser surfar sozinho ou apenas com seus amigos não será difícil encontrar uma vala quebrando sozinha na região da Meia Praia. São cerca de três quilômetros praticamente vazios de surfistas, onde você poderá escolher o melhor pico e se divertir muito. Só cuidado com eventuais redes de pesca instaladas ao longo da praia, preste bastante atenção e evite surfar próximo a elas.

Gravatá

Análise do pico navegantes sc

O canto norte de Navegantes, conhecido como Gravatá é bastante conhecido e frequentado, tanto por famílias quanto por surfistas. Por ali as ondas tendem a ser mais cheias do que nos outros picos da cidade, por isso é muito procurado por iniciantes e longboarders. Suas ondas abrem muito e por vezes chegam a correr por mais de um minuto nos dias maiores e mais perfeitos. Desde a Pedra Da Miraguaia até o canto das Pedras Do São Miguel você poderá surfar ondas super longas e divertidas, que apesar de mais cheias, tem seus dias clássicos que ficarão guardados na memória.

Conhecimento Local E As Condições Ideais

Como sempre buscamos conversar com surfistas locais que possam nos ajudar a entender melhor como os picos funcionam e quais as melhores condições para que quebrem clássicos. Desta vez o escolhido foi o renomado shaper local Ricardo Kertichka, das pranchas RK. Ricardo tem uma loja de frente para o mar no Gravatá, onde vende suas pranchas e todo tipo de equipamento necessário para a prática do surf.

Para que os Molhes a Praia Central de Navegantes quebrem clássicos, a combinação ideal é ondulação de sudeste entre quatro e seis pés, período de dez a doze segundos, vento terral do quadrante oeste e maré seca, de preferência enchendo. Com estas condições as ondas tendem a quebrar tubulares e triangulares, abrindo longas paredes para ambos os lados, fazendo a cabeça da galera que procura “Navega” para surfar.

No caso do Gravatá, o canto esquerdo da praia, o melhor swell é o de leste/sudeste com tamanho entre três e oito pés, combinado com vento de noroeste, no entanto, este pico aceita bem o vento nordeste também. Funciona melhor na maré seca, quando as ondas ficam mais em pé, todavia rolam alguns bons momentos também com maré mais cheia. O fundo em ambos os picos é de areia dura, compacta, e pouco muda no decorrer do ano.

Nos dias de ondulações bem grandes o Gravatá pode ser um dos poucos lugares surfáveis na região, portanto fique de olho nas previsões e se caso outros picos estiverem passados, dê uma checada no Gravatá, você certamente poderá se surpreender.

Pranchas Indicadas

Separamos alguns modelos de pranchas ideias para as ondas da Praia Central e do Gravatá, que certamente são diferentes. Assim sendo, se você pretende surfar em Navegantes mas ainda não sabe em que pico vai cair, ideal é ter duas pranchas distintas no carro.

Praia Central / Molhes / Meia Praia

Xanadu – X16

Al Merrick – Black and White

Lost Mayhem – Sub Driver Swallow

Sharp Eye – Disco Inferno

RK Surfboards – Modelo Skip (prancha indicada pelo próprio shaper Ricardo Kertichka, entre em contato conosco)

Gravatá

Xanadu – Pig 2

Al Merrick – Fish Beard

Lost Mayhem – Puddle Jumper HP

Sharp Eye – Disco

RK Surfboards – Modelo Pocket (prancha indicada pelo próprio shaper Ricardo Kertichka, entre em contato conosco)

Deixe uma resposta

WhatsApp chat