Selecionamos as principais coisas para saber antes de surfar pela primeira vez. O surfe, antes de tudo é diversão, seguindo estas dicas você podera evitar erros bobos que atrasam seu aprendizado e podem causar lesões. Este é um artigo curto e direto, buscando trazer o básico do conhecimento inicial para entrar na água e começar a pegar onda.
Assim sendo:
Natação
É um tanto óbvio, mas não custa lembrar. De forma alguma entre na água sem saber nadar. Aulas de natação podem ser ótimas aliadas ao condicionamento físico para surfar, busque uma piscina próxima para dar algumas braçadas. Com o mar não se brinca.
Alongamento
Alongamento antes de tudo! Sabemos que a ansiedade de entrar na água é grande, mas não deixe de se preparar antes de entrar na água, é muito importante cuidar do seu corpo para que lesões não estraguem seu surfe. Alongue os principais conjuntos de músculos e não entre na água com corpo “frio”.
Determinação
Foco no mar! Nunca entre na água com raiva ou quaisquer outros fatores que possam estragar o surfe. Este é um dos únicos esportes que permitem relaxar a cabeça, focar nos movimentos e natureza ao seu redor. Esteja pronto para levar alguns tombos (caldos) e não tenha medo de cair, da água você não passa. É você e o mar, nada mais.
Treino
Não sabe surfar? Aconselhamos que encontre um professor, assim poderá aprender o básico como segurança, remar, dropar e se manter de pé. Evite surfar sem instrução no início, a prática fica ainda mais difícil quando não sabemos truques básicos como dar o ”peixinho” para furar as ondas sem esforço excessivo, assim muitas escolas de surfe já têm equipamento para iniciantes, seja muito paciênte e não estranhe se indicarem que use um capacete. Além disso, não se decepcione se boa parte de sua primeira aula for na areia mesmo, o instrutor faz isso pela sua segurança e entendimento. Mora longe do mar? Sem problemas, diversas academias espalhadas pelo país oferecem aulas de surfe em piscinas controladas.
Segurança
Nunca, repetimos, nunca entre no mar com praia vazia! Surfistas ao seu redor podem lhe ajudar caso se envolva em algum acidente ou tenha quaisquer imprevistos. Se o mar está mexido, não se atreva a entrar na água sem experiencia suficiente para surfar nesse tipo de situação. Não economize com equipamentos de baixa qualidade, é muito provável que perderá sua prancha caso um leash (cordinha) estoure enquanto surfa.
Respeite os outros surfistas, no mar também existe etiqueta! Não custa nada interajir com o pessoal para criar novos amigos e ganhar algumas dicas de graça!