fbpx

Chilli Hot Knife: Analisando Pranchas

Chilli Hot Knife

Chilli Hot Knife: Analisando Pranchas –

Novamente, a marca australiana Chilli é alvo da nossa série Analisando Pranchas, dessa vez com o super recente modelo Hot Knife. Ela é resultado da combinação de dois modelos muito populares da Chilli, a Peri Peri e a Stepdown 2. Sendo assim, pode ser descrita como uma pranchinha versátil super completa.

A Hot Knife foi experimentada e testada por um dos maiores (literalmente) pilotos da equipe da Chilli, o freesurfer australiano Jay Davies. Segundo Jay “esta prancha é super fácil de surfar e é também muito tolerante em todas as condições”.

chilli hot knife

De acordo com o shaper da Chilli, James Cheal, a Hot Knife já vinha sendo pensada muito tempo antes do seu lançamento. Como dissemos anteriormente, este modelo inclui alguns do aspectos favoritos de duas das suas pranchas mais amadas pelos clientes, a Peri Peri, que ainda segue super ativa em sua linha atual, e a Stepdown 2, que já foi descontinuada.

Project Black

A Chilli Surfboards tradicionalmente nomeia seus novos projetos de pranchas como Project Black. Ele é na verdade a fase de pesquisa e desenvolvimento de novas pranchas de surfe. O Project Black é uma iniciativa da Chilli para colocar novos modelos em potencial nas mãos (ou nos pés) da equipe de atletas da marca para que sejam testadas em diversas condições. Dessa forma, com os melhores surfistas dando o melhor feedback, o shaper James Cheal consegue refinar e criar um produto melhor tanto para eles quanto para os surfistas amadores.

Um shape do Project Black pode ter qualquer formato ou desenho. James experimenta novas combinações de concaves, rockers, contornos, bordas e rabetas, bem como materiais de diferentes estruturas e densidades. Portanto, o processo para desenvolver e lançar um novo produto no mercado é cuidadoso e validado em diversas fases. Uma vez que um projeto do Project Black esteja refinado com perfeição, a Chilli finalmente atribui um nome e um logotipo para ele e o lança no mercado global.

A Hot Knife

Em meados de 2019, enquanto a equipe de revista australiana STAB estava passando uns dias em West Oz, o surfista local Jay Davies apareceu na casa onde eles estavam hospedados. Ele havia ido lá para buscar um capão de pranchas Chilli recém chegadas da fábrica de Bali, as quais seu amigo (e ocasional mula de carga) Chris Binns teve a gentileza de trazer de lá.

Embora houvesse muitas pranchas com rabeta round-pin, ideais para as fortes e cavadas ondas da região, uma prancha que imediatamente chamou a atenção de todos foi uma com rabeta squash, ligeiramente alargada, mas elegantemente delineada, com uma quebra de linha bem evidente no outline.

chilli hot knife
“Este é um novo modelo no qual James está trabalhando”, disse Jay. “É uma prancha realmente boa para ondas pequenas e médias”.

Outro fator que chamou muito a atenção dos que estavam presentes: não é todo dia que uma prancha para ondas pequenas construída para um surfista de 92kg parece um foguete. A maioria das pranchas de ondas pequenas beiram o status de barco quando ultrapassam a marca dos 32 litros. Este fato deixa os surfistas do tamanho do Jay Davies com equipamentos muito largos e volumosos, com aquela aparência desajeitada e bolachuda. A Hot Knife, mesmo com seus 32 litros, parecia absolutamente afiada e ágil, o que fez com que alguns dos caras que estavam ali naquele momento ligassem para a fábrica da Chilli em Sydney para encomendar as suas.

Outline E Bordas

chilli hot knife

A Hot Knife conta com um outline bem típico de pranchas para ondas menores. Possui um bico um pouco mais largo que o normal para pranchas de performance e assim segue bem paralelo pelo restante da prancha. Isso oferece ótima flutuação e poder de remada por conta do volume contido debaixo do peito, na parte mais à frente da prancha. Além disso, também entrega excelente velocidade e projeção horizontal.

Logo na altura das quilhas laterais, a Hot Knife apresenta um bump, ou seja, uma quebra de linha que estreita a área da rabeta abruptamente. Isso a deixa  mais arisca, ela consegue realizar curvas mais fechadas e atacar partes mais críticas das ondas por conta deste ponto de rotação, uma espécie de pivô, em seu outline. Sua rabeta squash com bastante área fornece ótima sustentação no pé de trás, ideal para ondas com pouca força, pois mantém a velocidade nas partes cheias sem perder performance.

Seu volume é distribuído uniformemente por toda sua extensão. Contendo bordas mais cheias, mas não super grossas, esta prancha é sempre muito rápida e fácil de ser surfada. Bordas assim facilitam o trabalho dos surfistas menos habilidosos, não enroscando com tanta facilidade na água e permitindo ajustes de pequenos erros na onda.

Concave

A configuração do fundo da Hot Knife é uma cópia fiel da Peri Peri. Começa com um single concave suave perto do bico e vai se aprofundando conforme se aproxima das quilhas. Nesta região ele muda para um double concave suave. Ao final da rabeta, já na região atrás da quilha central, ela apresenta um vee bottom. Esta combinação de concaves e vee faz com esta prancha ofereça boa sustentação e velocidade na parta da frente e ótima mobilidade e responsividade na parte de trás. Ela oferece respostas rápidas quando pisada com força na rabeta, realizando assim rápidas trocas de borda e inversões de direção.

Rocker

chilli hot knife

A curva de rocker desde modelo é bastante simples. Apesar de ter uma curvatura razoável nas primeiras doze polegadas, para evitar embicadas, seu rocker de entrada é baixo. Isso oferece boa remada e também ótima velocidade logo após o drop. Sua curva segue estagiada pelo meio da prancha, facilitando com que ela passe seções mortas das ondas mantendo a velocidade e a fluidez. Da mesma forma, seu rocker de saída na rabeta é baixo. Isso ajuda a Hot Knife a acelerar nos momentos mais fracos da ondas e também manter o controle e o drive nas curvas, combinando muito bem com seu double concave + vee logo abaixo.

Quilhas

As quilhas mais recomendadas para este tipo de prancha, principalmente por ser um modelo mais solto, são aquelas com mais rake, ou seja mais alongadas. Prefira jogos de quilhas como a FCS Carver, FCS Mick Fanning, Futures Jordy Smith e Futures R8 Legacy.

Sensações

Existem dois atributos de destaque na Hot Knife. Em primeiro lugar, o rocker de rabeta mais plano combinado com a saída do concave em vee promove velocidade contínua e trocas de direção suaves e muito responsivas. Em segundo lugar, a quebra de linha no outline a torna super manobrável e sensível no pé traseiro. Estes dois atributos juntos fazem dela uma prancha ideal para surfistas de qualquer nível. Ela tem muita velocidade e responde aos comandos do surfista de forma previsível e controlada, tornando-a divertida e prazerosa de ser surfada em condições de ondas entre 1 e 4 pés.

Se você está buscando uma excelente prancha para o dia a dia no Brasil, entre em contrato com nossos consultores pelo Chat ou WhatsApp. São pouquíssimas unidades em estoque.

Medidas Padrão


 

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat