fbpx

DHD 3DX: Analisando Pranchas

DHD 3DX: Analisando Pranchas –

A série Analisando Pranchas traz mais uma vez um modelo de prancha perfeito para ondas pequenas, a DHD 3DX. Nos próximos parágrafos iremos detalhar as peculiaridades desta prancha e mostrar por que ela é tão boa nas marolas.

O consagrado shaper australiano Darren Handley é muito conhecido pelas suas criações de pranchas de alta performance. De fato, são diversos títulos mundias nos pés de surfistas lendários como Mick Fanning e Tyler Wright por exemplo. Certamente, quando vemos atletas do tour como Caio Ibelli e Ethan Ewing surfando nas baterias, logo percebemos que suas pranchas são estreitas, ágeis e parecem estar em perfeita harmonia com as ondas. Ondas aliás que normalmente são de excelente qualidade, com força, em pé e velozes. Sendo assim, as pranchas mais usadas por caras como eles são os modelos DNA e DX1, os quais entregam o que há de melhor em altíssima performance para ondas boas.

dhd 3dx
Ricardo Christie trabalhando sua 3DX na borda.

Entretanto, se engana quem pensa que ele faz apenas pranchas para ondas boas e surfistas tops da elite mundial. A DHD conta com dezenas de modelos que podem ser usados em qualquer tipo de mar por surfistas dos mais diferentes níveis. Exemplo disso é a 3DX, nosso objeto de análise hoje. Um prancha super divertida e veloz que foi pensada para destoar em condições de ondas não tão épicas.

Diversão Garantida

Sabe aqueles dias de ondas pequenas em que você pensa duas, três, dez vezes antes de decidir se vale a pena ou não entrar no mar? Você sabe que tem onda, mas que elas não estão muito boas, parecem fracas e pouco convidativas. Mas de repente algum surfista pega uma e manda ver, flui, solta as manobras e completa a onda até a beira. Nesse momento você se empolga e decide surfar e é nessa hora que estar com o equipamento certo é fator decisivo entre uma experiência frustrada ou de sucesso.

Foi pensando nesses tipos de mar que a DHD lançou a 3DX, uma prancha com o compromisso de entregar mais ondas por sessão e mais diversão nas marolas. Ela tem um excelente poder de remada, é muito veloz e passa as partes flat das ondas sem dificuldades, fazendo o surfista fluir com facilidade do início ao fim. Logo você entenderá como ela faz isso quando falarmos sobre as características do seu shape.

Outline e Bordas

dhd 3dx

O outline da DHD 3DX foi todo pensado para facilitar o surf em ondas pequenas. Suas medidas de largura são avantajadas em todas as partes da prancha, salvo nas primeiras 8 polegadas do bico, onde se mantém com outline de prancha high performance. De forma geral ela tem mais área de bico, meio e rabeta e linhas de bordas mais paralelas. Isso faz com ela ande muito bem lateralmente, facilitando a prancha ganhar seções rápidas com muita velocidade.

Sua área de bico larga juntamente com suas bordas mais grossas e maior volume debaixo do peito oferecem um ótimo poder de remada. Isso se traduz em menos esforço do surfista tanto para entrar nas ondas quanto para voltar ao outside, assim como, e principalmente, entrega ao surfista mais ondas por sessão. Como sabemos que a maior parte do tempo que estamos no mar passamos deitados ou sentados na prancha, pegar mais ondas significa ter mais tempo em pé realmente surfando para aprimorar as manobras e sua técnica em geral. Outro fator importante do bico mais largo é que ele ajuda o surfista a completar manobras aéreas por exemplo.

dhd 3dx

Sua área de rabeta é também visivelmente mais larga que o normal. Isso oferece ótima sustentação sob o pé de trás do surfista, garantindo assim velocidade e fluidez nas partes mais fracas das ondas. Além disso, Darren manteve grossas as bordas da rabeta da 3DX, fazendo com ela tenha muito volume nesta área e fique bem fora d’água, permitindo assim um desempenho ainda melhor nas partes flat das ondas. De maneira geral suas bordas são mais cheias e arredondadas, deixando a prancha solta e fácil de surfar, atendendo bem desde iniciantes até os surfistas avançados.

Concave

O concave da DHD 3DX é bastante simples. Sua “irmã” feita para ondas médias, a 3DV, conta com um single to double to vee, ou seja, ela tem um vee bottom na saída da rabeta. No caso da 3DX, ela não tem esse vee. Seu fundo segue single moderado do bico até o meio da prancha, onde gradativamente muda para double concave. Ele segue entre as quilhas e se estende até o final da prancha. Essa configuração oferece boa sustentação sob o pé da frente e bastante controle e soltura sob o pé de trás, sendo uma prancha fácil de virar e muito maleável mesmo em partes mais cheias.

Rocker

Sua linha de rocker é muito similar à maioria das pranchas para marolas. A curva de entrada é suave e baixa, favorecendo ainda mais a remada e a velocidade logo após o drop. Sua curva no meio da prancha é estagiada, o que ajuda bastante a manter a velocidade em partes fracas das ondas. Com uma saída média/baixa entrega velocidade e fluidez nas ondas para as quais ela foi pensada.

Quilhas

DHD 3DX

A DHD 3DX vem com a configuração de 5 encaixes para quilhas. Isso quer dizer que ela pode ser surfada tanto como tri quanto como quadriquilha, da maneira que o surfista preferir. Se busca mais velocidade e fluidez, prefira utilizá-la com quatro quilhas. Caso esteja buscando por mais performance, manobras mais apertadas no pocket da onda e um surf mais vertical e agressivo, vá de tri.

No caso das triquilhas recomendamos modelos mais neutros, sem serem muito alongados nem muito retos. Eles irão funcionar bem em todo tipo de mar e possuem respostas bem previsíveis e seguras. Dessa forma, use as FCS do Kolohe Andino ou as Futures F6 Alpha.

Para quando for usar sua DHD 3DX com quatro quilhas indicamos o modelo Legacy F6 Quad da Futures e a DHD Quad da FCS.

Sensações

A DHD 3DX tem tudo a ver com mais volume, mais ondas e mais diversão. Ela foi projetada para colocá-lo nas ondas com facilidade e gerar velocidade e fluidez em condições mais fracas, ao mesmo tempo em que apresenta desempenho divertido e solto em todos os tipos de ondas entre 1 e 4 pés.

Amigável para todos os níveis de surfistas, recomende a DHD 3DX para seus amigos que estão buscando por uma prancha com estas características e experimente-a você mesmo. Aqueles dias de frustração em mares pequenos estarão com os dias contados.


Deixe uma resposta

WhatsApp chat