Existe a Melhor Prancha Do Mundo?

Existe a Melhor Prancha Do Mundo?

Encontrar a melhor prancha é um desafio e tanto para os surfistas. Porém, há algumas marcas famosas que são consideradas as melhores, testadas por atletas da elite do surfe mundial.  

Como encontrar a melhor prancha?

Encontrar a melhor prancha é algo relativo. Afinal, a escolha do equipamento de surf ideal para você vai depender de muitos fatores, como peso, estatura, tipo de onda que pretende surfar, nível de experiência, entre outros.

Porém, em uma visão geral, há algumas marcas que podem ser consideradas as melhores. Há alguns nomes que sempre estão entre os maiores do Circuito Mundial de Surfe.

Além disso, hoje em dia existe um projeto chamado Stab in the Dark, organizado pela revista australiana Stab. Nele, surfistas da elite são convidados para testar pranchas às cegas, ou seja, sem saber qual é a marca e quem é o shaper. Ao final do teste, eles precisam elencar quais foram as melhores.

Projeto Stab in the Dark

No desafio, alguns dos melhores fabricantes são convidados a fazerem as pranchas sem marcas aparentes e nada que as identifique. A Stab passa apenas algumas características do surfista eleito para experimentar os equipamentos, como altura, peso e o tamanho que as pranchas devem ter.

Depois, o surfista cai no mar para testar cada uma e eleger a campeã. Dane Reynolds, Jordy Smith, Julian Wilson e Mick Fanning já participaram.

A edição de 2019 foi com o australiano recém-aposentado da WSL. Fanning testou 11 pranchas em EPS/Epoxi e as eleitas foram: Al Merrick, Pukas e DHD. Porém, ele desconsiderou a DHD, pois conseguiu reconhecê-la já que é a marca que costuma usar em seus mais de 20 anos de surf.

Sobre a Pukas, Mick alegou sentir um bom drive e ser ótima para manobrar. Já a Al Merrick, modelo FEVER (com a tecnologia Spine-Tek) marca já usada por Kelly Slater, Tom Curren e Adriano de Sousa classificou como uma prancha para todo tipo de onda, sendo um equipamento rápido, com bastante drive, boa para manobras, tubos e com encaixe perfeito no pocket (parte mais íngreme da onda).

Em anos anteriores, Julian Wilson elencou a DHD, por Darren Handley, como a campeã, elegendo a melhor prancha para surfar de front side sendo ela muito veloz, solta e com resposta rápida. A marca já foi usada por nomes como Jack Freestone, Matt Wilkinson, Isabella Nichols e Steph Gilmore.

Pranchas usadas pelos surfistas da elite

Há algumas marcas que aparecem no quiver de muitos surfistas profissionais, como as já citadas anteriormente no projeto da Stab Magazine.

Porém, outros nomes, como Sharp Eye e Cabianca, usadas pelos dois maiores surfistas brasileiros da atualidade (Filipe Toledo e Gabriel Medina), também aparecem no ranking.

Medina utiliza equipamentos do shaper Johnny Cabianca que oferecem bastante velocidade. Enquanto Filipe Toledo é um adepto da Sharp Eye, desenvolvida pelo shaper Marcio Zouvi, radicado na Califórnia.

Quer saber onde encontrar essas marcas? E que tal surfar com a prancha eleita como a melhor pelo Mick Fanning? No Prancha Nova é possível achar as melhores. Encontre a sua!

Deixe um comentário