3 Manobras De Surf Que Você Precisa Testar

Manobras De Surf Que Você Precisa Testar

São diversas as manobras de surf, mas todas têm fatores em comum para a execução perfeita: identificar a melhor sessão, posicionar o corpo corretamente e direcionar o olhar para os pontos certos.

Quais são as manobras no surf?

Manobras radicais, progressivas, funcionais há várias opções para testar no seu surf e aprimorar sua técnica. Algumas delas são:

  • rasgada;
  • batida;
  • cavada;
  • cutback;
  • layback;
  • floater;
  • tubo;
  • 360º;
  • aéreo;
  • entre outras.

Dicas para executar algumas manobras de surf

Separamos algumas dicas para que você possa melhorar suas manobras de surf. Lembre-se que é necessário ter paciência e praticar muito para chegar o mais próximo da perfeição. 

Então, preste atenção no que temos para você:

Cutback

Manobras de surf — cutback

O cutback é aquela curva de 180º graus na parte média da onda, seguindo de outra curva também de 180º já na zona de ruptura. Essa manobra é mais funcional, usada para o surfista se reposicionar na parte de maior energia da onda. 

Ela funciona em ondas mais cheias e te ajuda a manter a velocidade para as próximas manobras. Você vai praticamente desenhar um oito na onda, mudando de direção e batendo na espuma. 

Dicas para dar cutback no surf

É preciso ter uma boa noção de tempo e espaço, para não fazer os movimentos muito abertos ou curtos e perder a área de manobra.

Tubo

A mais nobre das manobras e também uma das mais difíceis. Conseguir entubar é o sonho da maioria dos surfistas. Para sua realização, é necessário ter muito controle da velocidade, equilíbrio e trajetória. O posicionamento também é fundamental, assim como a percepção da onda. 

Manobras de surf — tubo

Para a entrada do tubo, é preciso ter o tempo perfeito. Caso você acelere demais, a onda fica para trás. Já se demorar muito, pode ser engolido por ela. Para ajudar no posicionamento, você pode desacelerar usando a pressão no pé de trás ou colocando a mão na parede da onda. Já para acelerar, alivie o peso no pé de trás e use o impulso do seu corpo. 

Quando estiver lá dentro, contraia o corpo e deixe a borda da prancha o mais próximo possível da parede da onda. Você deve ficar coberto por interno e desaparecer. 

Dicas para pegar um tubo no surf

Para preparar a saída pela porta da frente e completar o tubo, direcione o olhar na crista e a prancha levemente apontada para a base da onda. Para frontside, coloque a pressão na ponta do pé, para backside, no tornozelo e calcanhar. 

Aéreo

O aéreo é uma manobra com variações, alta dificuldade e para surfistas mais experientes. Tem três momentos distintos: a decolagem, o voo e o pouso. 

O segredo para começar é identificar o ponto de decolagem na crista e deixar o olhar fixo nele. Seus olhos e movimentos do corpo vão te guiar na onda. Tenha uma boa velocidade para conseguir chegar no lip e impulsionar seu corpo. A distância também é importante, pois você precisa de espaço para imprimir essa velocidade.

O time, mais uma vez, é essencial espere a parede levantar e chegue antes que a sessão exploda. Quanto mais compressão no bottom turn, mais alto você irá voar. 

Manobras de surf — aéreo

Para impulsionar sua decolagem, use pressão no pé de trás, e o da frente servirá como um guia para a prancha durante a rotação, ajudando a voltar na direção da onda e restabelecer o equilíbrio. 

Durante o voo, comprima o corpo e levante os braços para tirar um pouco do peso em cima da prancha. O pé de trás deve escorregar um pouco para frente, já preparando para a aterrissagem. 

Dicas para dar aéreo no surf

Para o pouso, use o olhar novamente. Assim que atingir o lip, escorregue levemente o pé da frente na direção do bico da prancha. Fixe na área que vai pousar não escolha a parte baixa e lisa da onda, pois dará errado. A aterrissagem deve ser feita no ponto macio, naquela espuma recém-formada. Isso ajudará a amortecer a descida. 

Não se esqueça de estender as pernas e dobrar os joelhos para absorver o choque.

Neste vídeo do Jordy Smith é possível visualizar essas e outras manobras de surf.

Está esperando o quê? Pegue já sua prancha mágica e caia na água para testar o que aprendeu hoje. Leia mais artigos no blog do Prancha Nova. 

Deixe um comentário