fbpx

7 Modelos De Pranchas Para Voltar a Surfar

7 Modelos De Pranchas Para Voltar a Surfar

Se você está decidido a voltar a surfar, chegou a hora de escolher sua prancha nova. Hoje iremos apresentar 7 modelos ideais de pranchas para seu retorno ao surf.

Você pode até estar pensando, “mas existem pranchas específicas para voltar a surfar?”. Bem, podemos dizer que sim. Por causa do longo tempo longe do mar, normalmente perdemos o condicionamento físico ideal e enfrentamos dificuldades para surfar. A remada não é mais a mesma, a resistência muito menos. Sendo assim, é necessária uma prancha que tenha boa flutuação e principalmente poder de remada para ajudar o surfista neste retorno ao esporte.

Conhecimento

Se aquele surfista que está retornando ao surf percebe que sua prancha antiga já não entrega o desempenho ideal, é primordial que ele identifique isso o mais breve possível. Ás vezes pensamos que estamos com dificuldades de voltar apenas por causa do lapso temporal longe das ondas, mas geralmente este é apenas um dos fatores. O fator equipamento é o outro, igualmente importante.

Por mais que haja muita informação na internet hoje em dia, uma excelente sugestão é que você converse com um especialista que realmente entende do assunto. O Prancha Nova atende diariamente surfistas dos mais variados perfis, seja via chat ou redes sociais. As dúvidas por muitas vezes se repetem, o que é bastante compreensível. De qualquer forma, nossos consultores sabem da importância de um atendimento personalizado para cada cliente, pois cada pessoa possui necessidades diferentes.

Atualmente existem centenas de modelos de pranchas diferentes. Entretanto, alguns deles carregam atributos similares, os quais são essenciais na performance de alguém que está retomando a prática do surf depois de um longo tempo fora do mar.

Atributos

Como já dissemos anteriormente, o aumento do poder de remada é um dos fatores mais importantes para quem está retornando. Mas afinal, quais atributos uma prancha precisa ter para entregar boa remada?

Geralmente as pranchas com estas características carregam mais volume do que o tradicional, principalmente na área próxima ao bico, com medidas mais largas na parte superior. Com mais área de bico, a prancha entra mais facilmente nas ondas, permitindo que o surfista pegue mais ondas cada vez que entra no mar. A curva de rocker mais baixa no bico complementa este aumento no poder de remada, fazendo com que o surfista se sinta mais confortável, sentindo que a remada está rendendo.

A estabilidade da prancha é outro fator importante, quanto mais estável e segura, melhor. Quanto mais área de rabeta, mais sustentação a prancha terá na parte traseira. Sem dúvida, isso ajuda demais a prancha a não afundar e travar no momento em que o surfista se coloca em pé.

Diferentemente das pranchas para iniciantes, o fatores habilidade e experiência são de suma importância para diferenciarmos os surfistas que estão retornando ao esporte. Alguns são excelentes surfistas, que apenas estão fora de ritmo ou de forma. Outros são intermediários, enquanto alguns ainda são mais iniciantes. Neste caso, mais do que nunca é essencial estar em contato com especialistas. Eles sem dúvida terão a competência para recomendar os modelos ideais de acordo com suas características pessoais, facilitando e muito sua volta ao surf.

7 Modelos

Foi pensando nestes surfistas não tão assíduos nas ondas que resolvemos escrever esse artigo apresentando alguns modelos de pranchas ideais. Certamente surgirão dúvidas enquanto você lê sobre as pranchas, e a melhor forma de saná-las é conversando com nossa equipe de consultores especializados.

Pró Ilha Evolution  – Iniciantes/Intermediários

Fabricada pela tradicional marca de pranchas Pró Ilha, a Pro Ilha Evolution é um modelo perfeito para quem busca uma prancha com mais poder de remada e que seja confortável na hora de pegar as ondas. Como não poderia ser diferente, ela tem dimensões mais largas, com mais volume, porém apresenta boa performance para manobras, desempenhando muito bem em diferentes situações, é o que chamamos de mamão com açúcar, uma prancha que não requer esforço do surfista. É só surfar e curtir a vida!

Cabianca Go To Guy – Intermediários

O verão não precisa ser tedioso para o surf. Quando se trata de desfrutar mesmo das ondas pequenas e sem força do verão, a Go To Guy vai te mostrar como aproveitar. O segredo dessa prancha superdivertida é como combinamos muito volume e largura com as bordas características de performance, rocker sutil e um single concave ao longo dela, tornando uma prancha fácil de conduzir, e também que proporciona um surf progressivo.

Bastante volume e largura, com bordas de performance, pouco rocker e single concave são as características que tornam essa prancha muito boa para dias mais calmos no verão, fácil de conduzir e que também proporciona um surf progressivo.

Lost RNF 96 – Intermediários

A Lost RNF 96 é uma prancha fish inspirada nos designs que Matt Biolos, vulgo Mayhem, produzia em meados da década de 90. Essa fish, diferente das outras, tem uma rabeta muito parecida com pranchinhas de alta performance, o que permite mais controle quando surfada com o pé de trás.

O rocker, o concave e as outras curvas da prancha são fiéis aos modelos fish tradicionais, o que gera muita sustentação e projeção durante o surf.
Como resultado, essa prancha entrega fluidez e performance em um amplo leque de condições, desde o meio metrinho até o metro e meio, e pode ser surfada por surfistas de todos os níveis.

Al Merrick G Skate – Intermediários/Avançados

O modelo Al Merrick G Skate foi projetado para inspirar a energia positiva dos irmãos Gudauskas, pura boa vibra. Este design é veloz, com feeling de skate e muita responsividade, traz uma rabeta swallow híbrida.

Nasceu da colaboração entre Britt Merrick e os três irmãos Gudauskas Dane, Pat e Tanner. O objetivo foi criar algo inovador que funcionasse em ondas boas, mas que permitisse as respostas rápidas de um skate em condições menos favoráveis.

O G Skate acelera rápido graças a um suave single to double concave, baixa entrada de rocker, ponto médio adiantado e suas bordas modernas, oferecendo o controle e precisão que você sonhou numa prancha.

Esta empolgante colaboração também trouxe no fundo uma nova dupla Merrick/Gudauskas 2 + 1 Fins para o G Skate, além das quilhas AMT, que já foram confirmadas como uma excelente opção para o modelo. A ideia foi transferir à prancha uma sensação de surf mais solto como uma twin, com o controle de uma triquilha. Para os que preferem surfar com triquilha, usar seu jogo de trusters favoritas vai servir perfeitamente.

Sharp Eye Modern 2.5 – Intermediários/Avançados

Este projeto tem o mesmo rocker e mesma distribuição de espessura que a Modern 2. Mudamos o contorno da rabeta para Pin Tail com wing e com um concave “bonzer” duplo acima das quilhas.

A Modern 2.5 foi feita para ser usada tanto como tri-quilha como quadri-quilha. A ideia sobre essas mudanças foi para manter os excelentes recursos de remada e velocidade da Modern 2 em ondas pequenas e médias e para ter mais drive e melhorar as manobras. A Modern 2.5 pode ser a sua prancha do dia-a-dia para a maioria dos dias de verão.

Chilli Popper – Intermediários/Avançados

A Chilli Popper  é a mais nova criação do James Chael, shaper da Chilli. Ele teve a intenção de criar uma prancha híbrida mais versátil, mais acolhedora e fácil de surfar (ou 2+1). Inspirada em um design que o James fez para seu uso, o nome veio da junção de Pepper e Summer (pimenta e verão), que sugere “apimentar seu verão”.

Perfeita para surfistas amadores e em evolução que procuram uma prancha shortboard e para aqueles mais experientes que buscam conforto, a Popper proporciona uma boa remada e entrada na onda, estabilidade e velocidade!

Al Merrick Rocket Wide – Intermediários/Avançados

Analisando pranchas Al merrick rocket wide

A Rocket Wide oferece transições muito seguras e rápidas entre as manobras. Ela é uma prancha fácil de surfar, um modelo considerado híbrido, mais curto, mais largo e bem equilibrado. Dessa forma, funcionará em qualquer condição de ondas entre meio metrinho e um metro. Segundo alguns de nossos clientes, apesar de ela ter sido projetada para ondas fracas e pequenas, a prancha se mostrou muito efetiva em condições de ondas boas entre meio e um metro. Para saber ainda mais sobre ela, leia nosso artigo de análise específica da Rocket Wide.

Se você se identificou com algum desses modelos, clique no link em azul para saber ainda mais sobre ela. Além destes, oferecemos diversos outros modelos com características similares. Temos certeza de que, com algum deles, poderemos atender às suas necessidades e te fazer voltar pra água ainda mais empolgado e preparado.

 

Deixe uma resposta