fbpx

7 Modelos De Pranchas Para Voltar a Surfar

7 Modelos De Pranchas Para Voltar a Surfar

Se você está decidido a voltar a surfar, chegou a hora de escolher sua prancha nova. Hoje iremos apresentar 7 modelos ideais de pranchas para seu retorno ao surf.

Você pode até estar pensando, “mas existem pranchas específicas para voltar a surfar?”. Bem, podemos dizer que sim. Por causa do longo tempo longe do mar, normalmente perdemos o condicionamento físico ideal e enfrentamos dificuldades para surfar. A remada não é mais a mesma, a resistência muito menos. Sendo assim, é necessária uma prancha que tenha boa flutuação e principalmente poder de remada para ajudar o surfista neste retorno ao esporte.

Conhecimento

Se aquele surfista que está retornando ao surf percebe que sua prancha antiga já não entrega o desempenho ideal, é primordial que ele identifique isso o mais breve possível. Ás vezes pensamos que estamos com dificuldades de voltar apenas por causa do lapso temporal longe das ondas, mas geralmente este é apenas um dos fatores. O fator equipamento é o outro, igualmente importante.

Por mais que haja muita informação na internet hoje em dia, uma excelente sugestão é que você converse com um especialista que realmente entende do assunto. O Prancha Nova atende diariamente surfistas dos mais variados perfis, seja via chat ou redes sociais. As dúvidas por muitas vezes se repetem, o que é bastante compreensível. De qualquer forma, nossos consultores sabem da importância de um atendimento personalizado para cada cliente, pois cada pessoa possui necessidades diferentes.

Atualmente existem centenas de modelos de pranchas diferentes. Entretanto, alguns deles carregam atributos similares, os quais são essenciais na performance de alguém que está retomando a prática do surf depois de um longo tempo fora do mar.

Atributos

Como já dissemos anteriormente, o aumento do poder de remada é um dos fatores mais importantes para quem está retornando. Mas afinal, quais atributos uma prancha precisa ter para entregar boa remada?

Geralmente as pranchas com estas características carregam mais volume do que o tradicional, principalmente na área próxima ao bico, com medidas mais largas na parte superior. Com mais área de bico, a prancha entra mais facilmente nas ondas, permitindo que o surfista pegue mais ondas cada vez que entra no mar. A curva de rocker mais baixa no bico complementa este aumento no poder de remada, fazendo com que o surfista se sinta mais confortável, sentindo que a remada está rendendo.

A estabilidade da prancha é outro fator importante, quanto mais estável e segura, melhor. Quanto mais área de rabeta, mais sustentação a prancha terá na parte traseira. Sem dúvida, isso ajuda demais a prancha a não afundar e travar no momento em que o surfista se coloca em pé.

Diferentemente das pranchas para iniciantes, o fatores habilidade e experiência são de suma importância para diferenciarmos os surfistas que estão retornando ao esporte. Alguns são excelentes surfistas, que apenas estão fora de ritmo ou de forma. Outros são intermediários, enquanto alguns ainda são mais iniciantes. Neste caso, mais do que nunca é essencial estar em contato com especialistas. Eles sem dúvida terão a competência para recomendar os modelos ideais de acordo com suas características pessoais, facilitando e muito sua volta ao surf.

7 Modelos

Foi pensando nestes surfistas não tão assíduos nas ondas que resolvemos escrever esse artigo apresentando alguns modelos de pranchas ideais. Certamente surgirão dúvidas enquanto você lê sobre as pranchas, e a melhor forma de saná-las é conversando com nossa equipe de consultores especializados.

Tropical Brasil Comfort – Iniciantes/Intermediários

voltar a surfar

Fabricada pela tradicional marca de pranchas Tropical Brasil, a Comfort é um modelo perfeito para quem busca uma prancha com mais poder de remada e que seja confortável na hora de pegar as ondas. Como não poderia ser diferente, a Comfort tem dimensões mais largas, com mais volume, porém apresenta boa performance para manobras, desempenhando muito bem em diferentes situações.

Snapy Royal – Intermediários

voltar a surfar

Esta é uma prancha no estilo retrô, mas com linhas modernas. A Royal foi inspirada nas clássicas biquilhas, porém com design moderno, linhas arrojadas, rápida e super divertida. Ela é perfeita para aqueles que não querem usar pranchas muito grandes ou mesmo para os que procuram desenvolver seu surf com uma prancha um pouco mais arisca e responsiva.

Lost The Lazy Toy – Intermediários

A The Lazy Toy é uma prancha excelente para os dias pequenos. Suas medidas avantajadas oferecem muita flutuação e estabilidade. Com um excelente poder de remada, ela será capaz de te colocar em praticamente qualquer onda que você quiser pegar. A Lazy Toy serve muito bem para quem pretende usar a prancha por um período longo de tempo, visto que ela oferece evolução constante. Quando usada com mais técnica, pisando mais com o pé de trás, ela se torna muito responsiva e manobrável.

Al Merrick Average Joe – Intermediários

Os surfistas muitas vezes querem uma prancha simples, divertida e fácil de surfar. Esta prancha é a Average Joe. Com um fundo single concave em quase todo o fundo, mudando para vee no final da rabeta, é um modelo veloz e muito manobrável. Com bordas mais altas, esta prancha tem mais volume em um tamanho menor. Aumenta o número de ondas surfadas e passa bem as seções das ondas mais cheias e fracas.

Al Merrick Ultra Joe – Intermediários/Avançados

voltar a surfar

Em 2019, após rodadas de comentários de clientes e testes da equipe, a Al Merrick planejou uma versão mais enxuta e otimizada da Average Joe: a Ultra Joe. Este modelo possui bordas médias mais suaves, uma rabeta squash com double-bump, uma área de bico mais estreita e um rocker de saída com mais curva. O resultado é uma prancha que proporciona um avanço progressivo para os surfistas, entregando bastante diversão e manobrabilidade.

Lost Puddle Jumper HP- Intermediários/Avançados

A Puddle Jumper HP é uma versão menor e mais fina da Puddle Jumper. O novo contorno permite a PJHP surfar ainda mais como uma prancha normal – uma prancha muito divertida que é fácil de remar e surfar, mas ainda permite manobras mais radicais e rápidas do que todos os outros modelos de Puddle Jumper. É bonita, elegante e esconde seu volume significativo com linhas suaves. Se você já experimentou alguma prancha da série Puddle Jumper, este modelo vai te dar a oportunidade de elevar o seu surf a um novo patamar. Para assistir a uma análise em vídeo desta prancha, feita pelo especialista Noel Salas, clique aqui (em inglês).

Al Merrick Rocket Wide – Intermediários/Avançados

Analisando pranchas Al merrick rocket wide

A Rocket Wide oferece transições muito seguras e rápidas entre as manobras. Ela é uma prancha fácil de surfar, um modelo considerado híbrido, mais curto, mais largo e bem equilibrado. Dessa forma, funcionará em qualquer condição de ondas entre meio metrinho e um metro. Segundo alguns de nossos clientes, apesar de ela ter sido projetada para ondas fracas e pequenas, a prancha se mostrou muito efetiva em condições de ondas boas entre meio e um metro. Para saber ainda mais sobre ela, leia nosso artigo de análise específica da Rocket Wide.
Se você se identificou com algum desses modelos, clique no link em azul para saber ainda mais sobre ela. Além destes, oferecemos diversos outros modelos com características similares. Temos certeza de que, com algum deles, poderemos atender às suas necessidades e te fazer voltar pra água ainda mais empolgado e preparado.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat