8 Modelos De Pranchas Para Iniciantes

prancha surf iniciantes

8 Modelos De Pranchas Para Iniciantes

Nosso post de hoje é sobre pranchas de surf para iniciantes. Pensando sempre em nossos clientes e seguidores que estão começando no surf, hoje falaremos sobre 8 modelos ideais para os surfistas iniciantes.

Sem dúvida, muitos de vocês já ouviram diversas opiniões diferentes quando o assunto é prancha de surf para iniciantes, não é mesmo? Pois bem, isso se explica pelo fato de que as pessoas geralmente tiveram experiências bastante distintas quando estavam começando no surf. Como para a maioria delas suas experiências pessoais foram suficientes e satisfatórias, elas normalmente indicam o mesmo caminho que traçaram para os que hoje estão iniciando.

É bastante compreensível, afinal, tem muita gente que aprendeu do jeito que deu pra aprender e hoje são excelentes surfistas. No entanto, sempre ficará uma pergunta no ar: “e se tivesse havido alguma atitude diferente no início, será que a curva de aprendizado teria sido também diferente?” Nunca saberemos ao certo esta resposta, mas podemos dizer que provavelmente sim, afinal, atitudes diferentes geram resultados diferentes. Importante lembrar, como sempre dizemos aqui, que o melhor é procurar auxílio e orientação de pessoas especializadas, tanto treinadores de surf quanto consultores de pranchas.

Perguntas Frequentes

Aqui no Prancha Nova, nossa equipe é abordada diariamente por diversos surfistas dos mais variados níveis de surf e experiência através de nosso chat e redes sociais. Estes contatos partem desde aqueles que sonham em ter sua primeira prancha, até alguns atletas profissionais com os quais trocamos conhecimento e informações. Inegavelmente, grande parte dos contatos são de pessoas que estão começando a surfar, e uma dúvida bastante frequente é sobre qual seria a prancha de surf ideal para iniciantes.

Foi pensando nisso que resolvemos escrever esse artigo apresentando alguns modelos de pranchas ideais para iniciantes. Mas antes de tudo, é sempre importante frisar o nossa disponibilidade de contato através do chat, no canto direito inferior da sua tela. Certamente surgirão dúvidas enquanto você lê sobre as pranchas, e a melhor forma de saná-las é conversando com nossa equipe de consultores especializados.

Características

prancha surf para iniciantes

Apesar de haver muitos modelos de pranchas recomendados para o surfista iniciante, certamente eles carregam algumas características em comum. Estas características são de suma importância para quem está começando. De fato, elas irão entregar elementos essenciais na performance de alguém que ainda carece de experiência e habilidade na hora de pegar suas primeiras ondas. É como se fossem as rodinhas laterais de uma bicicleta por exemplo. Os shapers sabem exatamente quais são as características principais que uma prancha de surf para iniciantes deve ter, assim, eles desenvolvem modelos que poderão ajudá-lo e muito a acelerar sua curva de aprendizado e evolução no esporte.

Geralmente as pranchas para iniciantes carregam mais volume do que o tradicional, e existe um motivo para isso. Com mais volume, a prancha fornece mais flutuação e, consequentemente, mais estabilidade. Inegavelmente, quanto maior a estabilidade, maior a facilidade de o surfista conseguir subir na prancha e se manter em pé por mais tempo. Outro fator em comum é o fato de as pranchas para iniciantes normalmente terem o bico mais largo ou arredondado que uma prancha de alta performance. Com mais área de bico, a prancha entra mais fácil nas ondas, o que é uma excelente característica para aqueles que estão começando.

Além do bico mais largo, a rabeta também geralmente é mais larga que o normal. Quanto mais área de rabeta, mais sustentação a prancha terá na parte traseira. Sem dúvida, isso ajuda demais a prancha a não afundar e travar no momento em que o surfista se coloca em pé. Outras características comuns à maioria destas pranchas são a curvatura (rocker) baixa tanto de bico quanto de rabeta e também as bordas mais grossas que o normal.

Attack

Prancha criada pensando exatamente nos iniciantes. A Attack foi feita para que tivesse uma ótima remada e que ao mesmo tempo fosse super estável. Seu design facilita a entrada nas ondas e mantém o surfista com boa estabilidade na hora de ficar de pé na prancha, proporcionando uma evolução rápida no surf. Prancha fabricada em EPS com resina Epóxi, com fibras de reforço, essa prancha tem a durabilidade e o desempenho ideais para os principiantes.

Concept Factor X

prancha surf iniciantes

Este modelo tem dimensões bem amplas, que facilitam o aprendizado do iniciante. No entanto, a Factor X também tem algumas características de performance das pranchinhas, desempenhando bem em diferentes condições de onda. Isso ajudará muito na evolução do surfista, depois de passada a fase de aprendizado.

Tropical Brasil Comfort

Fabricada pela tradicional marca de pranchas Tropical Brasil, a Comfort é um modelo tanto para iniciantes quanto para surfistas mais pesados. Perfeita para quem busca uma prancha com mais poder de remada e que seja confortável na hora de pegar as ondas. Como não poderia ser diferente, a Comfort tem dimensões mais largas, com mais volume, porém apresenta boa performance para manobras, desempenhando muito bem em diferentes situações.

Snapy Luna

prancha surf para iniciantes

Este modelo tem uma origem bastante curiosa. Ela surgiu de uma 5’11 que foi cortada e teve seu bico retrabalhado até que se tornar uma 5’2″, bem solta e divertida nas ondinhas do verão para aqueles surfistas mais experientes. Entretanto, como a Luna tem mais área de bico e um outline mais largo no geral, pode ser usada por iniciantes no seu tamanho normal, como por exemplo uma 6’0″, que carrega surpreendentes 39,2 litros e muita estabilidade.

Snapy Royal

Esta é uma prancha retrô, mas com linhas mais modernas. A Royal foi inspirada nas clássicas biquilhas, porém com design moderno, linhas arrojadas, rápida e super divertida. Ela é perfeita para aqueles que não querem usar pranchas muito grandes para iniciar ou mesmo para os que já estão em um estágio acima dos aprendizes e querem desenvolver seu surf com uma prancha um pouco mais arisca e responsiva.

Superbrand Fling

A Fling é na mesma linha da Luna. Outra pranchinha mais moderna, que serve como alta performance em pequenas ondas para os mais experientes. Todavia, se usada num tamanho normal, como uma 5’10” por exemplo, entrega muita estabilidade e segurança para o surfista iniciante. Ela apresenta muita fluidez e seu outline se assemelha a pranchas fish, além de ter pouco rocker, facilitando a remada e a entrada nas ondas.

Lost Puddle Jumper

Uma das principais marcas de pranchas de surf do mundo, a Lost tem diversos modelos que encaixam perfeitamente para o iniciante. Certamente a Puddle Jumper é uma delas. Ela promete o equilíbrio certo entre a ótima remada e a excelente velocidade em ondas  pequenas. Mais uma vez, se usada bem pequena pode ser muito divertida para os mais experientes. Quando usada maior, serve perfeitamente aos principiantes e é um modelo consagrado há muitos anos em todo o mundo.

Lost The Lazy Toy

A The Lazy Toy é uma prancha excelente para os dias pequenos. Suas medidas avantajadas oferecem muita flutuação e estabilidade. Este modelo foi inspirado nas pranchas dos anos 70, de Wayne Lynch e Michael Peterson. Com um poder de remada sensacional, ela vai te colocar em praticamente qualquer onda que você quiser. A Lazy Toy serve muito bem para quem pretende usar a prancha por um período loongo de tempo, visto que ela oferece evolução para os níveis inicias do surf de forma progressiva. Quando usada com mais técnica, pisando mais atrás da prancha, ela se torna muito responsiva e manobrável.

Agora é com você. Acesse nosso site e confira essas e outras pranchas que irão fazer a sua cabeça e te colocar de vez no mundo do surf. Divirta-se!

 

 

 

Deixe um comentário