fbpx

Pyzel Phantom: Analisando Pranchas

Pyzel Phantom: Analisando Pranchas –

Chegou a hora da Pyzel Phantom aqui em nossa série Analisando Pranchas. É mais um modelo do premiado shaper havaiano Jon Pyzel, e neste artigo você poderá conhecer melhor todos os atributos deste que é um dos modelos de maior sucesso da marca.

Família Ghost

pyzel phantom

Falamos sobre a “Família Ghost” em outros artigos anteriormente, como foi no caso da The Ghost e da The Shadow Ambas são pranchas também fabricadas pela Pyzel, cada uma delas pensada para condições de ondas distintas. No caso da Phantom não é diferente. Ela faz parte da quadra de modelos que inclui também a Gremlin, além das duas acima mencionadas.

Todas elas foram baseadas no mesmo chassis, o da The Ghost. Ela foi o primeiro dos quatro modelos a ser lançado, e através de muito trabalho de desenvolvimento constante através de feedbacks dos atletas e clientes, os outros modelos foram surgindo de acordo com demanda por pranchas que funcionassem bem em mares diferentes daqueles em que a Ghost se destacava.

No vídeo abaixo o shaper Jon Pyzel fala um pouco em como ela foi criada (em inglês):

Ideal Para Ondas Pequenas

pyzel phantom

Apesar do enorme sucesso da The Ghost entre surfistas profissionais e amadores, um ponto fraco dela que era constantemente mencionado dizia respeito a sua performance pouco satisfatória em ondas pequenas, abaixo dos 4 pés. Foi então que o shaper havaiano resolveu criar um modelo que mantivesse algumas das características mais marcantes da Ghost, mas que desempenhasse bem principalmente em ondas entre 2 e 4 pés.

De fato, foi exatamente isso que ele fez quando desenvolveu a Pyzel Phantom. Jon colocou no chassis da Ghost alguns elementos que oferecem excelente desempenho em ondas menores. Ele alargou o outline de forma geral, principalmente a rabeta, e modificou algumas outras características que vamos detalhar mais adiante.

Outline E Bordas

pyzel phantom

Conforme mencionamos acima, o outline todo da Phantom é mais largo que o da Ghost. Na verdade o próprio shaper a considera como se fosse uma Ghost achatada, mais larga e mais grossa. Com mais área de bico e a parte mais larga um pouco à frente do meio, a Pyzel Phantom entrega um excelente poder de remada. Além disso, ela mantém a velocidade e a projeção lateral com facilidade, proporcionando ótima performance em partes sem força das ondas. A Phantom também conta com uma rabeta mais larga, isso entrega muita velocidade e sustentação no pé de trás, facilitando com que ela navegue com fluidez.

Suas bordas são um pouco mais altas que as de outros modelos de alta performance da marca, principalmente na região do bico e meio. Estas características permitem que ela fique um pouco mais fora d’água, flutuando bem em seções mortas das ondas e permitindo curvas fluidas em partes cheias. Além disso, esse tipo de borda também ajuda aos surfistas menos habilidosos a concertarem eventuais erros nas manobras sem enterrar completamente as bordas. Contudo, para não perder a performance, a Pyzel Phantom conta com bordas baixas e refinadas no último quinto da prancha, da frente das quilhas até a rabeta. Este tipo de borda no final da prancha permite que ela se engaje melhor com a água, sendo mais sensível aos comando do surfista, oferecendo drive e respostas seguras.

Rocker

O rocker da Pyzel Phantom se mantém o mesmo da Ghost. Ambas têm um rocker de entrada baixo, o que entrega ótima remada e muita velocidade logo após o drop. Seu rocker é contínuo pelo meio da prancha e termina com uma saída média/alta que permite ao surfista pisar forte com o pé de trás e colocar a prancha de forma mais vertical nas partes críticas da onda, além de favorecer as trocas de direção.

Da mesma forma como acontece com a The Shadow, a Phantom teve seu single concave aprofundado (vamos falar mais adiante) na região entre os pés do surfista,o que criou uma espécie de rocker estagiado no centro da prancha (flat spot). Isso faz com que a prancha mantenha a velocidade em partes flats da ondas, mas preserva a curva contínua de rocker nas bordas, mantendo assim a prancha solta no pé da frente sem perder tração.

Concave

As configurações de concave da Phantom são muito similares às da Shadow. Começa com um single suave próximo ao bico que vai se aprofundando pelo meio da prancha, sendo bem acentuado entre as bases. Como mencionamos acima, este concave foi aprofundado na região central, gerando maior  velocidade e sustentação. Jon Pyzel também inseriu um double concave dentro do single entre as quilhas. Isso faz com que a prancha seja mais responsiva e manobrável. Para finalizar, há um suave vee depois da quilha central na saída da rabeta, fazendo com que a Pyzel Phantom seja muito boa nas trocas de borda, gerando curvas fluidas, ágeis e facilitando as inversões de direção da prancha.

Quilhas

pyzel phantom

Por ser uma prancha ideal para um sem número de condições de ondas entre 2 e 4 pés, prefira quilhas neutras. Modelos mais equilibrados e com performances previsíveis, que funcionem bem em ondas de todos os tipos. Sendo assim, nossas indicações para quem é adepto das FCS são os modelos Performer e Kolohe Andino. Já para os fãs das Futures, recomendamos os modelos F6 Legacy e a John John Alpha.

Sensações

pyzel phantom

A Pyzel Phantom pode ser usada por surfistas de diversas habilidades diferentes, o que vai variar mesmo é o tamanho e o volume da prancha. Por exemplo, um surfista avançado de 70kg deve pensar um usar uma Phantom entre 5’6″ e 5’8″, dependendo de sua altura, tipo de onda que surfa e estilo de surf. O volume padrão destes tamanhos varia entre 25,4 litros na 5’6″, 26,7 litros na 5’7″ e 27,3 litros na 5’8″. Surfistas intermediários e iniciantes/intermediários podem precisar adicionar um pouco de comprimento e alguns litros de volume para obter uma prancha diária mais confortável e tolerante.

Se você busca por uma prancha fácil de surfar, que lhe proporcionará diversão, boa remada, velocidade e manobrabilidade experimente a Phantom. Definitivamente ela é uma excelente prancha para uso nas condições de dia a dia. Garanta a sua entrando em contato com nossos consultores pelo WhatsApp, últimas unidades em estoque.


 

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat