JS Xero Gravity: Analisando Pranchas

JS Xero Gravity: Analisando Pranchas |

Hoje iremos analisar um modelo de prancha ideal para o surf do dia a dia no Brasil, a JS Xero Gravity. Esta famosa fábrica de pranchas australiana tem se consolidado como uma das melhores e mais confiáveis do mercado nos últimos 20 anos. Descubra por que!

A JS Industries, do shaper Jason Stevenson, tem feito pranchas de alta performance para alguns dos melhores surfistas do mundo há décadas. Atletas de ponta como o campeão mundial de 2012, Joel Parkinson, o super talentoso Julian Wilson e mais recentemente os brasileiros da elite mundial, Miguel e Samuel pupo, não poderiam estar mais certos e satisfeitos com seus foguetes. Suas performances e resultados nos campeonatos têm demonstrado que realmente estas pranchas entregam o que prometem.

Muito disso se deve ao fato de o shaper ter como parceiros de trabalho e desenvolvimento de novos modelos, atletas da altíssimo nível como os mencionados acima e muitos outros. É com o processo de criação e feedback que se aprimoram os novos modelos, com ajustes finos e detalhes que no fim fazem toda a diferença em como a prancha responde nas ondas.

Julian Wilson e Ryan Callinan

A JS lançou, em 2023, alguns modelos da família Xero (leia-se Zero). Assim como em outras fabricantes, estas famílias de modelos que levam o mesmo sobrenome, servem para organizar e orientar o quiver dos surfistas de modo a terem opções com características e performances parecidas em diferentes tipos e tamanhos de onda. Neste caso, temos a Xero Gravity, a Xero Fusion, a Sub Xero e a Xero Youth. Cada uma delas foi pensada em desenvolvida para ser o modelo ideal para certo tipo de mar, e hoje chegou o dia de detalharmos a Xero Gravity.

Outline e Bordas

Considerada uma prancha de alta performance para condições de mar do dia a dia, a Xero Gravity carrega um volume médio, ou seja, suas medidas são super equilibradas, com outline de prancha de alto desempenho, não sem nem pouco e nem muito volumosa. Por exemplo, uma 5’10” vai variar entre 27,8 e 28,6 litros, dependendo do peso e preferência do surfista. Para quem já conhece o modelo Monsta Box da JS, as medidas são bastante similares.

A Xero Gravity tem bordas médias e refinadas, na mesma linha da Monsta Box. Essas bordas baseadas em uma performance solta e manobrável permitem boa precisão quando a seção correta da onda levntar na frente do surfista. Ainda assim, suas bordas retêm volume suficiente para fluir sem enroscar em partes mexidas das ondas e também sem perder velocidade e momento nas partes mais cheias.

Rocker

Este modelo apresenta um rocker de entrada médio para baixo, o que combina um alto poder de remada e entrada nas ondas com facilidade para executar manobras de borda com precisão. Este tipo de rocker de bico só não é tão favorável para aquelas ondas super buraco, as quais pedem um rocker mais acentuado, para evitar embicadas e ajudar a prancha a encaixar melhor na curva íngreme da onda.

Ela é uma prancha com curva de rocker contínua, o que favorece o surf em ondas de melhor qualidade, com paredes em pé. Para finalizar, seu rocker de saída é médio, deixando a prancha super versátil para a maioria das condições de mar do dia a dia, combinando boa sustentação e manobrabilidade.

Concaves

A Xero Gravity tem uma configuração de concave um pouco mais profunda que a da Monsta Box. Sua combinação de single concave na parte da frente, passando para um double concave na região entre as quilhas e na rabeta, faz com que o fluxo d’água seja bem direcionado para a parte de trás da prancha, sendo depois dividido para ambos os lados da longarina, deixando a prancha bem maleável e responsiva, com ótima sustentação e geração de velocidade.

Baseado nos feedbacks e nas preferências de seus atletas de ponta, o shaper Jason optou por inserir seu conhecido “reverse concave” neste modelo, que nada mais é do que ter um concave mais profundo sob o pé da frente, ficando mais suave e raso nas extremidades em direção ao bico e à rabeta. Ele considera esta configuração como a que deixa a prancha mais rápida, criando o máximo fluxo d’água possível.

Quilhas

Para este modelo de prancha de alta performance, o surfista deve escolher o modelo de quilha o qual já está habituado e comumente utilizado em suas pranchas com características similares. Nossa escolha da casa nesse sentido será sempre o modelo AM2, tanto para quem usa Futures como para quem usa FCS, visto que é um jogo de quilhas super versátil, com ótimo drive e geração de velocidade, que não prende no final das manobras por ter uma ponta um pouco mais fina e também por ter a quilha do meio levemente menor que as das laterais.

Outros modelos que também consideramos interessantes são a FCS do próprio JS e a Futures Coffin Bros.

Considerações Finais

A JS Xero Gravity pode ser considerada uma prancha para o dia a dia e excelente opção para quem só quer ou só pode ter uma prancha. Certamente irá atender suas necessidades nas ondas do Brasil em mais de 80% dos dias. Super versátil e ideal para quem já tem um nível de habilidade intermediário, este modelo vem sendo um dos mais vendidos mundo afora pela JS. Sempre importante mencionar que você deve chamar nossos consultores para endender melhor suas necessidades e características, afim de chegar em uma combinação de medidas que seja ideal para seu surf e o que busca com essa nova prancha.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading