As principais coisas para saber antes de surfar pela primeira vez

Selecionamos as principais coisas para saber antes de surfar pela primeira vez. O surfe, antes de tudo é diversão, seguindo estas dicas você podera evitar erros bobos que atrasam seu aprendizado e podem causar lesões. Este é um artigo curto e direto, buscando trazer o básico do conhecimento inicial para entrar na água e começar a pegar onda. Assim sendo:

Natação

É um tanto óbvio, mas não custa lembrar. De forma alguma entre na água sem saber nadar. Aulas de natação podem ser ótimas aliadas ao condicionamento físico para surfar, busque uma piscina próxima para dar algumas braçadas. Com o mar não se brinca.homem nadando em piscina

Alongamento

Alongamento antes de tudo! Sabemos que a ansiedade de entrar na água é grande, mas não deixe de se preparar antes de entrar na água, é muito importante cuidar do seu corpo para que lesões não estraguem seu surfe. Alongue os principais conjuntos de músculos e não entre na água com corpo “frio”. surfista entrando no mar

 

Determinação

Foco no mar! Nunca entre na água com raiva ou quaisquer outros fatores que possam estragar o surfe. Este é um dos únicos esportes que permitem relaxar a cabeça, focar nos movimentos e natureza ao seu redor. Esteja pronto para levar alguns tombos (caldos) e não tenha medo de cair, da água você não passa. É você e o mar, nada mais.

surfista caindo no mar

Treino

Não sabe surfar? Aconselhamos que encontre um professor, assim poderá aprender o básico  como segurança, remar, dropar e se manter de pé. Evite surfar sem instrução no início, a prática fica ainda mais difícil quando não sabemos truques básicos como dar o ”peixinho” para furar as ondas sem esforço excessivo, assim muitas escolas de surfe já têm equipamento para iniciantes, seja muito paciênte e não estranhe se indicarem que use um capacete. Além disso, não se decepcione se boa parte de sua primeira aula for na areia mesmo, o instrutor faz isso pela sua segurança e entendimento. Mora longe do mar? Sem problemas, diversas academias espalhadas pelo país oferecem aulas de surfe em piscinas controladas.surfista sentado na areia da praia

Segurança

Nunca, repetimos, nunca entre no mar com praia vazia! Surfistas ao seu redor podem lhe ajudar caso se envolva em algum acidente ou tenha quaisquer imprevistos. Se o mar está mexido, não se atreva a entrar na água sem experiencia suficiente para surfar nesse tipo de situação. Não economize com equipamentos de baixa qualidade, é muito provável que perderá sua prancha caso um leash (cordinha) estoure enquanto surfa.surfistas no mar

 

Respeite os outros surfistas, no mar também existe etiqueta! Não custa nada interajir com o pessoal para criar novos amigos e ganhar algumas dicas de graça!

 

Conhecendo a Channel Islands e Al Merrick

Você provavelmente já ouviu falar do Al Merrick e da Channel Islands Surfboards, um dos melhores fabricantes de pranchas de surfe do mundo. Confira o post que fizemos contando um pouco da história dessa marca incrível!

Sediada em Santa Bárbara, no paraíso do surfe que é a Califórnia, a Channel Islands, fundada em 1969, se dedica ao desempenho e à qualidade através de trabalho duro, inovação e originalidade.

Leia mais!

Tipos de fundo: point, reef e beach break

Diferente da piscina de ondas do Kelly Slater, no mar quem manda é a natureza. Existem muitos aspectos que contribuem para a formação da onda. O fundo (tipos de break) é uma das principais características e é sobre os diferentes tipos que vamos escrever hoje.

Os nomes, conhecidos mundialmente em inglês, tentam ser auto-explicativos, mas nem sempre as diferenças ficam claras.

 

Leia mais!

Rabeta: entendendo os diferentes tipos

Você provavelmente já teve muitas dúvidas sobre qual rabeta é a ideal para o seu tipo de surfe e de onda, ou ainda não sabe as diferenças principais entre cada uma delas. Abaixo vamos explicar melhor essas variações para te ajudar a escolher a prancha que mais combina com o seu surfe!

 

Leia mais

Os 7 principais cuidados com a sua prancha de surfe

Confira abaixo as melhores formas de cuidar da sua prancha de surfe!

Você provavelmente já conhece algumas práticas sobre como cuidar da sua prancha, certo? Mesmo assim, resolvemos relembrar alguns cuidados e desvendar alguns mitos neste assunto! Afinal, um quiver de respeito é construído durante anos e devemos cuidar para mantê-lo pelo maior tempo possível.

Foto: Martin Spurway

Entenda abaixo o que você pode fazer para manter sua prancha em alta performance e bonitona como quando vocês trocaram os primeiros olhares! 😀

Leia mais!

Por dentro do Campeonato Mundial de Surf

Confira em detalhes como funciona a dinâmica do World Tour!

Recentemente, o número de fãs e adeptos do surf vem aumentando significativamente e um dos principais agentes da popularização do esporte é a WSL, a Liga Mundial de Surf, que é responsável por organizar o WT (World Tour), um circuito anual onde os surfistas do mais alto nível se enfrentam nas melhores e mais desafiadoras ondas com o objetivo de se tornar o(a) campeão mundial.  A competição é cheia de regras e o modo como é organizada pode deixar muita gente sem entender a dinâmica dos eventos. Para isso vamos esclarecer os principais agentes do circuito.

Leia mais!

Como funciona o Surf Ranch, a piscina de ondas perfeitas do Kelly Slater.

Entenda os detalhes da piscina de ondas que vem transformando o surf mundial.

Foto: WSL

 

Certamente você já ouviu falar da nova piscina de ondas criada pelo Kelly Slater na Califórnia. O Surf Ranch, como é chamado, vem mudando a forma de como vemos o surf. Mas qual será o impacto nos próximos anos desta nova tecnologia? Ela é capaz de substituir as competições que conhecemos hoje?

John-John surfando com sua Pyzel no Surf Ranch. Foto: WSL

 

Vamos explorar abaixo as principais informações sobre o projeto!

Leia mais!