fbpx

Pyzel Red Tiger: Analisando Pranchas

Pyzel Red Tiger: Analisando Pranchas⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De tempos em tempos surgem modelos que pranchas que instantaneamente caem nas graças dos surfistas profissionais e também amadores. Esse é o caso da Pyzel Red Tiger, nova prancha do dia a dia do havaiano John John Florence.

A Red Tiger é um modelo de prancha de alto desempenho desenhado pelo renomado shaper Jon Pyzel e produzido por sua marca de pranchas de surf, a Pyzel Surfboards. Ela é hoje a prancha mais usada pelo bicampeão mundial de surf, John John Florence.

A ideia deste modelo surgiu quando JJF começou a surfar com umas pranchas meio alternativas e diferentes das normais durante suas férias do circuito mundial. De longe, sua favorita era a White Tiger, uma prancha com rocker flat (reto), no tamanho 5’6″. Foi então que ele perguntou ao shaper Jon Pyzel se ele poderia transformar aquele modelo em algo de mais alta performance, para que ele pudesse usar nas ondas do tour quando as condições do mar estivessem menores, com ondas mais fracas, e foi assim que ela nasceu.

Além de John e outros competidores, a Red Tiger tem agradado e muito também a surfistas intermediários a avançados que desejam uma prancha que possa lidar com uma ampla gama de condições, desde pequenas ondas de beach break até reef breaks tubulares.

Outline e Bordas:


A Red Tiger possui um outline diferenciado, pois tem mais área de bico e rabeta. Ela é uma prancha ligeiramente mais larga, mas diferentemente de alguns modelos semelhantes a ela, seu ponto mais largo se encontra uma polegada para trás do meio da prancha, mantendo assim a ênfase do surf do meio para trás da prancha.

Sua rabeta squash larga ajuda a fazer com que a prancha tenha mais área na região, o que oferece sustentação e drive, além de uma boa plataforma para lançar aéreos. Suas bordas arredondadas e baixas ajudam a cravar a prancha nas cavadas e rasgadas. Por fim, ela conta com um falso wing moderado logo em frente às quilhas laterais, uma quebra de linha no outline, o que ajuda a gerar mais pivô para realizar arcos mais curtos e fechados, atacando partes mais críticas das ondas de forma vertical. 

Rocker:

O contorno de fundo (concaves), juntamente com o rocker, são o que fazem dessa prancha um modelo especial e diferenciado em sua categoria. Ela é a prancha de alta performance com rocker mais flat na linha da Pyzel, o que resulta em muita geração de velocidade assim que o surfista fica em pé na prancha. Além disso, atravessa as sessões mais flat das ondas sem perder velocidade e fluidez, mesmo que em ondas pequenas.

No entanto, uma prancha com rocker muito flat tende a fazer um surf mais horizontal, faltando capacidade de surfar em partes mais críticas das ondas, funcionando melhor em ondas mais deitadas. Por isso, o shaper Jon Pyzel criou uma configuração de fundo bem específica para compensar a falta de curva da prancha, o que detalhamos melhor abaixo.  

Fundo:

Como dissemos, para compensar a baixa curvatura da Red Tiger, o fundo dela tem bastante concave, aliás, o preferido do John John Florence. Nos primeiros 2/3 da prancha ela conta com um single para double concave e depois, entre as quilhas, para um dublo concave agressivo com uma saída em vee na rabeta, atrás da terceira quilha.

Essa combinação faz com que a Red Tiger tenha capacidade de trocar de direção, borda à borda, assim como o vee ajuda a prancha a verticalizar nas manobras e realizar arcos mais curtos em partes críticas das ondas, mesmo naquelas ondas mais em pé. 

Quilhas:

Para a Red Tiger recomendamos quilhas com perfil mais neutro, com base e ponta sólidas. Essas quilhas são bem versáteis e funcionam legal na grande maioria das condições de mar. Dessa forma, recomendados os modelos John John Florence da Futures Fins e Accelerator da FCS2.

Considerações finais:

Suave como a seda, mesmo em ondas ruins, e possivelmente a prancha mais rápida até agora feita pela Pyzel, a Red Tiger é o novo modelo de alto desempenho ideal para seu surf do dia a dia no Brasil. É a máquina aproveitamento de ondas, rema bem, é super manobrável e segura a pressão em partes críticas.

Seu deck mais plano, o qual mantém mais espuma (volume) em direção às bordas, também faz dela uma prancha diferenciada, que esconde o volume na regiçao em volta da longarina, sem sacrificar a alta performance, mantendo as bordas baixas, com bastante sensibilidade e tração nas curvas.

Recomendamos que compre ou encomende sua Red Tiger cerca de uma polegada mais curta que sua prancha de alta performance para ondas boas. O volume deve ser próximo, mas aumente de ½ a 1 litro para adicionar vigor em ondas mais fracas. A prancha transformará facilmente suas sessões diárias em algo especial e acreditamos que ela superará qualquer outra prancha que você teve até hoje.

Para saber mais, entre em contato com nosso atendimento via WhatsApp e encomende a sua.

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading