Como Embalar Suas Pranchas De Surf
Você sabe como embalar corretamente suas pranchas se surf para viagem? Viajar com pranchas é delicado. Um pequeno erro pode ter enormes consequências. Dessa forma, empacotar suas pranchas no sarcófago ou na capa de viagem da forma correta pode evitar alguns danos durante a viagem.
Pranchas Mal Embaladas Podem Arruinar Sua Trip
As viagens de surf são sempre os melhores e mais emocionantes momentos do ano. Nossas merecidas férias de surf sempre chegam com uma mistura de ansiedade, esperança de encontrar ondas de sonho, antecipação e entusiasmo.
Inegavelmente, a última coisa que precisamos é uma prancha malhada ou, no pior dos casos, pranchas quebradas em duas, como aconteceu com o top Kanoa Igarashi. Portanto, viajar com pranchas de surf tem seus segredos e peculiaridade.
A Falta De Cuidado Das Companhias Aéreas
De fato, as companhias aéreas não têm uma boa reputação quando se trata de transportar pranchas de surf. É um problema antigo, mas podemos reduzir drasticamente as chances de um desastre. Seguem abaixo algumas dicas para embalar suas amadas pranchas para que elas tenham maior chance de chegarem intactas ao destino.
Compre Um Capão De Alta Qualidade
Compre um capão de pranchas de alta qualidade, que seja bastante resistente. Se você planeja viajar com várias pranchas, um sarcófago com rodinhas pode funcionar bem. Eles geralmente são mais reforçados e, portanto, têm uma durabilidade prolongada. Além disso, facilitam muito o transporte dentro dos grandes aeroportos.
Sempre Remova As Quilhas
Remova todas as quilhas, e isso é bastante óbvio. Uma prancha lisa, sem quilhas, oferece menos contato com obstáculos. Caso esteja levando pranchas novas, cole os anti-derrapantes (decks) antes de empacotá-las, assim terão tempo suficiente para que a cola grude bem até o primeiro surf.
Retire Toda A Parafina
Retire toda a parafina, afinal você não quer que ela derreta no caminho e você tenha que trocá-la enquanto assiste ondas perfeitas quebrando logo na chegada.
Atenção Na Proteção Das Extremidades
Proteja muito bem as bordas, a rabeta e o bicos das pranchas, pois são as partes mais suscetíveis aos impactos. Recomendados principalmente o uso de tubos de espuma de polietileno, que são facilmente encontrados em lojas de revenda de ar condicionado. Elas custam muito pouco e protegem bastante.
Plástico Bolha Ou Isomanta
Cubra ou envolva as pranchas em plástico bolha, ou melhor ainda, com isomanta. Estes materiais oferecem proteção extra dentro do capão e diminuem muito a possibilidade de malhos nas pranchas. A isomanta pode ser encontrada em algumas lojas de embalagens e também de malas e bolsas.
Use Capas-Toalha
Use capas-toalha nas pranchas. Dessa forma elas estarão separadas fisicamente umas das outras, evitando contato direto entre elas. Essas capas também serão muito úteis durante a viagem, nos deslocamentos do dia-a-dia, etc.
Toalhas De Praia Nas Pontas
Coloque duas toalhas de praia junto com as pranchas, de preferência dobradas, sendo uma na rabeta e a outra no bico, a fim de que estas extremidades estejam sempre isoladas e protegidas dos impactos mais contundentes durante o manuseio e o transporte;
Avisos Para Manuseio Com Cuidado
Cole adesivos na parte de fora do sarcófago, tais como: “Manuseie com cuidado” ou “Carga frágil” para que os carregadores possam manusear seus equipamentos com um pouca mais de cuidado.
Prancha Maior Na Base Da Pilha
Lembre-se de que, se você estiver empilhando várias pranchas umas sobre as outras, a maior sempre deve estar na parte inferior, com o deck para cima. Além disso, amarre todas as pranchas com as fitas internas do capão para que fiquem sólidas e bem fixas.
Outras Considerações
De tal maneira, se houver espaço, utilize seu sarcófago para transportar roupas de borrada, lycras, leashes, botinhas de neoprene, etc. Todos esses itens oferecem proteção extra às pranchas.
Não tenha pressa. A proteção cuidadosa de suas pranchas de surf para viagens longas reduzirá os episódios de drama, danos, necessidade de consertos, etc. Os acidentes podem acontecer em qualquer lugar – em um avião, mas também dentro de carros, táxis ou barcos, por isso dedique o tempo que for necessário para a proteção pranchas de surf.
Por fim, mas não menos importante, depois de embalar o capão, pese-o. A pesagem da sua bagagem é crucial para qualquer viagem. Verifique se seu sarcófago corresponde às limitações das companhias aéreas com as quais irá voar (confira aqui nosso post sobre isso). Não embale nada afiado ou pesado que possa danificar suas pranchas de surf em trânsito.
Para finalizar, viaje leve. Dependendo do destino, duas pranchas do dia-a-dia já resolvem suas necessidades. Caso seja uma viagem mais longa ou para lugares com poucos recursos e ondas fortes, como na Indonésia por exemplo, o recomendado são três a quatro pranchas.