fbpx

Lost Sub Driver 2.0: Analisando Pranchas

Lost Sub Driver 2.0

Lost Sub Driver 2.0: Analisando Pranchas –

Tem novidade em nossa série Analisando Pranchas, é a Lost Sub Driver 2.0. A melhor prancha de alto desempenho para ondas pequenas da Lost ficou ainda melhor e foi lançada recentemente na Califórnia. Confira os detalhes abaixo, ela já está disponível no Brasil.

Evolução

Lost Sub Driver 2.0 Matt Biolos

O modelo Sub Driver da Lost é um daqueles que são eternos na marca. Desde 2011 ele vem sendo atualizado através dos feedbacks dos atletas, sempre em busca do melhor refinamento para um surf de alta performance em ondas pequenas.

Seu sucesso pode ser medido pelos resultados do Kolohe Andino em 2011 por exemplo. Com 5 vitórias em eventos do QS e sua consequente classificação para o WT. Também podemos mencionar a inesquecível vitória do Mick Fanning com uma Sub Driver descartada pelo Kolohe. Naquele evento ele inclusive alegou que aquela prancha tinha “mudado completamente sua percepção do que um pranchinha de competição pode ser”.

A Sub Driver 2.0 é a mais recente versão de um processo de evolução contínua deste modelo. Desenvolvida e testada nos points de San Clemente, ela adora ondas pequenas e médias. Entretanto, a Sub Driver 2.0 realmente se destaca ao conectar seções fracas das ondas em beach breaks irregulares sem perder a fluidez e a velocidade.

Confira esse combo absurdo do Michael Rodrigues com sua Sub Driver 2.0. Vídeo de @pdrocastanho

Outline E Bordas

Lost Sub Driver 2.0 outline

As atualizações e ajustes desta nova versão incluem um bico um pouco mais largo, projetado para aumentar o impulso e a velocidade para os amadores e também dar mais estabilidade para os aéreos dos profissionais. Este bico mais largo facilita e entrada nas ondas e melhora a remada.

Suavizado e repaginado, o bump (quebra de linha) no outline na altura das quilhas laterais ajuda a equilibrar o contorno da prancha, que é mais amplo na parte da frente. Isso permite mais controle da velocidade e um início mais fácil das curvas tanto na base quanto no topo das ondas. Além disso, esse bump cria um ponto de pivô para fazer curvas mais fechadas e poderosas em ondas menores, fechando o arco das manobras.

Lost Sub Driver 2.0 light speed
Sub Driver 2.0 na novíssima construção epoxy Light Speed

Mesmo com essa quebra de linha no outline, a rabeta mais larga que a média das pranchas de alta performance oferece boa estabilidade e sustentação, especialmente em ondas pequenas. A Sub Driver 2.0 também teve um pouco de espessura adicionada ao longo do centro (linha de longarina), contendo mais dome deck. Sendo assim, suas bordas ficaram mais baixas e afiadas, deixando a prancha mais ágil e responsiva. Com isso, tendo a linha central mais espessa sob o peito do surfista ela ajuda a remar melhor e aumenta o impulso de aceleração após o drop.

Concave

Lost Sub Driver 2.0 concave

A Lost Sub Driver 2.0 ganhou uma nova configuração de concaves, sendo mais profundo que na versão anterior. Ele passa do single sob o pé da frente para o double bem pronunciado entre as quilhas e com uma saída em “vee” atrás da quilha central. Esta combinação de concaves faz com ela ganhe bastante velocidade sob o pé da frente, já que o single gera muita sustentação e criam um espaço de ar entre o fundo da prancha e a onda. O double entre as quilhas redireciona o fluxo d’água para as laterais da rabeta, aliviando a pressão da quilha central. Por fim, o vee no final da rabeta facilita muito as trocas de borda e faz com que a prancha vire de forma ágil em espaços curtos.

Rocker

Lost Sub Driver 2.0 rocker

A curva de rocker de bico da Sub Driver 2.0 se tornou mais baixa do que na versão anterior. Com isso, a prancha ganha poder de remada e velocidade após o drop. Para completar, sua linha de rocker de bordas super hiperestendida cria um ponto de rotação sob o pé traseiro e contrabalanceia o rocker baixo de rabeta. Isso permite que a prancha seja surfada de forma firme e vertical no pocket das ondas, bem como acelerando de forma horizontal para passar seções rápidas.

Quilhas

Por ser uma prancha super moderna e focada em alta performance, acreditamos que as quilhas ideais para ela são aquelas com as quais o surfista está mais habituado. De qualquer forma, existem dois modelos modelos de quilhas que recomendamos dependendo das condições do mar.

Para ondas com boa formação entre 2 e 4 pés, prefira um modelo versátil que realize curvas sólidas e seja solta ao final das manobras. Nossa indicação nessa linha é a favorita de todos os tempos, a AM2. Você pode encontrá-la tanto com encaixe FCS2 quanto Futures Fins.

Caso você vá surfar ondas fracas e curtas, com pouca área e tempo de reação, recomendamos modelos mais retos, com pouco rake. Essas quilhas fazem a prancha quebrar a linha com mais facilidade e atacar as partes críticas em arcos mais fechados e apontando a prancha de forma mais vertical. No caso da FCS2 use o modelo Reactor Neo Glass. Já se você prefere as Futures procure o modelo HS1 Generation Series.

Sensações

Lost Sub Driver 2.0 Kolohe

Esta é certamente uma prancha para se ter no quiver. Especialmente se você surfa ondas pequenas, entre 2 e 4 pés, na grande maioria das vezes. Ela é de fato muito rápida, responsiva e arisca. Sendo assim, recomendamos que seja usada apenas por surfistas de nível no mínimo intermediário, sendo perfeita para os mais habilidosos e também aos profissionais.

A Sub Driver 2.0 foi uma prancha desenvolvida para competidores, mas que de fato pode ser usada perfeitamente pelos surfistas amadores do dia a dia também. Foi pensando nisso que a Lost lançou duas tabelas de medidas neste modelo, assim como já fez em outros. As medidas da tabela Pros são as usadas por surfistas avançados e profissionais. Já as medidas da tabela Bros são mais recomendadas para os surfistas de nível intermediário. Você encontra a tabela de medidas diretamente na página deste modelo em nosso site.

Se você está procurando uma máquina de desempenho em ondas pequenas, que tenha sido testada, experimentada e comprovada por alguns do melhores surfistas do mundo, a Lost Sub Driver 2.0 é a prancha para você. Converse com nossos consultores pelo CHAT e garanta a sua!

Deixe uma resposta

WhatsApp chat