fbpx

5 Pranchas Para Facilitar as Manobras de Surf

manobras de surf

5 Pranchas Para Facilitar as Manobras de Surf –

Pensando nos surfistas intermediários que estão querendo elevar seu surf para o próximo nível, separamos hoje 5 pranchas para facilitar as manobras.

Sabemos que o surf, assim como muitas outras atividades esportivas, necessita de tempo para a evolução e o desenvolvimento. Entretanto, diferentemente de outros esportes, o equipamento faz toda a diferença na curva de evolução. Ter a prancha correta e ideal para cada estágio do aprendizado pode acelerar e muito a curva e hoje vamos falar de alguns modelos que facilitam o aprendizado e a realização das manobras.

Pós-Iniciante

Não há como negar que a fase iniciante no surf é difícil e exige paciência e boa orientação. Entretanto, poucos falam da fase pós-iniciante, aquela em que o surfista já pega muitas ondas e sabe correr as paredes de forma lateral, mas sem ainda realizar manobras.

Diversos de nós acabam ficando estagnados por anos nesse estágio, realizando tentativas frustradas de manobras, sem conseguir completar basicamente nenhuma curva de ataque aos lips ou às paredes. Isso de deve a dois principais motivos, o primeiro deles é a prancha errada e o segundo é a falta de desenvolvimento técnico com treinadores especializados.

Sobre o segundo motivo, a falta de evolução puramente técnica, recomendamos que você conheça nossa série de artigos chamada Surfe Melhor. Clique aqui e aprenda muitos “hacks” que poderão te ajudar e muito no aprendizado. Todavia, não adianta saber a parte técnica se estiver com a prancha errada, pois a coisa não vai funcionar direito.

Isso acontece porque muitos dos surfistas se mantêm por muito tempo com as mesmas pranchas que aprenderam a surfar. Dessa forma acabam tirando o máximo que elas têm a oferecer e ficam travados no mesmo nível de surf por anos, muitas vezes sem perceber que o que os segura é o equipamento inadequado.

Menos Volume, Mais Maleabilidade

Normalmente, a maioria dos surfistas aprende a pegar ondas com pranchas maiores e mais volumosas, que certamente favorecem e muito essa fase. Quanto mais volume e mais flutuação, mais segura e sólida será a prancha para quem está aprendendo, pois elas oferecem mais estabilidade. No entanto, depois que a pessoa já se vira bem sozinha, já pega suas paredes na maioria das ondas que dropa, é hora de trocar de equipamento.

Pranchas com menos volume e com medidas menores irão ajudar o surfista a movimentá-las com mais facilidade. Consequentemente, elas são também mais instáveis, mas te farão sair da zona de conforto e realizar movimentos que antes não eram possíveis. Aliás, se você quiser saber mais sobre o volume das pranchas e como ele influencia no comportamento delas na água, acesse nosso artigo exclusivo detalhando tudo sobre litragem/volume.

5 Pranchas Para Facilitar as Manobras de Surf

Isto posto, vamos apresentar abaixo cinco modelos de pranchas que facilitam a realização das manobras no surf e são ideais para quem está se sentindo estagnado(a). Para saber ainda mais sobre cada uma delas é só clicar no nome do modelo, acessar sua página exclusiva e falar com nossos consultores.

Lost Mayhem Puddle Jumper HP

manobras de surf

A Puddle Jumper HP é uma versão menor e mais fina da clássica Puddle Jumper. Esta prancha tem ótimo poder de remada, portanto facilita bastante a entrada nas ondas. Sua performance nas ondas é bastante sólida e responde como uma pranchinha normal, apesar de ser mais larga e volumosa que as pranchinhas de alta performance.

A Puddle Jumper HP é uma prancha muito divertida e fácil de surfar que permite todos os tipos de manobras. Ela é muito maleável e responsiva, realiza trocas de bordas com facilidade e conecta as seções com fluidez e velocidade. Sem dúvidas esta prancha é perfeita para surfistas intermediários começarem a realizar suas manobras de forma mais solta e radical.

Sharp Eye Modern 2

manobras de surf

Projetada para diversão e manobrabilidade, a Modern2 mantém a velocidade extremamente bem. Ela tem um ótimo equilíbrio entre fluidez, manobrabilidade e drive. Propicia excelente remada tanto para entrar nas ondas quanto para se deslocar com agilidade no line-up, sendo muito confortável de surfar.

Se você já é um surfista de nível intermediário, esta prancha inegavelmente mudará sua abordagem nas ondas, ela é o complemento perfeito para seu quiver. Se você é iniciante, confie nela para conseguir pegar cada vez mais ondas e se desafie para aprimorar sua performance buscando sempre o próximo nível. Por ser uma prancha ideal para ondas pequenas e médias ela pode ser usada em diversos picos ao redor do mundo quando as condições permitirem.

Chilli Miami Spice

chilli miami spice

Esta prancha pode levar seu surf para um patamar totalmente novo. Ela pode ser divertida para iniciantes e progressiva para surfistas intermediários. A Chilli Miami Spice carrega bastante volume, mas ainda assim é ágil e bem manobrável. Ela tem mais largura do meio para frente, o que facilita a remada e percorrer as seções mais flats das ondas.

Ela conta com um bump duplo na rabeta, o que a deixa mais responsiva e facilita as realização de manobras ágeis em partes mais críticas das ondas. Seu fundo também ajuda e muito na realização de manobras e trocas de direção, pois tem um single concave suave entre os pés para maior velocidade e um vee atrás da quilha traseira, para facilitar a transição entre as bordas.

Al Merrick Ultra Joe

manobras de surf

A Ultra Joe foi lançada no primeiro semestre de 2019 na Califórnia e logo de cara foi um modelo muito bem aceito. Ela é uma prancha com uma remada excelente, super estável nas ondas e que entrega diversão a todos os surfistas, mas diferentemente da Average Joe, sua antecessora, a Ultra também é capaz de ser surfada como uma prancha de performance.

A Ultra Joe pode ser usada desde o surfista iniciante até o avançado. Se você é um surfista iniciante querendo sair do soft top ou do longboard, a Ultra Joe pode ser a pranchinha certa para você.  Ela de fato permite ao surfista iniciante/intermediário desenvolver uma boa cadência de remada e gera a velocidade necessária para começar a arriscar algumas manobras.

Para aqueles mais habilidosos e experientes, ela pode ser um modelo muito bom para aqueles dias de ondas super pequenas em que você nem estava pensando em surfar. Sem dúvidas a Ultra Joe fará a cabeça de qualquer um que ousar surfar com ela.

DHD Double Shot

manobras de surf

A prancha Double Shot da DHD foi criada devido a demanda crescente por uma prancha que possibilita aos surfistas desempenharem bem em condições de ondas mais fracas. Ela tem rabeta e o bico mais largos, combinado com um rocker baixo. Essa combinação permite que você o surfista flua bem em seções mais cheias das ondas e consiga manter a linha mesmo em ondas com pouca força.

Outra característica da Double Shot é o concave single se transformando em double com suave um vee na rabeta. Isso cria um aumento de drive e transições de borda a borda, o que facilita muito a realização das manobras. Suas bordas são mais cheias e auxiliam que ela tenha ótimo desempenho em ondas pequenas, pois permite que ela fique bem soltinha e também seja versátil em muitas condições.

Definitivamente a Double Shot vai fazer com que você realize arcos mais curtos, batidas mais verticais e consiga arrepiar em seções que você nunca pensou.

Considerações

Se você ficou em dúvida entre qual deste modelos é o mais indicado para você, entre em contato com nossos consultores através do chat em nosso site ou diretamente pelo WhatsApp. Além das 5 pranchas apresentadas acima, existem dezenas de outras que podem servir muito bem para facilitar as manobras. Temos certeza de que nós do Prancha Nova podemos ajudá-lo na escolha da melhor prancha para atendes às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Abrir conversa