fbpx

5 Pranchas Para Facilitar as Manobras de Surf

manobras de surf

5 Pranchas Para Facilitar as Manobras de Surf –

Pensando nos surfistas intermediários que estão querendo elevar seu surf para o próximo nível, separamos hoje 5 pranchas para facilitar as manobras.

Sabemos que o surf, assim como muitas outras atividades esportivas, necessita de tempo para a evolução e o desenvolvimento. Entretanto, diferentemente de outros esportes, o equipamento faz toda a diferença na curva de evolução. Ter a prancha correta e ideal para cada estágio do aprendizado pode acelerar e muito a curva e hoje vamos falar de alguns modelos que facilitam o aprendizado e a realização das manobras.

Pós-Iniciante

Não há como negar que a fase iniciante no surf é difícil e exige paciência e boa orientação. Entretanto, poucos falam da fase pós-iniciante, aquela em que o surfista já pega muitas ondas e sabe correr as paredes de forma lateral, mas sem ainda realizar manobras.

Diversos de nós acabam ficando estagnados por anos nesse estágio, realizando tentativas frustradas de manobras, sem conseguir completar basicamente nenhuma curva de ataque aos lips ou às paredes. Isso de deve a dois principais motivos, o primeiro deles é a prancha errada e o segundo é a falta de desenvolvimento técnico com treinadores especializados.

Sobre o segundo motivo, a falta de evolução puramente técnica, recomendamos que você conheça nossa série de artigos chamada Surfe Melhor. Clique aqui e aprenda muitos “hacks” que poderão te ajudar e muito no aprendizado. Todavia, não adianta saber a parte técnica se estiver com a prancha errada, pois a coisa não vai funcionar direito.

Isso acontece porque muitos dos surfistas se mantêm por muito tempo com as mesmas pranchas que aprenderam a surfar. Dessa forma acabam tirando o máximo que elas têm a oferecer e ficam travados no mesmo nível de surf por anos, muitas vezes sem perceber que o que os segura é o equipamento inadequado.

Menos Volume, Mais Maleabilidade

Normalmente, a maioria dos surfistas aprende a pegar ondas com pranchas maiores e mais volumosas, que certamente favorecem e muito essa fase. Quanto mais volume e mais flutuação, mais segura e sólida será a prancha para quem está aprendendo, pois elas oferecem mais estabilidade. No entanto, depois que a pessoa já se vira bem sozinha, já pega suas paredes na maioria das ondas que dropa, é hora de trocar de equipamento.

Pranchas com menos volume e com medidas menores irão ajudar o surfista a movimentá-las com mais facilidade. Consequentemente, elas são também mais instáveis, mas te farão sair da zona de conforto e realizar movimentos que antes não eram possíveis. Aliás, se você quiser saber mais sobre o volume das pranchas e como ele influencia no comportamento delas na água, acesse nosso artigo exclusivo detalhando tudo sobre litragem/volume.

5 Pranchas Para Facilitar as Manobras de Surf

Isto posto, vamos apresentar abaixo cinco modelos de pranchas que facilitam a realização das manobras no surf e são ideais para quem está se sentindo estagnado(a). Para saber ainda mais sobre cada uma delas é só clicar no nome do modelo, acessar sua página exclusiva e falar com nossos consultores.

Lost Mayhem Puddle Jumper Pro

A Puddle Jumper Pro é uma prancha para aqueles que desejam alta performance e radicalidade em ondas pequenas. É um upgrade da Puddle Jumper, considerada como uma das melhores pranchas para pequenas ondas da marca. Foram mantidas suas características principais, porém, as medidas no geral foram afinadas, para assim permitir arcos mais longos e precisos nas partes mais críticas das ondas.

Os resultados são um outline em formato de bola de futebol americano, que é muito rápido e livre sob os pés, com o drive clássico da Puddle Jumper, rápida transição e grande capacidade de manobra.

Sharp Eye Modern 2.5

Este projeto tem o mesmo rocker e mesma distribuição de espessura que a Modern 2. Mudamos o contorno da rabeta para Pin Tail com wing e com um concave “bonzer” duplo acima das quilhas.

A Modern 2.5 foi feita para ser usada tanto como tri-quilha como quadri-quilha. A ideia sobre essas mudanças foi para manter os excelentes recursos de remada e velocidade da Modern 2 em ondas pequenas e médias e para ter mais drive e melhorar as manobras.

A Modern 2.5 vai ser a sua prancha do dia-a-dia para a maioria dos dias de verão.

Chilli Popper

A “Popper” é a mais nova criação do James, que teve a intensão de criar a prancha biquilha mais versátil, mais acolhedora e fácil de surfar (ou 2+1). Inspirada em um design que o James fez pra seu uso, o nome veio da junção de Pepper e Summer (pimenta e verão), que sugere “apimentar seu verão”!
Perfeita para surfistas amadores e em evolução que procuram uma prancha shortboard e para aqueles mais experientes que buscam conforto, a Popper proporciona uma boa remada e entrada na onda, estabilidade e velocidade!

Conta com rocker bem baixo, o que proporciona muita velocidade. Seu fundo é relativamente flat, pois 1/3 da prancha é flat e termina num double concave com vee bottom, então permite uma troca de borda bem fácil. Seu outline é amplo e arredondado. A ampla superfície da prancha permite melhor estabilidade e fluxo na onda , que são dois atributos que fazem a cabeça da galera. A rabeta round com a combinação biquilha permite manobrar e surfar na parede da onda com mais facilidade.

Al Merrick G Skate

O modelo G Skate foi projetado para inspirar a energia positiva dos irmãos Gudauskas, pura boa vibra. Este design veloz, com feeling de skate e responsividade, traz uma rabeta swallow híbrida e nasceu da colaboração entre Britt Merrick e os três irmãos Gudauskas – Dane, Pat e Tanner. O objetivo foi criar algo inovador que funcionasse em ondas boas, mas que permitisse as respostas rápidas de um skate em condições menos favoráveis.

O principal dos desafios foi que o modelo conseguisse atingir os mais altos níveis de performance possíveis. Conseguiram a façanha encurtando 5″” a linha de rail das bordas para manter o design por cima da água e não dificultar as cavadas em nenhuma direção. A configuração das quilhas 2 + 1 (Twin + Trailer) unificaram o conceito.

O G Skate acelera rápido graças a um suave single to double concave, baixa entrada de rocker, ponto médio adiantado e suas bordas modernas, oferecendo o controle e precisão que você sonhou numa prancha.

Esta empolgante colaboração também trouxe no fundo uma nova dupla Merrick/Gudauskas 2 + 1 Fins para o G Skate, além das quilhas AMT, que já foram confirmadas como uma excelente opção para o modelo. A ideia foi transferir à prancha uma sensação de surf mais solto como uma twin, com o controle de uma triquilha. Para os que preferem surfar com triquilha, usar seu jogo de trusters favoritas vai servir perfeitamente.

O modelo serve no quiver como uma prancha versátil, divertida e com performance. Surfe a prancha entre 3 e 4 polegadas mais curta e com a mesma espessura do que sua prancha de alta performance.

DHD Phoenix

É o primeiro lançamento de um novo modelo desde que a fábrica de DHD Surfboards na Gold Coast foi destruída por um incêndio no Boxing Day em 2019. A semente da prancha de surf DHD Phoenix, no entanto, veio muito tempo antes do incêndio.

“Com Mick Fanning, sempre há muitas tentativas e erros. E quando acertamos algo, só então procuramos fazer um novo modelo”, diz Handley. “Eu fiz para o Mick uma versão 5’6″ dessa prancha há cerca de 15 meses e nós a modificamos desde então.”

A prancha era inicialmente uma quad fin, depois veio uma rabeta swallow, antes de Handley e Fanning estabelecerem a rabeta squash com três quilhas.

“Além de algumas pranchas fish, essa é a menor prancha que eu fiz para Mick”, diz Handley. “Mas foi projetada para ser uma a quatro polegadas menor que o shortboard normal e um a dois litros maior em volume”. Eles escalaram isso através de uma largura extra no bico, um concave mais plano e bordas mais baixas.

“As bordas baixas significam que você pode fazer a transição e enterrá-las facilmente, e significa que a prancha realmente se mantém estável em condições de até 1 metro e meio de ondas”, explica Mick. “A Phoenix é tão rápida e torna o surf de ondas menores muito mais divertido. Estou viciado.”

Considerações

Se você ficou em dúvida entre qual deste modelos é o mais indicado para você, entre em contato com nossos consultores através do chat em nosso site ou diretamente pelo WhatsApp. Além das 5 pranchas apresentadas acima, existem dezenas de outras que podem servir muito bem para facilitar as manobras. Temos certeza de que nós do Prancha Nova podemos ajudá-lo na escolha da melhor prancha para atendes às suas necessidades.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading