fbpx

Analisando Pranchas: Lost Puddle Jumper

Analisando Pranchas: Lost Puddle Jumper

Chegamos ao terceiro capítulo da nossa série Analisando Pranchas, e a vítima da vez a best seller Puddle Jumper, da Lost.

Nas palavras do próprio shaper da Lost, Matt Biolos, esta é a melhor prancha para ondas pequenas que ele já fez e já usou na vida:

Acreditamos que esta afirmação, por si só, já é bastante relevante. Dessa forma, vamos destrinchar os detalhes e as características deste modelo, que realmente faz marolas medíocres se tornarem super divertidas.

Por ser uma das pranchas mais comercializadas mundo afora, inclusive aqui no Brasil, é uma grande responsabilidade para nós falarmos sobre ela. Primeiramente, devemos dizer que este modelo foi pensado e desenvolvido para aqueles dias em que as ondas estão realmente pequenas e fracas, no entanto, ela já se provou ser muito eficaz em condições boas de mar também. Certamente ela atende desde o surfista inciante até o avançado.

Sucesso De Vendas

Sucesso de vendas desde seu lançamento em 2015, esta prancha apresenta um contorno bastante largo do bico à rabeta, mantendo linhas bem paralelas. A Puddle Jumper tem uma remada sensacional e te fará pegar muitas ondas durante as sessões de surf. Combinando essas características com a espessura avantajada e muito bem equilibrada do bico até quase o final da prancha, este modelo entrega tudo o que uma prancha maroleira se propõe a entregar.

Diferentemente de outros modelos de merrequeiras, a Puddle Jumper possui bico e rabeta bastante finos, o que a torna muito sensível e manobrável. Além disso, suas bordas médias conferem a ela ainda mais equilíbrio, sendo possível fazer manobras cravando as bordas sem enterrar nas curvas.

Além das características citadas acima, certamente o que a diferencia ainda mais dos outros modelos de maroleiras são o fundo e o rocker da Puddle Jumper. O single concave bastante profundo no centro da prancha faz com que a longarina mantenha-se reta, praticamente sem curvatura. Em compensação, as bordas no fundo da prancha têm bastante arco, bastante curva debaixo do pé da frente. Seguindo a linha das bordas, o concave vai diminuindo do meio para trás, até que o fundo vira completamente para vee logo à frente das quilhas laterais. Isso trás muito maleabilidade para a prancha.

Manobrabilidade Excelente

Normalmente as merrequeiras muito largas tendem a andar sempre reto na parede da onda, não permitindo cavadas muito abertas nem manobras verticais. Não é o caso deste modelo, pois até na menor das marolas é possível “pivotar” a prancha com muito controle e atacar o lip em um ângulo bastante vertical.

Por fim, o rocker de entrada da Puddle Jumper é bem reto, como em todas as pranchas para ondas pequenas, mudando para um rocker médio no meio e seguindo para um rocker de saída baixo novamente. Muitos surfistas comentam que esta prancha funciona como um modelo de alta performance em ondas pequenas, apesar da largura dela.

Vantagens

+ Apesar do contorno mais largo, o bico e a rabeta afinados fazem a Puddle Jumper ser ultra sensível e ágil sob os pés;
+ Pode ser considerada o equilíbrio perfeito entre desempenho, velocidade e capacidade de pegar ondas em mares com ondas pequenas;
+ Se destaca muito em ondas menores, mas funciona em vários tipos de condições. Faz toda a diferença em ondas pequenas e fracas, mas anda bem nos pequenos tubos e é perfeita nos aéreos também.

Desafios

– Por ser bastante sensível, ela exige certa habilidade do surfista. Não é como outras maroleiras que são super estáveis e apenas flutuam sobre as ondas em linha reta na parede;
– Novamente por causa da rabeta e bico afinados, desempenha melhor em condições lisas e definidas. Quando as ondas estão mexidas e cheias de calombos a Puddle Jumper pode se travar um pouco.

Recomendamos que utilize este modelo em ondas minúsculas até meio metrão. Se puder, encomende a sua Puddle Jumper com encaixe para cinco quilhas, assim poderá testá-la como tri ou quadriquilha, ela funciona muito bem das duas formas. Encomende a sua e descubra porque a Puddle Jumper é um case de sucesso absoluto.

analisando pranchas lost puddle jumper

7 thoughts on “Analisando Pranchas: Lost Puddle Jumper

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading