fbpx

Chilli Black Vulture: Analisando Pranchas

Chilli Black Vulture: Analisando Pranchas –

Uma das pranchas mais rápidas da atualidade, a Chilli Black Vulture é nosso alvo de hoje na série Analisando Pranchas. Desenvolvido para ser extremamente veloz, este modelo tem agradado a todos quando o assunto é performance em ondas pequenas.

Desenvolvimento

chilli black vulture
Lee Wilson com sua Black Vulture

A Black Vulture é mais uma prancha que passou pelo processo de desenvolvimento super detalhado da Chilli, o Black Project. Como mencionamos na análise da Hot Knife, este projeto consiste em colocar novos modelos em potencial à disposição da equipe de atletas da marca para que sejam testados em diversas condições. Após alguns dos melhores surfistas do mundo darem seus feedbacks, o shaper James Cheal faz os ajustes finos e cria um produto melhor tanto para eles quanto para os surfistas amadores, assim nascendo um novo modelo de prancha.

No caso da Black Vulture, dois atletas foram muito importantes nesse processo. O australiano Mitch Coleborn e o Balinês Lee Wilson. Com estilos bem diferentes, ambos conseguiram entregar suas melhores impressões sobre ela. Inclusive, Lee Wilson adorou a Black Vulture logo de cara e afirmou que sua 5’5” “é uma das pranchas mais rápidas que já surfou”.

De fato a Chilli Black Vulture é um modelo muito veloz e também versátil. Ela foi desenvolvida para se encaixar na categoria de pranchinhas de alta performance para ondas pequenas e até médias, ou seja, entre 2 e 5 pés. Sua proposta é de ser um diferencial nesse tipo de mar, pois com ela o surfista é capaz de pegar velocidade e mandar manobras que não seriam possíveis com pranchas de linhas mais alta performance.

Outline E Bordas

chilli black vulture

A Black Vulture tem o bico mais cheio, com mais volume abaixo do peito e um outline mais largo e paralelo. O wide point – ou ponto mais largo – é um pouco mais para cima do meio. Dessa forma, oferece um bom volume abaixo do peito e também na base dianteira. Isso a torna uma máquina de pegar ondas, pois seu poder de remada é excelente. Suas bordas são refinadas e médias, fazendo com que a prancha tenha boa resposta quando pressionada nas bordas, principalmente na região da rabeta, mas sem comprometer a soltura.

Para fazer com que ela seja manobrável e responsiva, já na parte final da prancha há um bump bem pronunciado logo atrás das quilhas laterais. Essa quebra de linha faz com que a rabeta se estreite bastante. Isso entrega mais drive e principalmente gera um ponto de rotação (pivot point) que ajuda o surfista a virar mais facilmente e realizar curvas mais fechadas, atacando as partes críticas das ondas em espaços curtos. Sua rabeta é swallow, o que fornece ótima tração nas curvas de borda e soltura nas batidas chutando.

Concave

 

O concave da Black Vulture foi pensado para velocidade. Ela conta com um single concave desde perto do bico. Ela vai se aprofundando até o meio das bases do surfista e depois muda para vee entre as quilhas até o final da rabeta. Isso faz com que todo o fluxo de água seja direcionado para as quilhas e geram muita sustentação e ar debaixo da prancha. Esse é um dos motivos de ela ser tão veloz. O vee no final da rabeta nesse caso é essencial para que a prancha vire com mais facilidade e responda de forma ágil aos comandos de troca de direção.

Rocker

O rocker da Chilli Black Vulture é simples e potencializa o poder de remada e a geração de velocidade. Sua entrada é baixa, favorecendo a entrada nas ondas e a velocidade logo após o drop. Ele segue estagiado pelo meio, fazendo com que a prancha flua muito bem nas partes mais cheias das ondas. O rocker de saída é baixo também até a altura do bump no outline, ou seja, atrás das quilhas laterais. Entretanto, é nessa região que a curvatura ganha um kick relativamente agressivo, empinando a saída da rabeta. Essa mudança abrupta na curva de saída faz com que a prancha ganhe muita maleabilidade e vire de forma mais ágil e vertical nas partes críticas.

Quilhas

chilli black vulture

Este modelo vem por padrão de fábrica com 5 encaixes de quilhas. Ter a opção de usá-la como bi, tri ou quadriquilha de fato faz da Black Vulture uma prancha ainda mais versátil e divertida. Se sua intenção é tirar o máximo da velocidade dela, use-a como biquilha, com quilhas grandes que entreguem bom drive e segurança. Da mesma forma, se usada com quadri ela será muito rápida e nesse caso mais manobrável, sendo a opção mais equilibrada entre velocidade e manobrabilidade. Se busca um surf mais radical, vertical e de performance, prefira a tradicional configuração triquilha.

chilli black vulture

Levando em consideração os atributos e medidas da Black Vulture, indicamos os modelos Al Merrick Twin na FCS2, que pode ser utilizada com apenas as duas laterais ou incluindo o estabilizador no encaixe central. Igualmente na Futures, nesse caso use o modelo T1 Twin.

No caso das triquilhas, prefira modelos versáteis e mais neutros. Estas quilhas irão responder bem em todo tipo de mar, combinando controle, drive e projeção com a velocidade inerente à prancha. Nossa indicação são os modelos FCS2 Kolohe Andino e Futures John John Florence.

Agora, se sua preferência for surfar de quadriquilha, recomendamos os versáteis modelos Performer da FCS2 e F6 Legacy da Futures.

Sensações

Nós recomendamos usar sua Chilli Black Vulture em torno de 3 a 5 polegadas menor do que sua prancha performance do dia a dia. Considere o volume igual ou até meio litro a mais que ela também. Mais um ponto positivo desta prancha é ela atende desde surfistas iniciantes/intermediários até os profissionais. Se você é menos habilidoso, procure usá-la em tamanhos maiores e com mais volume. Já se você é mais habilidoso e experiente, aproveite para usá-la em tamanhos pequenos e destrua as marolas que aparecerem pela frente.

Acreditamos que esta prancha poderá ser a mais utilizada do seu quiver na temporada de verão. Considere também levá-la para uma surf trip, principalmente se for levar poucas pranchas. Toda sua versatilidade o ajudará muito em diferentes condições de mar, principalmente se tiver vários tipos de jogos de quilhas.

 

Deixe uma resposta

WhatsApp chat