fbpx

Chilli Mid Strength – Analisando Pranchas

Chilli Mid Strength – Analisando Pranchas‎ ‎‎ ‎ ‎‎ ‎ ‎‎‎ ‎

Nosso foco hoje na série Analisando Pranchas sai um pouco das pranchinhas de alta performance e vai para um nicho que está super em alta, o das Midlengths, nesse caso, a Chilli Mid Strength.

Midlengths

Conhecidas atualmente mundo afora como Midlengths, elas nada mais são do que as já muito conhecidas Funboards aqui no Brasil. O fato é que com o passar dos anos, esse time de prancha havia caído um pouco no esquecimento entre os surfistas mais experientes e fica quase que exclusivamente no mercado de iniciantes. Inclusive, era raro de se encontrar em pronta-entrega uma prancha desse tipo que não fosse daquelas de espuma, mais recomendadas para quem está aprendendo, sendo muit comum nas escolas de surf.

Entretanto, de uns anos para cá, o cenário mudou. As antigas Funboards, chamadas hoje de Midlengths, foram modernizadas e pouco a pouco voltaram a ter muita relevância no cenário do surf. Algumas pessoas dizem que isso se deu por conta do aumento do crowd, então os surfistas mais experientes optaram por ter uma pranchas dessas no quiver, com o intuito de poder pegar mais ondas em menos tempo.

Em termos básicos, podemos classificar as Milenghts como pranchas com tamanho entre 6’8″ até 9′. Suas características padrão são bicos largo e arredondado, pouca curva de rocker, bordas box (mais altas e arredondadas) e bastante volume. São populares por serem super estáveis, versáteis e divertidas.

Por conta do volume alto, as midlengths apresentam um poder de remada enorme e isso se traduz em mais ondas surfadas cada vez que você entrar na água com ela e isso definitivamente não é algo ruim, não é mesmo? Até porque quanto mais ondas pegamos, mais satisfeitos ficamos.

A Mid Strength

O consagrado shaper James Cheal projetou a Chilli Mid Strength durante o verão de 2018/19, enquanto estava com uma lesão no joelho e não conseguia surfar em sua capacidade total com sua pranchinha padrão. “Eu só queria algo que remasse fácil, pegasse muitas ondas e surfasse sem muito esforço”, então a Mid Strength foi criada.

Outline e Bordas

Como dissemos anteriormente, esse tipo de prancha conta com um outline mais largo e paralelo, além de bordas mais altas e cheias. Não é diferente com a Mid Strength. Seu outline conta com uma área de bico bem larga, que facilita demais a entrada nas ondas por conta da excelente remada. Da metade para trás, mais precisamente no terço final, ela ganha bastante curva e estreitamento até fechar na rabeta round. É exatamente nessa área que o trabalho de virar a prancha é realizado.

Suas bordas, diferentemente de muitas outras pranchas desse tipo, são mais baixas e refinadas e oferecem uma combinação de fluidez e suavidade com boa tração ao cortar as ondas. Sua rabeta round proporciona curvas mais arredondadas e arcos longos.

Concaves

A Mid Strength conta com um single concave suave na parte frontal, desenhado para gerar velocidade e sustentação, além de direcionar bem o fluxo d’água para a parte traseira. É já na região próxima das quilhas que o single concave suave vira um double concave acentuado, logo abaixo da base do pé de trás. Essa combinação oferece ótima capacidade de trocas de direção e manobrabilidade, deixando-a ainda mais divertida e fácil de virar.

Rocker

Virar e segurar curvas na borda em uma prancha longa parece não exigir tanto esforço assim, então Janes combinou uma curva de rocker baixa na região frontal, facilitando ainda mais a entrada nas ondas, com um rocker médio, um pouco mais acentuado, na saída, região da rabeta, o que a torna uma prancha mais responsiva na hora das cavadas e manobras, virando com mais facilidade.

Quilhas

Esse é um modelo de prancha que recebe bem basicamente qualquer tipo de quilha, portanto não há necessidade de ter vários modelos para ela. Sendo assim, recomendamos modelos mais neutros, tais como a FCS Accelerator no caso de triquilha e a combinação delas nas laterais com as FCS Performer Quad Rears no meio em caso de quadriquilha.

Se você utiliza o sistema Futures, prefira a F8 Legacy Series no caso de triquilha e a combinação delas nas laterais com as Medium Neutral Quad Rear no meio em caso de quadriquilha.

Considerações

Está ficando um pouco mais velho, talvez não esteja mais tão em forma ou seu tempo de surf simplesmente diminuiu? Às vezes, você só precisa da prancha certa para fazer o trabalho por você. A Mid Strength é feita para remar e pegar ondas facilmente. Seu outline e a combinação de rocker e fundo ajudam para a prancha não parecer longa e reta demais como a maioria das pranchas médias, então ela realmente surfa como uma prancha muito mais curta. Suba nela e tenha a garantia de que será convertido às midlengths.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading