fbpx

Chilli Shortie – Analisando Pranchas

Chilli Shortie – Analisando Pranchas

Nossa série analisando pranchas traz hoje um dos mais celebrados modelos de prancha de 2022, a Chilli Shortie. Aqui contamos como ela foi desenvolvida e por que se tornou um dos modelos preferidos dos surfistas em tão pouco tempo.

Stab In The Dark

Não é novidade para nossos leitores que sempre trazemos análises de modelos que se destacaram no consagrado programa Stab In The Dark, da revista virtual australiana Stab. Geralmente começamos pela vencedora, que na última edição, protagonizada pelo australiano Jack Robinson, teve a Channel Islands CI Pro como vencedora.

Dentre as 12 pranchas testadas por Jack, a Chilli Shortie foi uma das que mais se destacou, tendo sido escolhida como uma de suas favoritas, ficando na quarta colocação. Aliás, ela foi descrita por Robinson como “uma prancha fácil de ser surfada, você não precisa pensar muito, apenas subir nela e surfar”.

Desenvolvimento

A Chilli Shortie é o mais novo modelo de prancha de alta performance da marca australiana. Ela entrega um surf agressivo e pede ondas mais fortes e em pé para funcionar da forma como foi planejada. Foi pensada e desenvolvida para surfistas de nível intermediário, avançado e profissional. Ainda assim, James tinha em mente desenvolver uma prancha amigável e de alta performance ao mesmo tempo. Uma prancha que não fosse tão arisca ao ponto de ser difícil de controlar.

A Shortie foi refinada durante o ano de 2021, num trabalho de feedback muito importante com a participação do campeão mundial de 2015, Adriano de Souza, além de outros surfistas da equipe da Chilli. Foi aí que o shaper James Cheal entendeu que aquele modelo poderia ser enviado para disputar o Stab In The Dark 2021.

Outline e Bordas

A Chilli Shortie é uma prancha com características modernas. Seu outline é bastante curvilínio, com seu ponto mais largo um pouco mais estreito que outros modelos mais recentes da marca. Suas medidas são bem equilibradas, não há nenhuma quebra de linha em seu contorno. Entretanto, percebemos que dentre suas medidas padrão, uma que destoa das demais é a espessura. Sim, ela é uma prancha mais grossa que o normal na região da longarina, conta com uma quantidade generosa de espuma nesta área, o que a faz ser uma prancha com excelente poder de remada.

Mas não pense que isso a faz ser uma prancha grossa demais, pois ela tem um dome deck mais acentuado, fazendo com que suas bordas sejam de padrão médio, sendo bastante refinadas no terço final, especialmente na região das quilhas até o fim da rabeta. Essas características a fazem ser uma prancha bem equilibrada e versátil, performando muito bem em ondas mais em pé, mas também naquelas condições um pouco mais cheias.

Por fim, sua rabeta semi round pin é a cereja do bolo. Esse formato de rabeta entrega muito controle e tração, principalmente em alta velocidade nas partes mais criíticas das ondas, seja nas cavadas ou nas manobras de lip.

Rocker

O rocker da Shortie é contínuo, mas muito bem balanceado do bico até a rabeta. Tanto seu rocker de entrada quanto de saída são médios, trazendo equilíbrio e versatilidade ao surfista. Como dissemos anteriomente, ela funciona melhor em ondas mais fortes, mais em pé, e um dos motivos é a combinação de rockers médios.

Fundo

O fundo da prancha de fato tem uma forte influência no modo como ela se comporta na onda, principalmente porque os concaves são responsáveis por realmente direcionar o fluxo d’água que passa por baixo da prancha. No caso da Shortie seu fundo é bem simples, começa com um single concave moderado entre o bico e a base do pé e assim segue até a terceira quilha, onde no final muda para uma saída flat na rabeta.

Isso entrega à prancha bastante sustentação e velocidade no pé da frente, direcionando o fluxo d’água em direção à rabeta. Contudo, com a adição da saída flat, ela ganha em mobilidade e soltura, facilitando a troca de bordas. Aliás, o princípio básico de como o single concave funciona é que realmente ele direciona o fluxo d’água pelo meio da prancha, entre as quilhas, até a rabeta. Menos água é espirrada ou liberada pelas laterais, então mais sustentação é criada. Isso faz também com que as as bordas tenham mais curva que o meio, então a água flui com menos resistência.

Quilhas

Como esta prancha é muito versátil, é legal poder usar tipos de jogos de quilhas diferentes, para condições de mar distintas. Separamos um jogo de quilhas mais retas, ou seja, menos alongadas, para aquelas ondas com menos área, que exigem mais pivô, curvas mais fechadas e arcos mais curtos. Por outro lado, também separamos um jogo de quilhas mais alongadas, com mais rake, para ondas com bastante área, que pedem curvas mais longas e arcos bem amplos.

Para os fãs de FCS, o modelo mais reto é o Reactor e o mais alongado é o Carver. Para quem usa Futures, o modelo mais reto é a P6 Legacy e o mais alongado é a R6 Legacy. Por fim, para aqueles que só podem ter um jogo de quilhas no momento e preferem usar algo mais versártil que atenda a todos os tipos de ondas, indicamos os modelos Performer da FCS e F6 Legacy da Futures.

Fala, Petterson Thomaz!

Da mesma forma como aconteceu no artigo sobre a Al Merrick CI Pro, trazemos aqui a opinião do nosso atleta e exímio freesurfer Petterson Thomaz. Petterson usou a Chilli Shortie em mares clássicos e tubulares na Indonésia em 2022, assim como em um mar épico nas direitas do Pico de Matinhos. Confira abaixo seus áudios falando da Shortie e também seus vídeos surfando com ela.

Considerações Finais

A Shortie é definitivamente uma prancha de alta performance para ondas boas. Prefira usá-la em ondas acima dos 3 pés, de preferência em condições mais em pé, mais fortes. Se você é um surfista iniciante, dê preferência para outros modelos menos ariscos, pois a Chilli Shortie é uam prancha ideal para surfistas de nível intermediário para cima. Aliás, ela é um modelo perfeito para ser levado em surf trips de ondas tubulares, como Indonésia, México, entre outros.

Se você gostou da Shortie, entre em contato com nossos consultores e entenda quais as melhores medidas para seu nível de surf e tipo de onda. Confira nossa seção de pranchas em Pronta Entrega e escolha a sua.

Deixe uma resposta