Por Que Voltar A Surfar?
Para você que está longe das ondas há bastante tempo, alguma vez já se perguntou: “por que devo voltar a surfar?”. Hoje traremos todas as respostas que você precisa para voltar ao mar o mais breve possível.
Surfar não é apenas um passatempo divertido, mas também uma atividade de bem-estar físico e mental. De fato, é comprovado que a prática de esportes tem a capacidade de melhorar a sua saúde e promover um estilo de vida mais equilibrado. Nas linhas abaixo, vamos abordar mais a fundo alguns motivos pelos quais voltar a surfar pode trazer muitos benefícios para sua vida.
Fortalecendo A Parte Física
O surf é um treino completo para o corpo, tido como um dos esportes mais completos que existem. Ao surfar você estará movimentando e trabalhando braços, ombros, peitoral, abdômen, costas, pernas e claro, exigindo bastante também da parte cardio-respiratória. Para quem está acostumado com treinos em academias, sabe que poucas são as oportunidades de treinar o corpo todo em um único treino.
Você certamente perceberá uma boa diferença em seu corpo depois que retornar a surfar com mais frequência. Talvez você note que perdeu alguns quilos ou diminuiu alguns centímetros na circunferência abdominal. Talvez você sinta que está mais disposto e com mais energia no seu dia a dia, com mais resistência física em outros esportes também.
Outra consequência positiva da prática do surf é o ganho de equilíbrio e postura. Por ser um esporte de ação, que exige muito equilíbrio e agilidade, o surf inegavelmente nos faz ter maior consciência corporal, e isso é de suma importância para a execução de diversos movimentos em nossas atividades diárias, ajudando a evitar lesões e doenças. Independentemente da mudança que você sinta com mais clareza em seu organismo, o surf te fará evoluir fisicamente de uma forma divertida, unindo o útil ao agradável.
Benefícios Psicológicos
A ciência já provou que estar perto do mar traz benefícios mentais e emocionais. De acordo com o Psych Central: “Minerais suspensos no ar próximos ao mar reduzem o estresse. Íons negativos neste mesmo ar vindo do mar ajudam a combater os radicais livres, melhorando a atenção e a concentração. O sal na água preserva os níveis de triptamina, serotonina e melatonina no cérebro, que ajudam a diminuir a depressão e aumentar a sensação geral de bem-estar. Além disso, pesquisas demonstraram que os sons das ondas alteram os padrões de ondas do cérebro, produzindo um estado de relaxamento.”
Falamos dos benefícios cientificamente comprovados de estar em contato com o mar, mas sabemos que a prática do surf em si tem o poder de aumentar ainda mais estes benefícios. Muitos surfistas consideram o ato de pegar ondas como o mais relaxante de suas rotinas. Não é raro ouvir um surfista dizer que, quando está surfando, esquece de seus problemas e fica completamente focado no momento presente, vivendo plenamente.
Por fim, para quem tem problemas para dormir, realizar uma atividade fisicamente intensa como o surf ajudará você a adormecer mais facilmente. Nosso corpo precisa se recuperar de seus esforços durante o dia, dessa forma, perceba a diferença na qualidade de seu sono quando você voltar a surfar, normalmente ele se regula em pouco tempo.
Vitamina D e o Sistema Imunológico
É sabido que a vitamina D é essencial para nosso organismo, por vários motivos. Aparentemente, a vitamina D pode ajudar a prevenir várias doenças como o Alzheimer, a diabetes, a osteoporose e até mesmo problemas cardíacos. De fato, ela ajuda a reduzir as chances de desenvolver depressão, pois colabora para a manutenção do humor positivo. Sendo o surf um esporte de alta exposição ao sol, a ativação da vitamina D acontece de forma natural quando o surfista está na água, mantendo os níveis elevados e saudáveis. Importante mencionar que devemos sempre manter os cuidados básicos de proteção solar, como o uso de filtros, camisetas e bloqueadores, evitando assim os malefícios que o excesso de exposição solar pode causar.
De acordo com o site www.livestrong.org: “A água do mar contém elementos vitais, vitaminas, sais minerais, oligoelementos, aminoácidos e micro-organismos vivos que podem produzir efeitos antibióticos e antibacterianos para ajudar a promover um sistema imunológico saudável.”
Sem dúvida, a prática regular de atividades físicas e esportivas ajuda a melhorar nosso sistema imunológico. Estar em contato com a água do mar colabora para evitar que fiquemos doentes, portanto, esta é mais uma razão para estarmos o maior tempo possível em contato com o oceano e as ondas.
Paciência e Concentração
Qualquer um que já teve contato com o surf sabe que é um esporte que exige paciência. Mesmo os surfistas experientes precisam esperar por boas ondas quando estão surfando. Mais do que isso, todos nós surfistas precisamos de paciência para que as condições da natureza se alinhem e nos proporcionem ondas de qualidade.
Quando estamos surfando, precisamos tomar decisões inteligentes ao escolher quais ondas pegar. Isso certamente exige muita paciência, pois além de termos que aguardar pelas séries, há outros surfistas na mesma busca que nós. Quantas e quantas vezes achamos que vamos pegar aquela linda onda que aparece no fundo e de repente vem outro surfista na preferência e acaba nos tirando aquela oportunidade. Pois bem, assim é o surf, e como na vida fora d’água, aprendemos que não podemos ter todas as melhores ondas que queremos. O surf nos ensina a esperar, a escolher, a decidir e também a compartilhar. Quando surfamos, estamos constantemente dividindo oportunidades com outras pessoas.
Outra demanda importante no momento em que estamos na água é a concentração. Lidamos diretamente com as forças da natureza, com as quais não podemos disputar, portanto, nos mantermos concentrados enquanto praticamos o surf é fundamental. Esta concentração quando levada para fora d’água, para as tarefas cotidianas, de fato nos traz melhores resultados tanto em atividades profissionais quanto pessoais.
Contato Com a Natureza e Consciência Ambiental
O surf nos aproxima da natureza de uma maneira especial. Desde o olhar único que desenvolvemos sobre a vida próxima ao mar até a sensação indescritível de realmente nos movermos com a água. Os surfistas, via de regra, respeitam o oceano e a natureza. Não há como dissociarmos o surf da natureza, eles estão intimamente ligados. Sem dúvida, o ser humano torna-me muito mais consciente sobre o meio ambiente depois que começa ou volta a surfar.
Nos tornamos pessoas mais ecológicas quando passamos mais tempo em contato com natureza. Acabamos sendo pessoas mais perceptivas a quaisquer pequenas mudanças no ambiente, como pequenas mudanças nos bancos de areia por exemplo. Se não fosse o surf e a oportunidade de conhecer pessoas inspiradoras que se esforçam para alcançar coisas melhores para o ambiente em que vivemos, talvez muitos de nós não seríamos tão conscientes da situação ambiental devastadora por que passa nosso Planeta.
Surfe Mais
Como surfistas, temos uma sorte incrível de podermos estar na água, praticarmos uma atividade livremente imersos na natureza. A simples prática do surf libera altas doses de hormônios como a endorfina e a serotonina em nosso organismo. Nos sentimos saciados, felizes, completos e radiantes, de dentro pra fora.
Muitos fatores contribuem para o poder viciante do surf. Seja pelas ondas em si, pelas pessoas com quem dividimos nosso tempo no mar, seja pelas comunidades que visitamos quando viajamos em busca das ondas. Pode ser também pelo meio ambiente, pelo conhecimento ou até mesmo pela evolução física e mental que o esporte traz.
Por fim, aquele que surfa é de fato um sortudo por ter essa oportunidade. Ela deve ser compartilhada, pois tem o potencial de mudar tantas outras vidas para melhor, assim como já mudou a de muitos de nós. Portanto, mande esse texto para aquelas pessoas que estão precisando de um empurrãozinho para voltar ao surf e conte pra nós como essa leitura te afetou também. Nos vemos pelas praias do mundo!