fbpx

Como Voltar A Surfar

Como Voltar A Surfar

Se você está longe do mar há algum tempo, já deve ter se perguntado em como voltar a surfar depois desse período em que esteve parado, não é mesmo?

Ex-Surfistas Existem

Bem, muitos de nós já passamos por isso. Seja qual for a razão que o levou a se afastar do surf, verdade é que a maioria dos surfistas acaba diminuindo a frequência no surf em alguma fase da vida. A não ser que você seja uma pessoa muito afortunada, que mora pertinho do mar e surfa praticamente todos os dias, sem muita preocupações, você algum dia poderá passar por isso.

Nos dias de hoje, em que este artigo está sendo escrito, estamos vivendo uma pandemia e muitos de nós realmente estamos longe do surf há um mês ou até mais. No entanto, nosso foco hoje é conversar principalmente com aquele surfista que parou de surfar há muito mais tempo. Estamos falando de um, dois, cinco, até dez anos. Sim, há muitos e muitas ex-surfistas por aí. Sem dúvida, muito mais do que podemos imaginar, e você certamente conhece alguém assim.

Pausas Inevitáveis

voltar a surfar

De fato, esses momentos podem acontecer com todos nós e são apenas parte da vida. Pode ser que você tenha sofrido uma lesão, que tende a acontecer com mais frequência com os surfistas mais velhos. Pode ser também por alguma situação de mudança de cidade, que o afastou das ondas por um tempo. Algumas pessoas também deixam o surf de lado por prioridades profissionais ou familiares. Enfim, cada um tem sua história e suas razões pelas quais se afastaram do esporte que tanto amavam.

Mas uma coisa é certa, raramente o motivo da pausa é porque o amor pelo surf tenha diminuído. Em algum lugar a chama do surf ainda existe, mesmo que praticamente apagada, é questão de tempo até que as circunstâncias da vida a reacendam e o surf torne a ser uma paixão viva naquele ex-surfista.

Chama Reacesa

Quando isso acontece, quando uma faísca reacende aquela chama e você decide que é hora de voltar, inevitavelmente você irá descobrir que precisa ajustar muitas coisas para se sentir à vontade no mar novamente. Provavelmente sua primeira constatação será a de que está fora da forma. Mesmo que você tenha mantido uma rotina saudável de alimentação e atividades físicas quando estava distante do surf, inegavelmente seu corpo sentirá a retomada ao surf. Portanto, mesmo que haja memória muscular, procure fazer treinos voltados aos movimentos do surf, fora d’água mesmo, para que seus músculos possam ir se familiarizando com eles.

Outra constatação bastante óbvia será o “tempo de bola”, com dizem no futebol. O surf é uma arena em movimento, as ondas quebram em velocidades diferentes e você já não está mais habituado àquilo. É muito comum que surfistas que ficaram parados por muito tempo tenham dificuldades de entrar nas ondas, mas com certeza será questão de tempo e prática para que tudo volte ao normal. Você não desaprende essas coisas, apenas perde o ritmo. A prática é com certeza o melhor remédio.

Remada

Tudo o que um surfista que está retomando suas práticas na água deseja é que as ondas estejam pequenas nos primeiros dias. Seus anos anteriores de surf foram suficientes para fazê-lo entender que a entrada no mar pode ser algo bastante desafiador, principalmente quando as ondas estão grandes. Se esse for o caso, lembre-se de tudo o que você já sabe, de tudo o que você fazia para enfrentar uma arrebentação forte. Aliás, recomendamos que leia este artigo que escrevemos há alguns meses, ele poderá te ajudar muito nesse momento.

Mais uma vez, para que o desafio seja menor quando voltar a surfar, o ideal é treinar fora d’água. No caso da remada, sem dúvida o melhor exercício é praticar a natação. Converse com um treinador e exponha suas intenções de voltar ao surf, ele poderá ajudá-lo com treinos de resistência e potência, para que sua remada tenha um rendimento melhor e mais duradouro no seu processo de retorno.

Flexibilidade, Mobilidade e Agilidade

As dificuldades que você poderá encontrar para se levantar na prancha provavelmente ocorrerão por conta da falta de agilidade e mobilidade do seu corpo. Converse com seu treinador para que ele possa te ajudar na montagem e execução de treinos específicos. É sempre importante lembrar que a consistência nos treinamentos é muito importante, pois para preparar os músculos adequadamente leva algum tempo. Sendo assim, dedicação e disciplina são as palavras que não podem sair da sua cabeça.

Existem alguns treinamentos específicos para surfistas, os quais são de grande valia tanto para os mais assíduos quanto para os que estão querendo voltar à ativa. Alguns exemplos de bons treinos podem ser encontrados online, como a rotina do Mick Fanning ou o método do surf coach brasileiro Rodrigo Machado. Lembre-se sempre de executá-los com a supervisão de profissionais educadores físicos habilitados.

Equipamento

É nesse quesito que muitos surfistas pecam ao tentar voltar a surfar. Inclusive, muitos desistem depois das primeiras tentativas de retomada. A maioria deles acaba tentando voltar ao surf com a mesma prancha que usaram pela última vez. Aquela prancha que está largada e empoeirada em algum canto da casa. Este é um erro muito comum e vamos explicar o porquê.

Primeiramente, uma prancha de surf têm uma certa vida útil. Não podemos dizer ao certo quantos meses ou anos ela dura, mas podemos afirmar que sua performance não é mais a mesma depois de um ano ou mais de uso. Ela pode até parecer perfeita, visualmente falando. Às vezes está apenas amarelada, mas acredite, o comportamento dela na água já não é mais aquele que ela tinha quando era nova. Imagine então uma prancha que já tem 4 ou 5 anos, sendo boa parte desse tempo sem uso.

Outro motivo pelo qual uma prancha antiga não irá funcionar direito anos depois, é a falta de volume. A tendência da maioria de nós é ganhar peso depois que deixamos o surf de lado, e isso é uma realidade. Aquela prancha que o surfista usava quando tinha 75 quilos já não suportará seus dez quilos a mais de hoje. Além disso, as características do shape já estão obsoletas, a prancha literalmente parou no tempo.

Prancha Nova

O primeiro passo é buscar atualizar seus equipamentos. Converse com seu shaper ou com nossos consultores através do chat, explique sua situação detalhadamente. É de suma importância contar há quanto tempo você não surfa, qual era seu nível de habilidade quando parou, qual a sua rotina nos dias de hoje, em quais praias pretende voltar a surfar e principalmente sua atual condição física. Dessa forma, nossos consultores poderão indicar a prancha exata para que você possa voltar a surfar de forma segura, com o equipamento correto, aquele que entregará a performance necessária para quem está voltando ao surf depois de muito tempo parado.

Hora De Ir Pra Água

voltar a surfar

Chegou a tão esperada hora de voltar ao mar. Você já tem a prancha certa e está sentindo-se preparado para pegar suas primeiras ondas depois de um longo tempo. Dê a si mesmo uma meta, uma cota mínima de ondas naquela sessão. Não exija muito de você mesmo, respeite seu tempo e seu corpo. Neste momento, estar com seus amigos que não pararam de surfar também é importante, visto que eles se mantiveram ativos e poderão ajudá-lo bastante em todos os momentos pré, durante e pós surf.

Se você realmente ficou pilhado em voltar a surfar, acompanhe nossas postagens nas redes sociais e neste Blog, entraremos em maiores detalhes sobre pranchas e preparação física nas próximas semanas. Além disso, conte sempre conosco para tirar suas dúvidas sobre equipamento através de nosso chat. Se você tiver algum amigo na mesma situação, recomende esta leitura a ele, quem sabe vocês voltam a surfar juntos, não é mesmo? Queremos muito vê-los surfando novamente!

Deixe uma resposta