fbpx

Análise Do Pico – Playa Colorado, Nicarágua

Análise Do Pico: Playa Colorado, Nicarágua

Dando continuidade à nossa série Análise Do Pico, chegamos à Playa Colorado, na Nicarágua. Esta região é a primeira da América Central a fazer parte das nossas análises.

Uma praia praticamente particular, acessível apenas aos hóspedes e proprietários do Hacienda Iguana ou pelos poucos surfistas que pagam para serem deixados de barco. Dessa forma, a Playa Colorado permanece bem preservada. Esta faixa de praia oferece uma variedade de picos de surf, incluindo reefs e muitos bancos de areia por toda extensão. Isso é muito bom, pois dá a oportunidade aos mais diversos tipos de surfistas escolherem a melhor onda para seu nível de habilidade.

Consistência

Playa Colorado é uma das ondas mais consistentes da região e oferece surf praticamente o ano todo. No entanto, o melhor período é entre os meses de março e outubro. É nesta época em que as ondulações de sul e sudoeste são mais constantes e o surf está garantido praticamente todos os dias. Mesmo em condições pequenas, as ondas desta praia são fortes e divertidas. Já em dias grandes, podem ser bastante desafiadoras, pois tubos rápidos e largos quebram em diversas valas.

Se o seu objetivo principal na hora de escolher um destino de viagem é pegar tubos, a Playa Colorado é o lugar ideal para isso. Se der a sorte de pegar o pico nas condições ideais, é possível surfar alguns dos melhores tubos da sua vida. É uma onda que funciona praticamente o dia inteiro, com vento terral e pouco influenciada pela variação da maré. Entraremos em maiores detalhes sobre as condições perfeitas mais adiante.

Para Todo Tipo De Viajante

Além de ser um destino muito indicado para surf trip com os amigos, esta praia também é uma ótima opção para quem pretende viajar com a família. O Hacienda Iguana, principal condomínio da região, conta com acomodações de ótimo padrão, com apartamentos completamente mobiliados e seguros, de frente para o mar, com dois ou três quartos.

Neste local você e sua família poderão tomar café da manhã de cara para as ondas. Aqui no Brasil, algumas agências oferecem pacotes com excelente custo-benefício para este destino, num ambiente relaxante e acolhedor. A propriedade à beira-mar foi construída por uma equipe de artesãos nicaraguenses em estilo tradicional. A grande vantagem de ficar ali é não precisar fazer uso de um barco para acessar o surf, embora essa seja uma opção para passeios, excursões e para surfar outras praias.

O Surf Em Playa Colorado

A Nicarágua é relativamente nova na exploração do turismo de surf. Certamente, um dos motivos para isso foi o período de instabilidade política no país entre as décadas de 1970 e 1990. Enquanto o turismo se desenvolveu de forma rápida na vizinha Costa Rica, a Nicarágua se manteve quase escondida por décadas, mesmo após a estabilização política. Foi só a partir de meados dos anos 2000 que começaram a surgir surf camps por lá. É claro que alguns surfistas, principalmente americanos, já se aventuravam por suas estradas de terra em busca de ondas perfeitas antes disso, mas a popularização do destino se deu mesmo a partir de 2005.

A região mais explorada do país, falando de surf, fica entre Popoyo e San Juan Del Sur. A Playa Colorado fica ao sul de Popoyo, distante uns 30 minutos de carro ou panga (barco). A onda principal tem fundo de areia e quebra ao sul da praia, e como já dissemos, forma ótimos tubos tanto para a esquerda quanto para a direita. Ao norte da praia de Colorado tem uma onda chamada Panga Drops. Esta é uma onda que quebra sobre um fundo de pedras e costuma estar sempre um pouco maior do que o beach break.

Picos Alternativos

nicarágua playa colorado
Manzanillo

Descendo mais ao sul, a aproximadamente 20 minutos de barco, está Manzanillo, um point break de esquerda com um visual paradisíaco. De fato, esta é uma ótima pedida para quando o mar em Colorado estiver muito grande ou maior do que sua disposição em encará-lo.

Rancho Santana

Para quem estiver na disposição, há outras ondas também para o norte, em direção à Popoyo, como Playa Rosada, Rancho Santana e a própria onde de Popoyo. Além destas, existem picos menos conhecidos, mantidos quase como secretos, onde guias locais podem te ajudar a chegar e surfar praticamente sozinho.

Vento Terral Predominante

O litoral centro-sul da Nicarágua conta com mais de 330 dias de terral por ano, basicamente o dia todo. Inegavelmente, isso é algo raro de se encontrar em qualquer pico de surf do mundo. Esta anomalia meteorológica é possível por causa do Lago Nicarágua. Este lago é o maior pedaço de água doce da América Central. Com um tamanho impressionante de 8.264km quadrados, seu ponto mais profundo tem 60 metros de profundidade. O lago, também chamado de Cocibolca pelos locais, fica muito próximo à costa do Pacífico, e isso tem um efeito único no surf.

Os famosos ventos que sopram sobre o lago Nicarágua, em direção à costa do Pacífico, não vêm das margens de água doce do lago. Na verdade ele são ventos alísios que sopram ao longo da Linha do Equador em todo o mundo. Os ventos alísios são causados ​​pelo aquecimento do ar e evaporação constante que ocorre ao redor do equador da Terra. Estes ventos sopram de leste a oeste acima do equador. Assim, os ventos alísios do mar do Caribe encontram a costa leste da Nicarágua, onde a localização geográfica do Lago Nicarágua permite que os ventos viajem livres pelo país até a costa oeste.

Em suma, geograficamente há uma brecha na cordilheira, que vai da América do Norte à América do Sul, e essa lacuna permite que os poderosos ventos alísios vindos do leste sejam canalizados sobre a planície e os lagos do país, soprando terral o dia todo na costa oeste, para a alegria dos surfistas.

Condições Ideais

Playa Colorado

playa colorado nicarágua

A Nicarágua é realmente um país com vocação para boas ondas. Sua costa oeste é completamente aberta às poderosas ondulações de sul e sudoeste, que sobem desde o Chile até a Califórnia entre os meses de abril e outubro. Além disso, o país faz sol e calor o ano todo, onde você poderá surfar de bermuda todos os dias, mas lembre-se sempre da proteção solar, pois o bicho pega na América Central.

A melhor direção de ondulação para esta praia é de sudoeste, mas também quebra legal com swell de sul. O vento perfeito é o leste/noroeste, exatamente a direção dos ventos alísios que sopram o ano todo. Outra grande vantagem de Colorado é que suas ondas são pouco sensíveis a variação das marés, quebrando tubulares tanto na seca quanto na cheia. Existe pouca correnteza e a arrebentação pode ser desafiadora quando as ondas passam de um metro e meio. Tenha em mente que as ondas dessa praia são rápidas e tubulares, dessa forma é muito importante estar com o equipamento certo.

Separamos dois modelos de pranchas ideais para Colorado em seus dias clássicos e grandes. Ambas contêm características similares, com pouco rocker de bico e ótima remada para entrar antes nas ondas, rabetas estreitas para segurar bem nas cavadas e gerar estabilidade nos tubos e muita velocidade e responsividade por conta do concave single to double correndo pelo fundo.

DHD Sweet Spot 3.0

Pyzel Ghost

Estes modelos acima podem servir muito bem também para os dias em que as esquerdas de Manzanillo ou o point de Panga Drops estiverem quebrando grandes.

playa colorado nicarágua
Tubo em Manzanillo

Outros Modelos

Para os dias menores, mas ainda fortes e tubulares, poderíamos indicar uma infinidade de modelos. Nestes casos, a prancha ideal vai variar de acordo com suas características pessoais. Por isso, sempre recomendamos que consulte nossos consultores através do chat, pois através de uma conversa eles poderão indicar o modelo e tamanho perfeitos para sua trip. De qualquer forma, dois modelos de pranchas que podem funcionar muito bem em ondas de 1m a 1.5m são a Sharp Eye #77 e a Lost Sabotaj. Ambas são pranchas muito rápidas e responsivas, que têm a capacidade de gerar muita velocidade e são seguras no topo da onda.

Se você gostou deste destino de surf, mande o link deste artigo para seus amigos e comecem a planejar sua próxima surf trip para lá. Teremos o prazer em ajudá-los na organização de seus quivers para que possam aproveitar o melhor que as ondas da Nicarágua têm a oferecer.

Panga Drops em dia clássico!

 

 

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading