fbpx

Como Pegar Suas Primeiras Ondas

Como Pegar Suas Primeiras Ondas

Como Pegar Suas Primeiras Ondas 

Para você que anda se perguntando em como fazer para pegar suas primeiras ondas, preparamos um conteúdo muito bacana. Certamente depois dessas dicas você vai querer correr para a praia e colocar tudo em prática.

Primeiramente devemos dizer, o surf é o único esporte em que o terreno onde está sendo praticado está em constante movimentação. O oceano é o maior ser vivo da Terra, por vezes convidativo, por vezes ameaçador, o mar está sempre em ativo, mesmo em dias de ondas pequenas. O efeito das ondulações, das marés e dos ventos faz mudar constantemente esta arena onde entramos para surfar chamada de oceano. 

Sendo assim, vamos começar com as orientações básicas, que devem ser aprendidas muito antes de você pensar em colocar seus pés na água. Os princípios básicos devem ser todos bem entendidos para que o surfista iniciante possa se aventurar em suas primeiras ondas, visto que o surf é um esporte radical e oferece riscos reais. Aliás, recomendamos a leitura de outros artigos que postamos aqui há poucos meses, detalhando ainda mais este processo inicial, clique aqui!

Correnteza e Pedras

Esteja atento às correntes marítimas, elas podem ser bastante traiçoeiras. Para surfistas mais experientes elas até podem ajudar na hora de entrar no mar e chegar no fundo, mas no caso dos iniciantes, melhor evitá-las por enquanto. 

A força da correnteza pode tanto empurrar o surfista em direção a zonas perigosas cercadas de pedras como também para o fundo, dependendo da intensidade e da direção. Converse com os mais experientes, com guarda-vidas, com locais e só assim acesse o mar onde for orientado a fazer. 

Aprendizado Fora D’água

Pegar sua primeira onda é um momento emocionante no surf. No entanto, é importante que você aprenda alguns movimentos básicos simulados fora d’água. A melhor forma é sem dúvidas uma escola de surf, onde os instrutores estão preparados para ensinar de forma correta as técnicas básicas para que sua curva de aprendizado seja a melhor possível e você atinja seus objetivos o quanto antes. 

Existem centenas, talvez milhares de escolas de surf espalhadas pelas principais praias do Brasil. Procure uma próxima de você e se dedique ao máximo, com coragem e determinação, certamente não irá se arrepender.

A Importância da Remada

Como pegar suas primeiras ondas

Pegar sua primeira onda é um momento emocionante no surf, mas para isso você deverá saber como remar em cima da prancha, pois sair remando de qualquer jeito não vai ajudar em nada. O correto é remar com ritmo, sincronização, com o corpo firme e centralizado na prancha, no ponto de equilíbrio. Para que suas braçadas sejam eficazes você deve enfiar não apenas as mãos na água, mas também os antebraços, logo abaixo da prancha, com os dedos bem juntos. 

Quando você está tentando pegar uma onda, precisa fazer com que sua prancha se mova o mais rápido possível na água. Muitos surfistas novatos perdem ondas porque não remam com força e ritmo suficientes para conseguir entrar nas ondas. Se você ficar parado esperando a onda que chegar, certamente será derrubado por ela. É por isso que você deve colocar sua prancha em movimento antes da onda chegar.

Frequentemente, surfistas iniciantes tendem a acreditar que já pegaram a onda, quando na verdade não. Portanto, sempre adicione duas remadas extras, pressione o peito na prancha e se apoie com força na parte frontal na hora de ficar em pé.

Seja Persistente

As primeiras tentativas de surf podem ser um pouco frustrantes, mas quando você conseguir pegar sua primeira onda será apenas uma questão de tempo até que você fique em pé na prancha. Dessa forma, saber escolher a onda certa é uma habilidade primordial no surf. Se você remar em ondas inapropriadas acabará tendo menor velocidade, menor empuxo e consequentemente maior dificuldade em desenvolver seu surf.

Portanto, um iniciante precisará aprender quais são as melhores ondas e onde elas estão quebrando antes mesmo de pensar em se levantar na prancha. Uma coisa leva a outra. Depois que você já tiver pego algumas boas ondas apenas deitado na prancha, daí sim será o momento de começar a colocar-se de pé, mesmo que reto na espuma. Após você já ter dominado a técnica de pegar as ondas certas, estará pronto para experimentar novas sensações, surfar em uma direção angular. Ou melhor, pegar a parede da onda

Surfando Na Parede Da Onda

como pegar suas primeiras ondas

De fato os iniciantes não sabem muito bem em que direção a onda está quebrando, mas a prática e a literatura de surf os guiarão (assista muitos vídeos). Aprenda o que é uma direita e uma esquerda, como as ondas abrem para o lado. Entenda que a parte mais forte, com mais energia da onda fica sempre mais próxima à espuma! Lembre-se: o objetivo do surf é surfar na parte limpa de uma onda, para frente e para o lado, em frente à espuma. Depois que conseguir realizar este objetivo por algumas vezes você nunca mais vai querer parar de surfar, acredite nisso!

Equipamento Correto

Inegavelmente, estar com o equipamento correto para iniciar no surf faz toda a diferença. Há diversas teorias e opiniões distintas quanto a isso. Muita gente considera ideal aprender a surfar com um pranchão, por conta da enorme flutuação e estabilidade que ele oferece. De fato isso faz sentido, todavia se sua intenção não é ficar surfando de longboard, acreditamos que há formas melhores de aprender já usando pranchas menores e mais maleáveis. 

As pranchas de espuma podem ser uma forma segura de começar a surfar, pois estas oferecem poucos riscos de lesões se houver algum tipo de colisão com o equipamento, e acredite, haverá. Depois que já estiver correndo na parede das ondas de forma constante e estável, muito provavelmente você desejará trocar de prancha. A prancha de espuma continuará garantindo diversão em mares bem pequenos e você não precisará de desfazer dela, entretanto uma prancha mais arisca e radical o fará evoluir para um próximo nível de surf.

Foi pensando nisso que separamos alguns modelos os quais acreditamos serem ideias para os iniciantes no esporte. Estes são apenas alguns com os quais trabalhamos, mas temos diversos outros que podem servir também. Tudo vai depender das suas características físicas, da sua frequência na prática do esporte, do quanto está disposto a investir (sim, o surf é um investimento e não um gasto) e principalmente dos seus objetivos.

FireWire – Greedy Beaver

A Greedy Beaver é uma pranchinha disfarçada de longboard. Ela oferece uma ótima remada, entra fácil nas ondas e apresenta um surf muito leve graças a sua rabeta round pin. O seu fundo começa com concave único e acaba em duplo.

Tropical Brasil – Vum-Ovum

Essa prancha é ideal para quem está aprendendo a surfar. Uma ótima opção para quem não quer disputar muito na remada com o crowd. Com rabeta round, começa em single concave no bico, fica flat no meio e termina em vee.

Attack

Prancha criada pensando nos iniciantes, foi feita para que tivesse uma ótima remada e que ao mesmo tempo fosse super estável. Seu design facilita a entrada nas ondas e mantém boa estabilidade na hora de ficar de pé na prancha, proporcionando uma evolução rápida no surf.

Prancha feita em EPS (epóxi), com fibras de reforço, essa prancha tem a durabilidade e desempenho melhor que as pranchas de espuma softboards.

Lost Mayhem – Puddle Jumper

Esse modelo promete o equilíbrio certo entre a remada para pegar onda e gerar velocidade em ondas minúsculas. Prancha viva, precisa e manobrável. A Puddle Jumper é completa! Ela rema como um longboard, serve também para ondas um pouco maiores (até meio metrão), sendo muito precisa e ágil nas curvas. Ideal para o iniciante que já sabe correr na parede das ondas, você pode usá-la por muito tempo.

Croa Softboard – Salt

Prancha ideal para quem está aprendendo, material anti-impacto que proporciona liberdade e segurança para o surfista iniciante. O alto volume oferece grande estabilidade, favorecendo muito o aprendizado. As quilhas que acompanham a prancha são de encaixe e anti-corte, arredondadas para evitar qualquer acidente.

Deixe uma resposta