Conhecendo a Channel Islands e Al Merrick

Você provavelmente já ouviu falar do Al Merrick e da Channel Islands Surfboards, um dos melhores fabricantes de pranchas de surfe do mundo. Confira o post que fizemos contando um pouco da história dessa marca incrível!

Sediada em Santa Bárbara, no paraíso do surfe que é a Califórnia, a Channel Islands, fundada em 1969, se dedica ao desempenho e à qualidade através de trabalho duro, inovação e originalidade.

História

Anos atrás, um homem chamado Al Merrick era apaixonado pelo surfe. Nascido em New Jersey, ele se mudou com seus pais para a Flórida. Após alguns anos, foram para a Califórnia, onde começou a surfar aos dez anos de idade. Rapidamente, Al utilizou seus anos de experiência para começar a construir as famosas pranchas.

No entanto, o shaper ainda não era conhecido. Foi apenas em 1982, quando ele se juntou ao grande surfista Tom Curren, que tudo começou a mudar.  Pouco tempo depois, Curren tornou-se um dos maiores ícones de surf de todos os tempos, trazendo toneladas de popularidade para Al Merrick e suas pranchas. Todos queriam copiar o estilo de Curren. Todos queriam ter o mesmo tipo de prancha que ele usava. Com o passar dos anos, Al continuo investindo em alguns dos melhores surfistas do mundo como Taylor Knox, Kelly Slater, Lisa Anderson, entre outros.

 

Atualmente

Cerca de 45 anos depois, as CI continuam fortes. Atualmente, é uma organização privada, focada no produto orientado pelo piloto e na fabricação do melhor equipamento possível disponível. Localizado em uma instalação de última geração a apenas alguns quarteirões de Rincon Del Mar, o QG da CI representa uma base para o desenvolvimento, teste e construção de pranchas, proporcionando empregos em Santa Barbara há muitos anos.

Foto por Sebastian Leon

 

Mesmo com o próprio Al Merrick mais afastado da operação, seu filho, Britt, assumiu o reinado da empresa e garantiu ao mercado uma nova geração de inovações, com os projetos feitos por computador e outras diversas tecnologias agregadas. No final, o futuro parece brilhante para as Channel Islands. Com mais de trinta modelos de pranchas, a empresa permite escolhas para surf bem direcionado e com um bom custo benefício.

Se você é um surfista competitivo, pode escolher um entre muitos modelos profissionais da Channel Islands. Estes incluem modelos concebidos em torno da entrada de Rob Machado, Taylor Knox, Tim Curran, Dane Reynolds e Kelly Slater. Há também várias pranchas projetadas para surfistas iniciantes e intermediários que querem levar o esporte para o próximo nível. Abaixo está uma lista de alguns modelos oferecidos pelas CI:

Rook 15

É hoje a prancha mais usadas pelos atletas no CT. Foi com essa prancha que o Adriano ganhou a etapa em Margaret River contra o John John em 2015.
Vista pela primeira vez no WCT em 2010, a Rook 15 tem sido muito usada pelos atletas Channel Islands esse ano; Kelly SLater, Adriano, Nat Young, Sebastian Zietz, Kai Otton e as meninas do tour Lakey, Sage e Bianca. Surfada menor e mais larga que a original, a Rook 15 é a melhor prancha de competição. Fundo single concave, desempenha melhor quando surfada de borda. Surfe com essa prancha da mesma altura que você ou 2¨ polegadas maior.

 

 

 

 

Weirdo Ripper

Inspirado em Yadin Nicol, a Weirdo Ripper é um conceito completo que se destaca no surfe de pequeno e médio porte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The New Flyer 

Essa é a nova versão do popular modelo Flyer, para ondas pequenas. É mais curta e larga que a anterior, com espiral em V na cauda, permitindo curvas fechadas rápidas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Semi Pro 12

Prancha criada pelo Kelly Slater na sua campanha do titulo em 2011. A Semi Pro 12 foi feita para ondas boas, tubulares, com força. Uma prancha de surf com bom volume distribuído e que vai muito bem no surf de borda.
Desenvolvida para ser usada com a mesma altura de quem a surfa ou até 2¨ maior.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fred Rubble

A Fred Rubble Surfboard foi projetada com o jovem surfista Conner Coffin. É uma prancha de surfe muito original, com balanço de menor entrada e um outline mais amplo. Uma boia divertida para a cintura até um pouco acima da cabeça.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fever

O modelo The Fever  tem suas raízes nos designs de alta performance de Al Merrick já testados e aprovados. A tacada desta criação junto com Mike Adrews e Patrick Gudauskas foi a de projetar uma prancha mais acessível com um nível de performance do tour mundial, fazendo que qualquer um que surfe nela possa “instantaneamente sentir a velocidade e o gosto pela criatividade”. Pegando emprestado de Pat os elementos favoritos dos modelos Proton, Rookie e MBM, e combinando-os com um sutil single concave e rocker mais baixo, resultou numa prancha com muita sensibilidade e facilidade de surfar. Com um outline suavemente mais paralelo e um rocker suave, The Fever tem demonstrado ser um design de excelência para as mais variadas condições do mar e tipos de ondas.

 

 

 

De acordo com Al Merrick –  ‘’A força matriz por trás do Channel Islands Surfboard é a demanda de design criada pelos melhores surfistas do mundo, permitindo a maior performance possível de surf. Oferecer aos surfistas mais dedicados os designs de performance mais avançados é a minha paixão.”

Nós, aqui do PranchaNova possuímos todos esses e outros modelos disponíveis no site. Entre e confira!

Leave a comment