fbpx

Será Que Estou Usando A Prancha Certa?

Será Que Estou Usando A Prancha Certa? –

Alguma vez você já se perguntou: será que estou usando a prancha certa? O artigo de hoje traz algumas importantes constatações e sinais para você descobrir se está usando o equipamento correto para você neste momento.

Algum dia você sentiu que a praia e as ondas pareciam chamá-lo sempre que as via. Então, por iniciativa própria ou incentivo de alguém mais velho, resolveu atender ao chamado delas. Você se inscreveu em aulas de surfe ou simplesmente se aventurou a aprender com seus amigos ou até mesmo sozinho. Certamente, a primeira vez em que surfou uma onda foi emocionante e ali você sentiu que o surf era feito para você.

A partir daí muita coisa aconteceu. Você, por exemplo, comprou uma prancha nova porque estava empolgado com sua evolução. Entretanto, a primeira vez que surfou com ela pensou que talvez só precisasse de algum tempo para se habituar. Isso porque surfar com ela pareceu ser um pouco difícil em comparação com sua prancha anterior, aquela com a qual aprendeu nas aulas de surf.

Acredite, isso é mais comum do que você pode imaginar. Não desanime com a estagnação do seu surf, seja qual for seu nível atual. Muitas vezes isso está acontecendo apenas porque você não está usando as pranchas certas para seu atual estágio no esporte. Para ajudá-lo a descobrir se isso realmente está passando contigo, elaboramos algumas maneiras de diagnosticar seu problema.

Dificuldade De Pegar Ondas

prancha certa

Você sente que as ondas frequentemente passam por baixo de você e da sua prancha e você quase nunca consegue pegá-las? Pois bem, pranchas de surfe com mais volume apresentam maior flutuação na água e provavelmente sua prancha de surfe é tem pouco volume para você. Para conseguir entrar nas ondas e realizar um drop seguro e veloz você precisa pegar alguma velocidade que seja maior ou pelo menos compatível com as ondas.

Dessa forma, é importante que o volume da sua prancha esteja de acordo com seu peso, habilidade e forma física. Por exemplo, uma prancha mais longa, larga e/ou espeça terá área suficiente para equilibrar seu peso de forma estável, sem afundar na água. Isso o ajudará a pegar e surfar muito mais ondas.

Travado Nas Curvas

prancha certa

Mudar a prancha de direção é uma luta para você? Se for esse o caso, pode significar que sua prancha tem muito volume. Tanto a falta quanto o excesso de volume na prancha são prejudiciais, cada um da sua forma. É claro que a parte técnica também é muito responsável por nossas travas no mar, mas devemos começar nossa evolução e ajuste a partir do nosso equipamento. Após ter certeza de que está com a prancha certa, procure aprimorar a parte técnica. Nesse quesito podemos ajudá-lo muito também com nossos artigos da série Surfe Melhor.

Instabilidade Extrema

Você percebe que está perdendo o equilíbrio logo ao ficar de pé na sua nova prancha? Isso acontece mesmo após você saber a técnica e ter feito isso centenas de vezes antes? Temos uma má notícia, sua prancha é muito estreita para você e não tem área suficiente para equilibrar seu peso. Mas não se preocupe, isso é fácil de resolver. Uma prancha mais larga irá facilitar e muito sua vida, pois irá entregar a estabilidade que necessita para destravar seu surf de uma vez por todas.

A Prancha Se Arrasta Demais

Você sente que a prancha afunda ou se arrasta enquanto você surfa, mesmo sabendo que o volume é o correto para você? Se você está tendo dificuldade para ganhar velocidade enquanto corre as paredes, outro fator que pode estar causando isso é a curva de rocker da prancha. Ela nada mais é do que a envergadura da prancha. Pranchas com menos rocker tanto no bico quanto na rabeta tendem a gerar e manter a velocidade com mais facilidade.

Esse tipo de prancha com pouca curva de rocker funciona bem em ondas mais cheias e também para surfistas menos habilidosos. Por outro lado, as pranchas com bastante curva se encaixam bem em ondas mais em pé e exigem maior habilidade para serem controladas.

As Ondas

prancha certa

Não adianta falarmos de tudo isso sem pensar em que tipo de ondas iremos surfar com nossas pranchas. De fato, o ideal é termos um quiver de pelo menos 3 pranchas. Dessa forma estaremos cobertos em quase 100% das condições de mar que podemos encarar na região onde vivemos ou surfamos com mais frequência.

Certamente, a prancha ideal para o surf em ondas de 1 a 2 pés mexidas em alguma praia do Brasil será diferente daquele recomendada para o surf em ondas tubulares de 5 a 6 pés em outra praia. Por mais habilidoso que você seja, sua performance será prejudicada se estiver com uma prancha estreita, grande e com muito rocker na primeira situação. Da mesma forma, uma pranchinha bolachuda e reta irá resultar em vacas homéricas naquele mar de 6 pés quadrados na Praia Brava de Itajaí.

Portanto, leve sempre em consideração o tipo e tamanho de ondas que irá surfar na hora de escolher sua prancha nova. Se puder, tenha pelo menos duas, uma maroleira e outra um pouco mais sólida. Mas, se você só puder ter uma única prancha, aí devemos recomendar que procure modelos versáteis. Pranchas assim são aquelas que não se destacam muito nem nas merrecas nem nas ondas boas de 5 pés, mas são capazes de entregar uma performance segura e confiável em ambas as situações. Exemplos disso são a Pyzalien2 da Pyzel e a DHD Skeleton Key.

Considerações

prancha certa

Importante lembrar que não basta você conferir uma tabela de volumes de pranchas e sair comprando qualquer modelo. Procure sempre profissionais especializados, pois eles são as pessoas ideais para direcionarem a prancha perfeita para cada fase do seu surf. Conte com nossos consultores especializados através do chat e WhatsApp.

Sem dúvida, surfar com uma prancha de tamanho e/ou volume errados pode matar a diversão e as boas vibrações do surf. Se você já surfa há algum tempo e não consegue sentir nenhuma melhora, realmente considere comprar uma prancha nova ajustada para suas reais necessidades atuais. Afinal, somos todos Aladins em busca de um tapete mágico que nos faça voar. Sendo assim, encaminhe este artigo para seus amigos que estão com dificuldades no surf e ajude-os a evoluir para o próximo nível.

Deixe uma resposta

WhatsApp chat