fbpx

Surf Em Punta De Lobos: Análise Do Pico

Surf Em Punta De Lobos: Análise Do Pico

Seguindo a volta ao mundo da nossa série Análise Do Pico, saímos da perfeita direita de Jeffrey’s Bay e chegamos hoje à igualmente perfeita esquerda de Punta De Lobos, no Chile.

A Califórnia tem Rincon, a Austrália tem Bells, a Espanha tem Mundaka – quase todo país com ondas boas tem alguma onda simbólica. Pode ser a melhor, pode ser a mais longa ou até mesmo a mais próxima de uma cidade grande. No caso do Chile, certamente esta onda é Punta de Lobos.

Sempre que o Chile aparece em uma revista ou matéria de surf, os grandes penhascos escarpados de Lobos normalmente aparecem de forma muito marcante. De fato isso é por uma boa razão. As esquerdas que se rompem próximas às enormes pedras são consistentes, longas, perfeitas e muitas vezes até assustadoras. Outro ponto que ajudou a torná-la famosa é pelo fato de que ela é o point break mais próximo de Santiago.

Pichilemu

punta lobos

O pico de Punta de Lobos fica localizado na pequena cidade de Pichilemu, distante a 212 km da capital chilena. Pichilemu, na língua nativa mapuche, quer dizer pequena floresta. É uma cidade muito bonita e tranquila, quem vem ganhando notoriedade nas últimas décadas devido às suas ondas gigantes. Sem dúvida, graças a elas todos os anos o local recebe campeonatos de surf de diversos níveis, desde locais amadores até uma etapa do Circuito Mundial de Ondas Grandes da WSL, como foi em 2016.

Nesta região, assim como em boa parte do País, a culinária e os vinhos são atrações à parte. São muitos pratos à base de peixes e frutos do mar frescos, acompanhados de rótulos de vinhos locais com ótimo custo-benefício. As hospedagens da área também são muito charmosas, a maioria delas com lareiras e belíssimas vistas para o mar diretamente da varanda dos chalés.

As Ondas

punta lobos

São três os principais picos de surf por ali, La Puntilla, Infiernillo e Punta de Lobos. Sem dúvida, esta última é a melhor e mais famosa de todas.

A onda de La Puntilla fica na praia principal da cidade, conhecida como Terrazas. É uma praia extensa e bem equipada, conta com chuveiros, vestiários e estacionamentos. Esta é uma onda longa, muito longa, que quebra distante da costa e por muitas vezes é afetada negativamente pelos fortes ventos da região. Muito frequentada por iniciantes, longboardes e claro, kite surfers, é uma onda que pode ser bastante divertida nos dias em que Lobos está quebrando grande demais, o que não é raro.

Para que as ondas de La Puntilla quebrem em ótimas condições, são necessários swell de sudoeste entre 3 e 12 pés, período longo e vento sudeste. Qualquer maré é boa neste pico. Importante lembrar que é uma onda extremamente longa e a remada até o pico pode ser extenuante, principalmente levando-se em conta que é necessário usar uma roupa de borracha grossa, além de capuz, luvas e gorro nos dias mais gelados.

El Infiernillo

A praia de El Infiernillo fica entre Punta de Lobos e La Puntilla. É marcada pelas areias pretas e por uma série de pedras no canto esquerdo, que ajudam a definir a formação das ondas para a esquerda. Tem seus dias, principalmente quando a ondulação está menor e os points não estão quebrando tão bem. Apesar de ser considerada também um point break, é uma onda muito rápida e tubular, não recomendada para os menos experientes. Infiernillo é bem exposta ao vento, portanto vale conferir este pico nos dias lisos.

As condições ideais para quebrar bom são swell de sudoeste entre 4 e 8 pés com período médio, vento leste e meia maré. Por fim, é um excelente local para apreciar o belíssimo por do sol no Pacífico.

Punta De Lobos

punta lobos

Um pico com formações rochosas enormes, que tem ondas 300 dias por ano e é privilegiado por um costão que protege as ondas do vento sudoeste, o mais constante da região. Este é Lobos. Suas longas ondas passam por diversas sessões, algumas tubulares, outras mais cheias e outras muito manobráveis, como a Diamante por exemplo. Em seus dias normais, com ondas entre 3 e 8 pés é uma pista que corre por mais de duzentos metros para dentro da baía. Quando as ondas passam dos 8 pés o negócio começa a mudar radicalmente.

A entrada no mar é desafiadora, começa com uma caminhada pelas pedras, depois vem um salto na água em momento calculado, seguido de uma remada de mais ou menos 30 segundos em meio às rochas para se chegar a uma ilha onde se deve subir e, finalmente, se jogar na água novamente. O ideal é seguir surfistas locais e observar o modo como estão fazendo para entrar na água, isso evitará experiências traumáticas logo na entrada.

Uma vez posicionado no outside, encontre seu lugar, observe como as ondas quebram e, com calma, escolha a sua. Todo o esforço para acessar as ondas e o frio enfrentado na hora de colocar a roupa de borracha molhada se pagam quando uma boa onda é surfada neste pico. Você poderá pegar algumas das melhores ondas de sua vida, em uma atmosfera incrível, num local cercado de natureza bruta, junto com locais amistosos e muito talentosos. Inegavelmente, surfar em Punta de Lobos é uma experiência única, de superação, de plenitude e entusiasmo.

Condições Ideais

As melhores condições para o surfista mediano, que quer se divertir nas perfeitas ondas de Lobos são as seguintes: swell de sudoeste/oeste entre 5 e 10 pés, período longo, vento leste e qualquer maré. Se a ondulação subir demais, vale a pena assistir ao show dos locais descendo verdadeiras montanhas d’água, é de tirar o fôlego.

Considerando que o surfista precisa usar uma roupa de borracha grossa, no mínimo 4/3mm e muitas vezes ainda utilizar botas, gorro e luvas, é importantíssimo pensar em pranchas com mais volume. Estas pranchas irão ajudar muito no poder de remada, tanto na entrada n’água quanto para pegar ondas e voltar remando para o fundo depois de ter surfado uma onda. Além disso, pranchas mais seguras e estáveis, com rabetas mais estreitas e menos rocker de rabeta poderão ter melhores resultados nas fortes ondas do Pacífico.

punta lobos

Quiver Chileno

Separamos os quatro modelos abaixo, os quais consideramos ser ideais para sua surf trip ao Chile:

Pyzel The Ghost

Lost Retro Gun

Snapy Black Cheese

DHD Sweet Spot

Caso você queira esclarecer algum ponto sobre as pranchas ou demais equipamentos, converse com nossos consultores. É de suma importância que você tenha o equipamento correto para enfrentar as condições que irá encarar por lá, portanto conte conosco. Por fim, se você conhece alguém que adoraria surfar esquerdas perfeitas em uma viagem rápida perto do Brasil, encaminhe este artigo para ele. Temos certeza de que não irão se arrepender.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading