fbpx

San Diego, Califórnia: Análise Do Pico

San Diego, Califórnia: Análise Do Pico

A série Análise Do Pico está de volta à Califórnia, desta vez na paradisíaca San Diego, extremo sul do estado. Se você procura por uma surf city com ondas o ano todo, para todos os gostos, San Diego é a pedida certa.

San Diego County

O condado de San Diego é um entre os 58 condados do estado da Califórnia. Condados são como regiões metropolitanas, e a cidade de San Diego não só dá nome ao seu condado como é a principal cidade. Ele contém em torno de cinco milhões de habitantes e a maior área binacional metropolitana compartilhada entre os Estados Unidos e o México, fazendo parte da região da fronteira no Sul da Califórnia

Possui dezenas de praias, um dos melhores climas do mundo, semiárido com pouco chuva, mas ótima umidade do ar e temperaturas amenas. Fato curioso é que este condado abriga dezesseis instalações militares que servem à Marinha, à Guarda Costeira e ao Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos.

Mais ao norte as principais cidades do condado são Del Mar, Encinitas, Carlsbad e Oceanside, todas com excelentes ondas. Vamos falar de algumas delas mais adiante.

A Cidade De San Diego

San Diego surf

Considerara por muitos uma das melhores cidades do mundo para se viver, San Diego é realmente uma cidade muito completa. Uma mistura das culturas norte-americana e latina, principalmente a Mexicana, dão à cidade uma atmosfera cosmopolita, alegre e moderna. De fato San Diego é uma cidade muito próspera e desenvolvida. Sua economia está voltada para atividades militares e relacionadas à defesa, turismo, comércio internacional e manufatura.

A cidade hospeda vários grandes produtores de tecnologia celular como a Qualcomm, que foi fundada e tem sede ali. Outros fabricantes da indústria sem fio sediados na cidade incluem LG, Kyocera International, Cricket Communications e Novatel Wireless. Além disso, a cidade conta com uma unidade da Universidade da Califórnia (UCSD), que tem uma importância muito grande por ser um centro de pesquisas em biotecnologia.

San Diego tem belíssimas praias de norte a sul do condado, com destaque para a nobre região de La Jolla. Entretanto, as atrações vão além das praias. A cidade oferece diversas outras atrações como um espetacular Zoológico, o Balboa Park, o Belmont Park e o USS Midway Museum, um dos museus marítimos mais importantes do mundo. Ele foi inaugurado em 2004 para contar a história do USS Midway, o gigantesco e mais antigo porta-aviões da marinha americana, o qual foi utilizado entre os anos de 1945 a 1992.

Celeiro De Talentos e a Cultura Punk Rock

San Diego tem uma cultura de surf muito enraizada em todas as suas praias. Inevitavelmente isso formou gerações de excelentes surfistas. Caras como Taylor Knox e Rob Machado alguns dos surfistas que foram forjados nas excelentes ondas da região. Além disso, muito do que o surf se tornou nos dias de hoje se deve à chamada Momentum Generation, capitaneada pelo 11x campeão mundial Kelly Slater.

Esta geração surgiu e se desenvolveu entre o sul da Califórnia e o Havaí, em torno do lendário cinegrafista Taylor Steele e seus amigos. Taylor é local de Solana Beach, na região de Encinitas, e foi no início da década de 90 que ele começou a filmar e editar vídeos dos melhores surfistas daquela geração, dando origem aos históricos filmes de sua produtora, a Poor Specimen.

Esses vídeos revolucionaram o surf com performances ultra velozes e modernas para a época, apimentadas por uma trilha sonora igualmente veloz e energética. Bandas de punk rock (ou hardcore) como Pennywise, Strung Out, Unwritten Law e Blink-182 ganharam enorme visibilidade naquela época por conta destes vídeos e devem muito do sucesso que têm nos dias de hoje aos vídeos criados pela turma de San Diego. A proximidade entre as bandas, os surfistas e o produtor pode ser vista de forma detalhada no excelente documentário Momentum Generation, disponível para compra no YouTube. Assista ao trailer aqui!

Os Melhores Picos De Surf

Por conta da enorme quantidade de picos de surf no condado de San Diego, resolvemos conversar com um amigo de longa data da equipe do Prancha Nova, Fernando Yamazaki. Índio, como é mais conhecido, vive há quase vinte anos na região e nos trouxe valiosas informações de quem conhece como poucos as ondas de lá.

Como aquela área recebe ondulações tanto de sul (verão) quanto de norte (inverno), nosso colaborador separou os melhores picos de cada estação para abordarmos aqui. Importante lembrar que independentemente da época do ano é necessário sempre ter uma roupa de borracha long de 3/2mm à mão, pois ela será necessária em boa parte do ano. No verão é possível surfar com roupas mais curtas e finas, no entanto, tenha sempre seu long à disposição.

Tenha em mente que todos os picos abaixo contam com um crowd considerável. A Califórnia respira surf e os locais entram na água antes mesmo do dia amanhecer, portanto seja paciente, respeitoso e tenha certeza de que mesmo assim pegará ótimas ondas em qualquer um destes picos. Antes de entrar no mar preste atenção nas séries, no posicionamento das pessoas e na forma de entrada e saída d’água e divirta-se.

Picos De Verão (Abril a Outubro)

Blacks Beach

san diego

Sem dúvida uma das ondas mais icônicas da região. Blacks quebra tanto de com ondulações de noroeste quanto de sudoeste, mas a esquerda mais clássica é a que quebra com ondulações de sudoeste, chamada de South Peak. Localizada em Torrey Pines, esta praia é desafiadora desde o momento em que o surfista decide surfar por lá.

Por estar localizada na base de um cliff, a descida a pé até a praia é longa, o que na verdade já serve como um aquecimento para o surf. Além disso esta praia é famosa pelo poder de suas ondas. Blacks esconde um cânion submarino, similar ao de Nazaré em Portugal, que faz com que a energia das ondas que quebram ali seja muito maior do que em praias vizinhas.

Esta praia é sem dúvida a mais constante da região. Em dias pequenos, de meio a um metro, o surfista poderá encontrar boas paredes para manobrar e até alguns tubinhos. Quando o mar ganha pressão e as ondas passam dos 5 pés a coisa fica mais séria e não é recomendado que surfistas inexperientes se aventurem por ali. Séries pesadas e muito tubulares quebram ao longo da praia fazendo a cabeça dos mais atirados. Blacks é um dos poucos picos de San Diego que segura grandes ondulações de até 12 pés por exemplo.

Para quebrar clássica o swell de sudoeste deve ser entre 5 e 10 pés com período alto – mais de 14 segundos – e com qualquer maré. O vento ideal é o leste. Recomendamos que utilize sempre cordinhas mais grossas e pranchas que aguentem a pressão nos dias pesados. Modelos como a Pyzel The Ghost e a Lost Sabotaj são ideais para este pico, pois contam com boa remada, muita segurança nas cavadas e excelente performance nos tubos.

La Jolla Reefs
san diego
Windansea

A nobre região de La Jolla conta com diversos tipos de ondas, sendo a maioria delas com fundo de pedra. A mais famosa e frequentada certamente é Windansea. Ela é uma onda de fácil acesso, fácil entrada no mar e muito amigável a todos os níveis de surfistas. Esquerdas e direitas quebram em forma de triângulo, possibilitando muitas rasgadas e cutbacks. É uma onda bastante frequentada pela velha guarda da região, assim como por longboarders.

Super constante, Windansea pode ser surfada em qualquer maré. O swell ideal é de sudoeste com 3 a 6 pés, período médio a longo (acima de 10 segundos) e vento leste. Apesar de quebrar ondas mesmo com ondulações pequenas, segura grandes ondas de até 10 pés. Por ser uma onda mais cheia, o equipamento ideal são pranchas que fluem bem em partes mais flat e suportam trocas de borda em partes menos críticas sem enterrá-las. Este é o pico ideal para colocar aquela fish performance na água, a exemplo da Al Merrick Fishbeard.

Bird Rock quadrado

Outros reefs na região são recomendados apenas para surfistas com mais experiência. Ondas como Horseshoes, Bird Rock, Big Rock e Hospitals quebram sobre fundos de pedra rasos e são bastante tubulares. Todas elas aceitam bem as ondulações de sudoeste, entre 210 e 230 graus. Horseshoes quebra legal até com swell de sul, com 190 graus por exemplo. Fique atento às pedras na entrada e saída do mar.

Imperial Beach

https://www.youtube.com/watch?v=XxT60AG_HPs

Praia mais ao sul de San Diego, fronteira com o México. Imperial Beach, ou IB como chamam os locais, pode ser uma ótima opção para surfar sem crowd. Em dias de boas ondas é possível pegar muitos tubos nesta praia. Ela recebe muito bem as ondulações de sudoeste, apesar de quebrar também de noroeste. Prefere swell de sudoeste entre 4 e 8 pés e período alto, maré média para cheia e vento leste. Quando está grande, a entrada no mar pode ser desafiadora pois a arrebentação fica bem forte e não tem canal. Existe um lado negativo nesta praia que deve ser levado em consideração, suas águas são geralmente poluídas, portanto cuide dos ouvidos e evite entrar no mar caso perceba muita sujeira.

Para um beach break tubular e sólido como IB recomendamos pranchas com boa remada, velozes e seguras nos tubos. Dessa forma, prefira modelos como a Al Merrick Happy e a SharpEye #77. Ambas irão entregar um surf de alta performance tanto dentro dos tubos quanto nos momentos de manobras nas partes críticas das ondas. Clique nos links acima e conheça detalhes de ambas as pranchas.

Picos De Inverno (Novembro a Março)

Swamis Reef

san diego

Pico clássico ao norte de San Diego, casa do lendário Rob Machado. Swamis é um point que quebra distante da costa e nos dias grandes lembra até a direita de Sunset, no Havaí. Aceita muito bem as grandes ondulações de noroeste, melhor do que em qualquer local nas proximidades. Forma paredes longas e até mesmo tubulares, principalmente com maré baixa. Para quebrar clássica precisa de bastante influência de oeste no swell, entre 6 e 12 pés e período alto. Quanto mais seca a maré melhor e o vento ideal é ao leste. Espere por um crowd extremamente competitivo neste pico.

Para os dias grandes e sólidos em Swamis indicamos pranchas com excelente remada e mais volume, pois é uma onda com bastante pressão, que pede um deslocamento ágil no lineup, muita velocidade para passar as seções e boa manobrabilidade. Alguns dos modelos recomendados para esta onda são a Chilli Fader Step Up e a DHD Sweet Spot 3.0.

Scrips Beach

san diego

Um dos picos mais constantes no inverno. Scrips fica ao lado de Blacks e, diferentemente de sua vizinha, tem fácil acesso. Boas ondas quebram por toda a praia, principalmente próximas ao pier. É uma praia super central que quebra melhor com ondulações entre 2 e 6 pés de noroeste e aceita períodos baixos e médios. Melhor na maré média para cheia e com vento leste. Evite a maré super seca pois as ondas tendem a fechar.

As pranchas ideais para Scrips são as do dia a dia, aquelas que o surfista está mais habituado a utilizar. Suas ondas são rápidas e possibilitam todo tipo de manobra. Pranchas que sejam bastante versáteis e que funcionem bem em condições diversas de beach break entre 2 e 5 pés são nossas indicações de modelos para este pico, tais como a Lost Driver 2.0 e a JS Air 17x.

Sunset Cliffs

Este local é uma espécia de refúgio da urbana San Diego. Um mix de cliffs, cavernas, grandes rochas e pequenas lagoas na beira do mar. Pico localizado mais ao sul do centro da cidade, já próximo da fronteira com o México, Sunset Cliffs é o lugar favorito dos moradores para assistir ao pôr do sol e fazer um piquenique na praia.

Com mais de três quilômetros de penhascos e vistas panorâmicas,  Sunset Cliffs produz algumas das ondas mais perfeitas e longas do sul da Califórnia. São diversos picos ao longo de sua extensão, com destaque para New Break e Subs, Direitas e esquerdas longas quebram distantes da costa e aturam uma boa quantidade de surfistas por terem um lineup bastante extenso. As melhores condições acontecem com ondulações médias e grandes de noroeste e período longo. Precisam de maré seca (quanto mais seca melhor) e vento leste para rodarem bons tubos.

Da mesma forma que Swamis, prefira pranchas com boa remada e mais volume, portanto, aqui valem as mesmas recomendações que lá, a Chilli Fader Step Up e a DHD Sweet Spot 3.0.

Outros Picos

Além destas ondas, existem diversas outras na área. Praias como Dog’s Beach (direita longa), Ocean Beach, Mission, Pacific Beach, Solana e Oceanside também são ótimas opções em San Diego. De fato serão necessárias algumas viagens para que você possa desfrutar do melhor que a cidade tem a oferecer. Para finalizar, lembre-se de ter sempre um long john 3.2mm à disposição, pois a água é fria em boa parte do ano.

Se você este artigo te deixou ainda com mais vontade de viver o sonho dourado na Califórnia, recomende-o para aqueles seus amigos que você gostaria que fossem contigo, aluguem um motorhome, que é a melhor forma de explorar a costa, e pé na estrada!

 


Rob Machado, um dos surfistas símbolo da cidade, apresenta os principais picos da região.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading