5 Tipos De Atividade Física Para Quem Surfa

Tipos De Atividade Física Para Quem Surfa

Quer melhorar seu surf? Além da prática constante, há outras formas que ajudam e potencializam o seu desempenho. Vamos conferir alguns tipos de atividade física para quem surfa. 

Quais tipos de atividade física são indicados para surfistas?

Quem pratica esse esporte sabe o quanto é importante ter controle sobre o corpo e os movimentos, conseguindo mais força, equilíbrio e estabilidade. Esses são alguns dos pontos principais para que o surfista possa obter um bom desempenho no surf.

Para isso, existem alguns tipos de atividade física que ajudam quem surfa a melhorar cada vez mais. Veja as que separamos para você:

1. Skate

Ambos os esportes estão interligados desde tempos antigos. Foram os surfistas que interferiram e criaram o skate como é hoje, com o intuito de aproveitar o que faziam no mar também no asfalto. 

A prática de andar de skate ajuda bastante no surf, pois é possível implementar manobras das ruas dentro do mar. Além disso, você treina seu equilíbrio e sua base, conseguindo observar a posição dos pés e como o corpo acompanha eles. 

Também serve como um treino e uma forma de aprimorar suas habilidades para obter manobras bem executadas nas ondas.

2. Surfitness

Uma modalidade moderna que surgiu foi a junção das práticas do surf com os exercícios funcionais. No Surfitness, você utiliza uma prancha que fica em cima de duas bolas de ar presas por elásticos. 

Nela, é possível simular movimentos feitos no mar e ainda acrescentar alguns exercícios. Assim, você trabalha a região das pernas e do core, melhora a consciência do movimento, força, equilíbrio e a remada. 

Nas aulas, além da simulação dos movimentos do surf (ajudando a analisar melhor como eles estão no mar), ainda são trabalhados abdominais, burpees, relaxamento, respiração e outros exercícios em cima da prancha.

3. Musculação e funcional

Um treino de musculação e funcional não pode faltar quando o assunto são tipos de atividade física para quem surfa. Isso porque é necessário que você tenha condicionamento físico, estrutura e qualidade. Os exercícios ajudam não somente a fortalecer, mas também a prevenir lesões. 

É possível misturar exercícios de resistência, força, equilíbrio, coordenação motora, explosão e muito mais. 

4. Pilates

O pilates também é uma modalidade interessante, que atua ajudando muito no fortalecimento do abdômen e de outras partes do corpo. O core é bem trabalhado e os exercícios visam oferecer força, equilíbrio e concentração. 

Além disso, a respiração é bastante exigida e você aprende a ter calma e controle sobre os movimentos.

5. Natação

A natação é um esporte que não pode faltar para os surfistas. Ela ajuda muito na remada, respiração, a manter a calma na hora dos caldos e a se virar quando cair da onda ou ficar sem a prancha, com um leash estourado, por exemplo. 

Mesmo que você já saiba nadar, é sempre importante continuar praticando e melhorar, além de funcionar como um verdadeiro treino.

Você já pratica alguma dessas atividades? Deixe seu comentário contando para nós e siga lendo o blog do Prancha Nova.

Deixe um comentário