Cinco brasileiros terminaram entre os TOP10 do ranking do QS de 2019 após o término da última etapa da divisão de acesso da WSL (World Surf League), que aconteceu ontem na costa norte da Ilha de Oahu no Havaí, garantindo assim vaga na elite do surf mundial em 2020.
Vans World Cup Of Surfing
O último dia de disputas do Vans World Cup Of Surfing reservou fortes emoções em Sunset no Havaí. Válida como a última etapa da divisão de acesso (QS) da WSL e também segunda da Tríplice Coroa Havaiana, carreiras estavam em jogo a cada bateria e os competidores foram agraciados com ondas perfeitas de 6 a 10 pés na lendária direita havaiana.
Eram muitos os surfistas com chances de classificação para o CT de 2020 ainda vivos na competição e logo na segunda bateria do round 4 o jovem sul-africano de 22 anos, Matthew McGillivray confirmou sua vaga para a elite do surf mundial no próximo ano, ao avançar para as quartas de final junto com o australiano Morgan Cibilic, deixando o brasileiro Jessé Mendes pelo caminho.
Título do QS
Outro brasileiro que foi eliminado nesta fase foi o Jadson André. O potiguar liderou o ranking da divisão de acesso desde o início do ano, tendo sido ultrapassado pelo português Frederico Morais após o término da etapa de Haleiwa na semana passada. Com isso, Jadson deu adeus ao sonho de ser campeão do QS, o que não tira o brilho de um ano de excelentes performances, provando que ainda tem muita lenha pra queimar.
Briga pela classificação
Outros atletas que também avançaram para as quartas e mantiveram suas esperanças de classificação para o CT foram os australianos Jacob Wilcox, Stu Kennedy, Jack Robinson e Ethan Ewing, assim como o francês Gatien Delahaye e o local Ezekiel Lau, que já faz parte da divisão de elite desde 2017, onde seus resultados este ano não foram bons e neste momento está sendo rebaixado para divisão de acesso em 2020.
A fase de quartas de final foi disputada logo na sequência, e com o funil apertando, o primeiro atleta a dar adeus às chances de classificação para a elite foi Gatien Delahaye, eliminado por Jacob Wilcox e Ezekiel Lau, que ainda mantinham as esperanças. Na segunda bateria o jovem australiano Morgan Cibilic cometeu um erro crucial de prioridade, tendo interferido em uma onda de seu conterrâneo Stu Kennedy, dificultando a confirmação de sua
vaga ao CT 2020, sendo que ele precisava apenas avançar mais uma fase para isso. Se serve como prêmio de consolação, ele foi o ganhador do título de revelação da tríplice coroa havaiana e ainda conversa esperanças de entrar para elite, visto que atualmente é o décimo primeiro do ranking onde entram apenas os dez primeiros. Ele fica na torcida por boas performances dos brasileiros Yago Dora e Deivid Silva na última etapa do CT, o Pipe Masters. Em suma, caso pelo menos um deles termine o ranking da elite entre os 22 primeiros, este abrirá mais uma vaga pelo QS, beneficiando o surfista australiano.
Show de tubos
