Neste post, abordaremos algumas dicas básicas para melhorar no surf. Acreditamos que uma das melhores coisas para aprender mais rápido e se divertir com o surf é ouvir dicas e histórias de surfistas mais experientes e profissionais. Eles passaram por tudo. Eles eram iniciantes há algumas décadas, então eles sabem exatamente o que dizer para você fazer e não fazer.
Aproveitando dicas básicas pro seu surf melhorar
Aprender com nossos erros é uma coisa inteligente, mas é ainda melhor se você puder aprender com os erros das outras pessoas, para que não precise viver momentos infelizes para crescer. Portanto, preste atenção a todas as dicas que um surfista profissional lhe der e tente se lembrar delas mais tarde, quando estiver na água. Isso fará uma grande diferença na sua curva de aprendizado e confiança.
Abaixo estão algumas dicas básicas importantes que os profissionais dariam a você, como iniciante. Tome nota e seja feliz.
Posição Dos Pés
Atente à posição dos pés: as pranchas de surf de hoje não foram projetadas para você colocar os pés em qualquer lugar. Preste atenção principalmente na posição do seu pé de trás. Ele deve estar em cima das quilhas, para que possa direcionar a prancha da melhor forma. Basicamente, os últimos 20 centímetros são o local ideal. Importante também aprender a balancear o peso colocado no pé de trás e da frente, em diferentes momentos da onda.
Foco Nos Quadris
Foco no quadris: use-os para manobrar. Você não deve usar apenas seus braços para fazer as curvas; parece feio e não sustenta as manobras, o que significa que você estará surfando fraco. Em vez disso, concentre-se em usar os quadris como ponto de giro, tendo os braços como pivôs para direcionar onde quer colocar sua prancha na onda. Existem muitos treinadores de surf hoje em dia, com aulas técnicas que podem ser muito úteis para acelerar seu aprendizado de forma correta.
Paciência e Gerenciamento De Energia
Seja paciente: administrar seu tempo e esperar pela onda correta tornará o seu surf muito mais agradável, ajustando-se ao ritmo do oceano e diminuindo a taxa de desperdício de energia. Pegue apenas o que a onda lhe oferece e aguarde uma seção apropriada para manobrar. Você verá muitos caras tentando forçar manobras em uma seção ou local em que não se encaixa. Não force as coisas, deixe que elas venham até você.
Posicionamento
Posicionamento: uma das dicas mais relevantes para iniciantes no surf é ter a posição correta na prancha e na água. Inegavelmente isso o ajudará a alcançar seu objetivo de pegar mais ondas. Também serve para que você não se coloque em perigo ou até quebre a prancha. Sentar 3 a 5 metros para fora de onde as ondas quebram, lhe dará tempo suficiente para remar e pegar a onda antes que ela comece a quebrar.
Respiração e Atividades Físicas
Respiração e atividades físicas: respirar adequadamente quando você rema para pegar uma onda é muito importante. Foque na respiração abdominal, isso lhe dará mais energia para pegar uma onda ou mesmo enfrentar uma série na cabeça, ajudando-o a manter a calma. Da mesma forma, se manter fisicamente ativo, treinando durante os dias em que não estiver surfando é de suma importância para poder evoluir ainda mais rapidamente. Clique aqui e saiba mais neste post em nosso blog.
Escolha Do Equipamento
Equipamento: Escolher a prancha correta, bermuda, roupa de borracha, cordinha, parafina e quilhas pode ajudar a facilitar a sua experiência ou tornar as coisas mais agradáveis. Sendo assim, o mais importante é escolher a prancha correta para cada fase do seu aprendizado e da sua evolução. Procure profissionais que possam te orientar na decisão de compra da sua prancha, existem diversos fabricantes e modelos que se encaixam perfeitamente para cada pessoa. Acesse o site do Prancha Nova e fale com um consultor especializado.
Ande De Skate
Seja um skatista: ter uma mentalidade de skate e praticar certos movimentos repetidamente é uma boa maneira de aprender a surfar, visto que algumas manobras exigem o mesmo posicionamento do corpo. Mas lembre-se, pranchas não têm rodinhas e skates não têm quilhas, portanto, a forma de como virar seu equipamento pode ser diferente em determinados momentos.
Surfe Com As Pessoas Certas
Surfe com as pessoas certas: procure surfar com pessoas melhores que você. Isso está muito relacionado a evolução e sempre ajudará a progredir. Mas, não deixe que isso o faça ficar chateado por não conseguir surfar igual a elas. Esse dia irá chegar, apenas ouça, observe, absorva e aplique o que aprender.
Vídeo Análises
Grave e assista a vídeos de suas sessões: esta talvez seja uma das dicas para melhorar no surf mais importante. Por mais confrontador que seja, assista às suas cenas pelo menos uma vez por mês. Eu sinto que essa deve ser a melhor maneira de aprender. Você pode comparar-se com seus surfistas favoritos, ver o que eles têm, e ver onde você pode melhorar. Mesmo para os profissionais, muitas vezes eles acreditam que fizeram excelentes manobras, mas no vídeo percebem que não foram tão boas assim e há muito o que melhorar. Pense no que parecia bom, como se sentiu e como fazer isso de novo.
Navegue Pela Web
Seja curioso: mais uma daquelas dicas básicas para melhorar no surf que serve para qualquer hora. Navegue por sites de surf, assista a filmes, leia artigos, frequente campeonatos ou eventos importantes sempre que puder para assistir de perto aos profissionais na água.
Respeite Seu Momento
Conheça o seu humor: seu surf pode ser ditado pelo seu humor. Se você está super empolgado, pilhado demais depois de tanto café, vai querer entrar na água e pegar muitas ondas, sair dando manobras umas atrás das outras, mas cuidado, isso pode ser prejudicial, te deixar ansioso e impaciente. Assim como em outras vezes você poderá estar desanimado, com baixa energia e vai querer apenas dar uma remada, pegar algumas ondas e sair renovado do mar. Deixe seu sentimento te guiar e não se cobre tanto. No final das contas, surfamos para nos divertir.
Seja Persistente
Você pode fazer qualquer coisa: Tudo é questão de treino e repetição. Existem coisas que você acha que são inatingíveis até que um dia você surfa uma onda perfeita e realiza aquela tão sonhada manobra. Com o tempo você irá perceber que cada manobra tem uma condição ideal para ser realizada, que há dias que não há tubos, mas o vento é bom para os aéreos. Portanto, se adeque às condições e continue tentando até conseguir. Mais uma vez, o mais importante de tudo é se divertir.
Até a próxima e boas ondas.