Como Saber o Tamanho De Prancha Certo Para Você

Como Saber o Tamanho De Prancha Certo Para Você

Na hora de escolher uma prancha de surf, vários fatores devem ser considerados, como seu nível de experiência, tipo de onda, peso, volume do equipamento, etc. Por isso, há muitas dúvidas quando o assunto é saber qual o tamanho de prancha ideal. 

Alguns acreditam que somente a altura do surfista interfere nessa decisão. Mas não é bem assim. Vamos entender mais sobre o tema a seguir.

Como medir uma prancha?

A medida do tamanho de uma prancha não é feita em centímetros ou metros, mas sim em pés e polegadas.

É comum vermos números como 6’ ou 6’2, por exemplo. Quando é o caso de dois números, significa que o tamanho não chegou a completar outro pé, por isso, parte-se para a polegada dizemos, então, que o equipamento tem seis pés e duas polegadas, seguindo o exemplo anterior.

Convertendo as medidas, um pé equivale a 30,48 cm. Já uma polegada é o mesmo que 2,54 cm. 

Como escolher o tamanho de prancha de surf ideal para mim?

Na hora de decidir qual o tamanho de prancha que irá usar, é importante que você se atente a quatro fatores:

  1. você é um surfista iniciante, intermediário ou avançado?;
  2. como está a sua condição física atualmente?;
  3. você surfa em mares de ondas grandes, médias, pequenas, fortes ou fracas?;
  4. prefere realizar manobras ou fazer um surf mais de linha?

Respondendo estes pontos, fica mais fácil encontrar o equipamento ideal. Porém, lembre-se de que, além do tamanho da prancha, também precisamos nos atentar ao tipo de rabeta, rocker, bico, largura, entre outros.

De maneira geral, é possível dizer que, para quem está começando a surfar, uma prancha de tamanho maior é a mais recomendada. Isso porque esses equipamentos oferecem mais estabilidade na hora de ficar em pé e facilitam na entrada da onda. 

Para quem também não está com o condicionamento físico em dia, as pranchas de maior tamanho possibilitam uma remada mais fácil e oferecem mais sustentação. 

Porém, há surfistas intermediários ou avançados que também gostam de surfar com pranchas maiores. Até porque, esse tipo de equipamento é uma boa escolha para ondas grandes e tubulares, já que proporciona mais controle e remada.  

Já os equipamentos menores são mais indicados para quem gosta de realizar manobras e ganhar velocidade nas curvas. Também é usada em ondas pequenas e por quem tem mais agilidade e está com um preparo físico melhor.

Porém, não podemos escolher o equipamento visando apenas o tamanho dele. É preciso que ocorra uma combinação de fatores. Por exemplo, alguns tipos de prancha de surf são maiores e contam com um bico mais pontudo, o que dá estabilidade, mas também ajuda na hora de manobrar. 

Gostou de saber mais sobre o tamanho de prancha? Para entender melhor como outros fatores interferem na escolha do equipamento, confira como escolher a prancha de surf certa para você e veja também nossa tabela de volumes.

Deixe um comentário