Conheça 5 Tipos De Prancha

Conheça 5 Tipos de Prancha

Será que você conhece bem os tipos de prancha existentes para o surfe? Saiba que há diversas opções que se encaixam em diferentes tipos de ondas, estilos e níveis de experiência. Vamos conferir alguns modelos e suas respectivas características.

Tipos de prancha: quais as características de cada uma delas?

Quando falamos sobre tipos de prancha, podemos dizer que há diferenças no tamanho, formato do bico e rabeta, volume, entre outros. 

Cada uma terá suas peculiaridades e são mais indicadas para determinados tipos de mares. Porém, muitas vezes, a escolha de qual equipamento usar para o surf também está relacionada com a preferência do surfista. 

1. Longboard

As Longboards foram as primeiras pranchas de surfe, usadas até meados da década de 1970. As atuais imitam o modelo de forma mais moderna. Elas são equipamentos maiores e mais grossos, com bico redondo e costumam medir de 9 pés para cima.

Geralmente, são ótimas para qualquer tipo de onda abrindo, mas principalmente para as pequenas e médias. Para surfistas mais experientes, é possível realizar manobras clássicas, como Hang Five e Hang Ten. 

Os pranchões dão mais estabilidade, sustentação e flutuação ao surfista, o que é ótimo para iniciantes, assim como para os mais velhos e fora de forma, já que facilita na hora de entrar na onda. Porém, há mais dificuldade na realização de curvas, na hora de furar as ondas e para outras manobras mais radicais. 

2. Shortboard

Um dos tipos de prancha mais comuns e utilizados, até mesmo pelos atletas do WCT, a Shortboard, ou pranchinha, como também é conhecida, possibilita um surf mais técnico. Isso porque ela é mais ágil, agressiva, sensível aos movimentos e ideal para manobras progressivas e áreas.

Conta com equilíbrio entre velocidade e manobrabilidade, porém, como é menor, oferece mais dificuldade na remada e menos flutuação (para que haja mais velocidade e seja mais dinâmica). Por isso, é ideal para surfistas mais experientes. 

3. Gun

Esse tipo de equipamento possui um outline mais longo e estreito, com a ponta e a rabeta mais afiadas. É mais indicado para surfistas experientes, pois seu formato permite que os atletas acelerem bastante. 

São pranchas estáveis e ideais para ondas grandes. O modelo é usado por big riders. 

4. Evolution

Esse é um dos tipos de prancha que oferece flutuabilidade, estabilidade e capacidade de manobra. 

A Evolution costuma ser ligeiramente mais larga no wide point e conta com um bico levemente pontudo, o que ajuda na hora de realizar as manobras. É fácil de virar e pode ser usada por iniciantes ou avançados. 

5. Fish

O modelo Fish é caracterizado por ser mais largo, grosso, curto, com pouca curva e com a  rabeta swallow. É ideal para ondas com menos força, pequenas e médias, assim como as mais cheias. Seu desenho ajuda na flutuação e sua grossura facilita a remada. 

É possível deslizar bem sobre as ondas, porém não proporciona boa performance em ondas maiores e mais cavadas.

Agora que você já conhece alguns dos tipos mais comuns, escolha o seu equipamento de surfe no Prancha Nova e aproveite as diversas opções!

Descubra o modelo de prancha ideal para você

Descubra como encontrar a prancha ideal para você

Deixe um comentário