Dores Musculares Pós-Treino — Como Aliviar?

Dores Musculares Pós-Treino — Como Aliviar?

Realizar um bom treino de força e preparo físico é fundamental para aprimorar cada vez mais o seu surf. Mas muitas pessoas sofrem sem saber como aliviar as dores musculares pós-treino. 

Neste artigo, vamos mostrar algumas maneiras de conseguir isso. Confira!  

É normal sentir dores nos músculos depois de treinar?

Antes de falarmos sobre as dores musculares pós-treino e como aliviar esse desconforto, é importante que você entenda que isso faz parte do processo. Porém, nem sempre é um bom sinal. 

Sentir dor depois de treinar é normal. Uma dor leve, que demonstra que suas fibras musculares estão sendo reparadas pois, ao fazermos atividades físicas, essas fibras sofrem microlesões que garantem os resultados buscados.

Mas, caso você sinta fortes desconfortos toda vez que se exercitar, é melhor procurar um médico especialista para avaliar se não há nenhum problema sério. Ele irá orientar você sobre a melhor forma de fazer seus treinos para o surf.

Veja agora: dores musculares pós-treino, como aliviar?

Agora vamos falar sobre as dores musculares pós-treinos e como aliviar o incômodo. Para isso, você pode seguir algumas dicas.

Alimente-se bem

Não apenas a alimentação pré-treino é importante no surf. O que você come depois de se exercitar também merece atenção. 

Aposte em alimentos anti-inflamatórios naturais, como gengibre, cúrcuma (açafrão) e aqueles ricos em ômega-3 atum, salmão, abacate, nozes, chia e linhaça.

Além disso, o consumo de proteínas e carboidratos também ajuda na reparação muscular, pois ambos fornecem aminoácidos e glicose para a síntese de proteínas (que realiza a reconstrução do músculo).

Aposte em massagens

Segundo uma pesquisa publicada no Journal of Exercise Rehabilitation (Jornal da Reabilitação de Exercícios), aplicar massagens no local ajuda a mover o fluido e o sangue no corpo, o que faz com que diminuam as dores e ajude no processo de cura das lesões musculares. 

Para isso, o mais indicado é procurar um especialista que realize o tratamento!

Faça compressas

As compressas quentes no local estimulam a circulação sanguínea, aliviando, assim, as dores. Elas ajudam no relaxamento da região. 

Já as com gelo causam um efeito de vasoconstrição que diminui a reação inflamatória e, consequentemente, o desconforto. 

Aqueça e alongue!

Antes de treinar, é importante não pular as etapas de aquecimento e alongamento. Elas ajudam a evitar as dores depois da atividade. 

Você pode fazer 10 minutos de cardio (treinamento cardiovascular), de caminhada ou pedalada na bicicleta, por exemplo. É possível, também, realizar sessões de alongamento. Busque o que é mais ideal para você. 

Nessas etapas, é importante que os movimentos sejam feitos em baixa intensidade. 

Anotou as dicas de como aliviar as dores musculares pós-treino? Coloque esses hábitos em sua rotina e sinta a diferença. 

Leia mais artigos como este no blog do Prancha Nova e aproveite para conferir como surfar melhor

Dicas de treino e alimentação para preparação no surf

Confira como montar seu treino e sua alimentação para o surf

Deixe um comentário