fbpx

Al Merrick FishBeard: Analisando Pranchas

Al Merrick FishBeard: Analisando Pranchas

Chegou a hora da queridinha do momento aqui em nossa série Analisando Pranchas, a FishBeard da Al Merrick. Lançada no começo de 2020, esta prancha tem tido um sucesso enorme entre surfistas profissionais e amadores. Descubra por que a seguir.

A Criação

Como é de costume nas grandes fábricas de pranchas pelo mundo, o trabalho de feedback dos atletas com seus shapers é de suma importância. Na Channel Islands não é diferente, aliás, esta prática é tradição por lá desde os anos oitenta. Certamente este trabalho foi e continua sendo responsável pelo surgimento de inúmeros modelos de sucesso da marca.

Pois bem, este é o caso da FishBeard. Quando o surfista californiano Parker Coffin chegou para o shaper Britt Merrick dizendo que sua NeckBeard 2 poderia funcionar muito bem como uma fish biquilha. Então, Britt e a equipe da CI começaram a trabalhar na reformulação da metade traseira e no rocker da NB2, e assim a FishBeard nasceu.

Performance E Diversão

Como o próprio nome sugere, a FishBeard mescla a NeckBeard 2 e a CI Fish, situando-se em algum lugar no meio das duas em termos de desempenho. Como você pode ver no clipe acima, a FishBeard é de fato capaz de performar como uma pranchinha de alta performance. Entretanto, ela também possui a capacidade de planar em alta velocidade, podendo ser solta como uma fish tradicional.

O segredo aqui está nos pés do surfista. Focando o peso e o drive mais no pé da frente, ela irá andar muito e fornecer excelente projeção horizontal, ganhando seções rápidas da onda e passando pelas partes flat com suavidade. Por outro lado, encaixando o pé de trás bem no final da rabeta, em cima das quilhas, a FishBeard se torna muito responsiva e manobrável, cravando as bordas e virando com facilidade tanto nas partes mais cheias quanto nas partes críticas das ondas.

Para deixá-la ainda mais exclusiva, a equipe da Channel Islands resolveu resgatar alguns logotipos coloridos dos anos 80 para dar um ar retrô-moderno para a FishBeard. Confira na foto abaixo:

al merrick fishbeard

Outline E Bordas

Conforme mencionamos anteriormente, este modelo foi baseado no chassis da NeckBeard 2. Sendo assim, do bico até pouco mais da metade da prancha, o outline é idêntico ao da NB2. Entretanto, quando chegamos próximo às quilhas laterais, a NeckBeard 2 conta com uma suave quebra de linha, um falso wing, o que não é o caso da FishBeard. A quebra de linha foi retirada e ela possui um contorno mais suave e curvilíneo, terminando com um pouco mais de largura no final da rabeta, que neste caso foi cortada fish com mais ou menos cinco polegadas de profundidade.

Suas bordas são médias, um pouco mais refinadas do que as bordas da CI Fish por exemplo. Isso faz com que ela consiga cravar melhor na face das ondas, proporcionando bom controle e drive nas curvas em alta velocidade. Assim como na NeckBeard 2, as bordas ficam mais afiadas no terço final da prancha, deixando-a mais sensível e permitindo ao surfista forçar o pé de trás sem perder o drive e segurando a pressão.

Rocker

Do bico até mais ou menos 2/3 da prancha, o rocker é o mesmo da Neckbeard 2, ou seja, pouca curva de entrada, mantendo boa quantidade de volume debaixo do peito do surfista. Dessa forma, este modelo tem ótimo poder de remada assim como sua antecessora. Na parte central seu rocker é plano, o que proporciona à prancha performar bem nas partes flat das ondas sem perder velocidade.

Ao contrário da NB2, que tinha um rocker acelerado de rabeta desde às quilhas laterias, na altura da quebra de linha da borda, a FishBeard mantém uma linha mais baixa de rocker até quase o final da rabeta, quando aí sim se torna bem acentuado, permitindo ao surfista realizar curvas mais fechadas como um surf de alta performance pede, permitindo manobras agressivas e modernas.

Fundo

O fundo da Fishbeard é muito simples. Começa com um single concave moderado logo próximo ao bico e assim segue até a altura das quilhas, mudando para uma saída flat. Isso entrega à prancha bastante sustentação e velocidade no pé da frente, direcionando o fluxo d’água em direção à rabeta. Contudo, com a adição da saída flat, ela ganha em mobilidade e soltura, facilitando a troca de bordas.

Quilhas*

Para se obter o desempenho máximo desta prancha, é altamente recomendável que seja usadas as quilhas Futures AM Keel. Embora inspirada nos contornos clássicos das biquilhas, o novo modelo AMK apresenta uma forma moderna de inclinação, sendo mais inclinada que outros modelos. Isso sem dúvida facilita a resposta nas curvas e deixa a prancha com mais projeção e manobrabilidade. Além disso, sua construção possui boa rigidez na base e melhor flexibilidade na ponta. Estas quilhas permitem um surf rápido e de alto desempenho, com bastante drive e segurança.

Por outro lado, há surfistas que preferem o modelo Futures EN Twin. Elas têm a base mais estreita e são mais altas e mais retas, gerando bastante pivô, permitindo assim curvas mais curtas e ataques mais verticais nas ondas.
al merrick fishbeard
*Devemos mencionar que este modelo de prancha só é fabricado com encaixes Futures. Os encaixes FCS ou FCS 2 não estão disponíveis!

Impressões

al merrick fishbeard
André Machado – Foto: Paulo Barcelos @barcellosimages

Conversamos recentemente com um de nossos clientes mais próximos, o ex-surfista profissional André Machado, do Rio de Janeiro. André tem surfado basicamente apenas com sua FishBeard nos últimos meses, desde que recebeu a sua na porta de casa, e nos passou suas impressões sobre ela. Por ser uma surfista experiente e de nível avançado/profissional, consideramos suas opiniões ainda mais relevantes, pois para um cara que já teve a oportunidade de usar todo tipo de prancha e em diversas condições de mar diferentes, poderíamos imaginar que nada mais o surpreenderia. Mas não foi isso que aconteceu.

André nos contou que ficou muito surpreso com a performance da FishBeard. Quando encomendou e recebeu a prancha, ele pensava que não seria possível conseguir fazer o que realmente faz com ela. “Fiquei impressionado com a possibilidade de imprimir muita velocidade com ela, mesmo em ondas com pouca energia. Certamente seu fundo e outline permitem andar muito e manter a velocidade”.

André também falou um pouco sobre o quão versátil e completa ela é: “A FishBeard traz muita facilidade na troca de bordas, mantendo drive e fluidez sempre muito presentes. Ela definitivamente consegue unir quatro pontos fundamentais em uma prancha: velocidade, trocas de direção, drive e flow. Isso garante a diversão de qualquer surfista em qualquer mar, sem dúvida uma raridade encontrar tudo isso numa única prancha”.

Ele também nos contou que seu amigo e grande surfista do RJ, Dedé Farah, também experimentou a prancha e ficou encantado com sua performance, superando todas as expectativas. André tem 1,75m, pesa 74kg e utiliza uma FishBeard 5’10” com 32,4 litros, no entanto, sua nova FishBeard 5’9″ com 31 litros já está a caminho. Ele pretende usá-la em ondas acima dos 4 pés quando o mar está mais balançado.

al merrick fishbeard
André Machado – Foto: Paulo Barcelos @barcellosimages
al merrick fishbeard
André Machado – Foto: Pedro Rodrigues @mrsportfilms
al merrick fishbeard
André Machado – Foto: Paulo Barcelos @barcellosimages

Recomendações

Nas palavras de Noel Salas da Surf N’ Show: “A FishBeard oferece excelente desempenho em transições curtas, como uma pranchinha de alto desempenho. Ela possui excelente velocidade e ótima transição de borda a borda”. Em resumo, a Al Merrick Fishbeard é uma prancha muito boa para ondas de meio metro a um metro e meio. Se você é um daqueles surfistas que gosta de pranchas biquilha e gostaria de ter uma para cobrir a maioria das condições de mar do dia a dia, este modelo é uma excelente opção.

Recomendamos a Fishbeard para surfistas de nível intermediário até profissional, sendo o ideal utilizá-la com um pouco mais de volume que sua prancha high performance do dia a dia, em torno de um litro a mais. Se você já usou e gostou da NeckBeard2, temos certeza de que irá gostar também desta prancha. Se você sabe de alguém que está à procura de uma prancha com estas características, encaminhe este artigo e faça mais um amigo feliz.

Deixe uma resposta