fbpx

Conheça A Channel Islands / Al Merrick

Conheça a Channel Islands / Al Merrick

Elaboramos um artigo especial para que você conheça melhor uma das mais notórias fábricas de pranchas do mundo, a Channel Islands, ou Al Merrick, como alguns preferem chamá-la.

Você provavelmente já ouviu falar ou teve contato com alguma prancha da Channel Islands, seja ao vivo, pela televisão ou mídias sociais. Com sede em Santa Bárbara, na Califórnia, a Channel Islands comemorou meio século de existência em 2019. Já são mais de cinquenta anos de muito trabalho, dedicação e principalmente de um legado imensurável para a indústria do surf, especialmente no tocante à fabricação de pranchas.

O Início

al merrick

Nascido em Nova Jersey, nordeste do Estados Unidos, Al Merrick mudou-se com seus pais para a Califórnia ainda criança, após uma breve passagem pela Flórida. Sua iniciação no surf foi aos dez anos de idade, na região ao norte do Condado de San Diego, onde ele frequentou a escola secundária. Alguns anos mais tarde, em 1965, se mudou para Santa Bárbara.

Durante seus dias de colegial ele foi patrocinado pela Surfboards Hawaii e ajudou a moldar a prancha noserider. Depois de se formar, estudou na Universidade Palomar College, mas apenas por um curto período de tempo, pois percebeu que fabricar pranchas de surf era o que ele queria mesmo fazer da vida.

Al foi basicamente um autodidata, embora tenha tido uma base com o shaper da equipe Surfboards Hawaii, John Price. John trabalhou com Dick Brewer e o ensinou algumas coisas no início. A partir de então Merrick começou a fazer tudo sozinho e aprendendo coisas por conta própria. No começo de sua carreira não havia muita cultura de surf em Santa Bárbara, que fica distante dos principais centros de surf no estado, Huntington Beach e Santa Cruz.

al merrick

Passados alguns anos, Al ainda não era um nome muito conhecido no meio do surf naquela época. Mesmo o sul-africano Shaun Tomson tendo usado uma prancha Al Merrick para ganhar o título mundial de 1977, Merrick ainda assim não se tornou popular. Foi só quando ele se juntou ao ainda jovem Tom Curren, em 1982, que tudo começou a mudar.

Títulos Mundiais

al merrick

Tom Curren venceu três títulos mundiais surfando com pranchas da Channel Islands, sendo que Al atuava como uma espécie de mentor/treinador de Curren durante seus anos no circuito. Era uma relação que ia além do surfista com seu shaper. Logo após Tom ter se aposentado das competições, em 1991, um jovem fenômeno da Flórida chamado Kelly Slater ganhou o primeiro dos seus onze títulos mundiais em 92 surfando com as pranchas Al Merrick.

al merrick

Além de Kelly, a tetra-campeã mundial Lisa Andersen (1994 a 1997), as campeãs Kim Mearig (1983), Sofia Mulanovich (2004), o brasileiro Adriano de Souza (2015) e outras dezenas de estrelas do circuito mundial incluindo Rob Machado, Taylor Knox, Shane Beschen, Tim Curran, Yadin Nicol, Dane Reynolds, Conner Coffin, Jordy Smith e Lakey Peterson também são nomes que deram e dão show com os foguetes fabricados em Santa Bárbara.

Alta Performance

Durante décadas, a Channel Islands esteve no auge do surf de alto desempenho. De forma muito humilde, Al costuma creditar boa parte das suas invenções aos atletas de sua equipe e não a ele. De fato, uma equipe de surfistas de alto calibre ajuda demais a esculpir, desenvolver e validar novos modelos e, consequentemente, a marca em si. Isso não só ajudou muitos profissionais a elevarem seus níveis de performance, mas também trouxe elementos importantes para o desenvolvimento de pranchas para os surfistas amadores.

Tanto é verdade que nos dias de hoje a Channel Islands conta com dezenas de modelos de pranchas que, sem dúvida, atendem a todos os níveis de surfistas e servem para todos os tipos de ondas. Inclusive, sua marca é licenciada em diversos países do mundo, onde é possível encontrar surfistas orgulhosos e satisfeitos por estarem usando as pranchas Al Merrick.

De Pai Para Filho

Nos dias atuais a CI continua sendo a marca líder mundial em pranchas de surf. É raro uma empresa de pranchas de surf dominar o mercado por todas essas décadas, e ainda mais raro um pai entregar as rédeas da sala de shape para o filho.

As memórias de infância de Britt Merrick, o filho de Al, estão cobertas de pó de bloco de poliuretano. Ele passou incontáveis horas assistindo ao pai shapear as pranchas dos melhores surfistas do mundo. Houve também centenas de sessões de testes de pranchas nas ondas de Rincon, principalmente com Shaun Tomson e Tom Curren.

Saindo da praia para casa, na sala de estar da casa da família Merrick havia prancha espalhadas por todo lado e o jovem Britt ouvia atentamente enquanto Shaun e Tom compartilhavam seus comentários com seu pai. Inevitavelmente, Britt tomou gosto pela coisa, e quando finalmente criou a primeira prancha no final de sua adolescência, tudo parecia familiar. De fato era um caminho sem volta e atualmente, com seu pai aposentado, Britt é quem desenvolve os principais modelos da empresa juntamente com seus atletas de ponta.

Venda Para A Burton

Em 2006 aconteceu algo que poucos imaginavam ser possível. A Burton Snowboards, gigante dos esportes de neve, comprou a Channel Islands. Naquela época muitos puristas do surf ficaram revoltados e imaginavam que a CI estava fadada ao fracasso, mas não foi bem assim.

Sem dúvida, isso foi algo muito surpreendente. Mas na verdade, olhando para trás, foi apenas uma questão de progresso e oportunidade. Você simplesmente não pode fazer tudo sozinho se quiser realmente atingir outros patamares de mercado e distribuição. Depois de algum tempo os críticos perceberam que na verdade as duas empresas tinham muito em comum. Desde então a empresa só cresceu ainda mais e manteve até hoje seu status como uma das melhores e mais confiáveis fabricantes de pranchas do planeta.

Recompra Da Marca

Desde o falecimento do fundador e dono da Burton, Jake Burton, no final de 2019, e apesar do melhor desempenho em vendas em um ano da Channel Islands, a Burton resolveu vender a CI. A consagrada marca de snowboards queria se concentrar apenas no que a fez famosa, os snowboards. Inclusive, alguns relatórios detalham que a decisão por esse negócio foi bastante amigável com, incluindo informações de que Jake Burton sempre esperou que o negócio acabasse nas mãos da Família Merrick novamente.

Sendo assim, a partir de janeiro de 2021, a propriedade da marca retornará à cidade de Carpinteria. Isso se dá após a inusitada venda fechada pelo filho de Al Merrick, Britt, e de alguns dos principais atletas da marca, Dane Reynolds, os irmãos Gudauskas e um grupo de funcionários da CI.

Embora o valor da venda seja desconhecido, circularam rumores de que o preço de compra foi de cerca de 6 milhões de dólares e o principal acionista é Britt Merrick, que também atuará como CEO.

“Para minha família e todos nós da Burton, este é um final muito feliz para o capítulo de Burton na história das pranchas de surfe da Channel Islands”, disse Donna Carpenter, viúva do icônico snowboarder e fundador da Burton, Jake Burton.

Modelos De Sucesso

É fato que de tempos em tempos novos modelos de pranchas vão surgindo. Com a Channel Islands não é diferente. Todo os anos eles lançam novos modelos baseados em tendências e necessidades de seus atletas. Mais recentemente os modelos Fishbeard, HappyTwo HappyTwin Pin foram lançados e têm sido amplamente divulgados nas mídias sociais tanto pelo fabricante quando por seus surfistas. Apesar de serem pranchas bem distintas, elas têm feito a alegria dos surfistas ao redor do mundo, assim como outros modelos fizeram e ainda fazem.

Pranchas clássicas como a Flyer, a Fever, a Fred Rubble e a Neck Beard 2 são algumas das mais demandadas da Al Merrick mundo afora até os dias de hoje, dado seus excelentes desempenhos tanto para surfistas amadores quanto para profissionais.

Por fim, as duas mais recentes e de maior sucesso entre os anos de 2022 e 2023 foram também vencedoras de suas respectivas edições do Stab In The Dark. A CI PRO foi escolhida a melhor em 2022 pelo australiano Jack Robinson quando testada juntamente com outras 11 pranchas nas pesadas ondas do Havaí. Em 2023 foi a vez da CI 2 PRO ser eleita pelo brasileiro como a melhor entre todas nas ondas de Fernando de Noronha.

Se você quiser conhecer melhor todos os modelos da CI acesse nosso site e leia suas descrições. Aproveite e converse com nossos consultores, eles poderão ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas e escolher o modelo certo para você.

Reconhecimento

al merrick

Merrick foi eleito o melhor shaper do mundo pela revista Surfing Life da Austrália em 1992, 1993 e 1994. A revista Surfer o elencou como o 11º em seu ranking de 2002 das 25 pessoas mais poderosas do surf. A revista Surfing incluiu Merrick em sua lista dos 10 melhores shapers de todos os tempos. Al também foi introduzido no Hall da Fama dos surfistas em Huntington Beach em 2007.

Para finalizarmos, deixamos aqui uma frase célebre do lendário Al Merrick: “A força motriz por trás das pranchas da Channel Islands é a demanda de design criada pelos maiores surfistas do mundo, permitindo o melhor desempenho possível. Fornecer aos surfistas mais dedicados os mais avançados designs de alto desempenho é minha paixão ”- Al Merrick, Designer / Shaper

Confira abaixo um interessante tour pela fábrica da Channel Islands em Santa Bárbara com os irmãos Conner e Parker Coffin.


 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading