fbpx

5 Pranchas Fish Para O Verão

5 Pranchas Fish Para O Verão – 

Atendendo a pedidos, trazemos hoje 5 de pranchas fish ideais para as marolas de verão. Esses modelos foram escolhidos por serem alguns dos mais modernos e bem falados do ano de 2020. Confira abaixo cada um deles, escolha o seu e divirta-se muito.

A primeira vez que você vê uma prancha de surf fish você pode até pensar que ela tem uma aparência um tanto quanto estranha. De fato, seu outline é diferente das pranchas tradicionais de alta performance. Quando a examinamos de perto percebemos que ela carrega bastante volume. Geralmente elas são mais grossas, mais largas e mais curtas.

O Verão

Com a aproximação do verão ficamos (nem todos, nós sabemos) animados porque o tempo fica mais agradável, finalmente abandonamos a roupa de borracha e estamos prontos para aproveitar os swells de verão. Bem, mas aí chegamos na praia e encontramos ondas pequenas, às vezes muito pequenas. Ondas fracas na altura do joelho e super lentas certamente não animam muitos surfistas a entrarem no mar.

Você pode até ter aquela prancha maroleira de performance como a DHD Phoenix ou a Pyzel Gremlin por exemplo, mas até mesmo com elas pode ser difícil de soltar o surf naquelas ondas super pequenas e fracas. Nesses casos você tem a opção de um longboard, no entanto não é ele que você quer usar. Você quer velocidade e maleabilidade nessas merrecas.

A Fish E Seus Benefícios

Nesse casos há apenas um tipo de prancha que pode te salvar, a fish biquilha. Sem dúvida o maior benefício das pranchas fish é a facilidade com que obtemos velocidade em ondas pequenas. Elas normalmente são bem retas, com pouquíssima curva de rocker e também mais largas. Somado a isso, o fato de serem biquilhas faz com que as pranchas fish sejam muito velozes. Sem a terceira quilha na saída da rabeta a prancha anda muito mais por ter menos arrasto.

Outra enorme vantagem é a excelente remada. Elas têm significativamente mais volume do que uma pranchinha performance. Isso significa maior flutuação e poder de remada, principalmente porque a área de bico mais larga e reta faz com a prancha entre mais facilmente nas ondas. Sendo assim, não precisamos de muito parar concluirmos que uma prancha assim o fará pegar muito mais ondas na sessão. Em dias em que o surf está fraco e inconsistente, pegar mais ondas pode ser o fator determinante para sua satisfação.

Além de todas essas vantagens, algumas fish permitem que você, além de se divertir, tenha a possibilidade de realizar manobras nas seções em que as pequenas ondas permitirem. Alguns surfistas inclusive confessam que acabam viciados em suas fish e admitem dificuldade de largá-las em casa quando as ondas estão boas e pedem pranchas mais adequadas.

Modelos Modernos

Após essa breve explanação onde contamos as vantagens das pranchas fish, chegou a hora de conhecer 5 modelos modernos de biquilhas. Temos certeza de que alguma delas irá te encantar e atender seus desejos e sonhos.

Al Merrick FishBeard

pranchas fish

Quando o surfista californiano Parker Coffin chegou para o shaper Britt Merrick dizendo que sua NeckBeard 2 poderia funcionar muito bem como uma fish biquilha. Então, Britt e a equipe da CI começaram a trabalhar na reformulação da metade traseira e no rocker da NB2, e assim a FishBeard nasceu.

Como o próprio nome sugere, a Fishbeard mescla a NeckBeard 2 e a CI Fish, situando-se em algum lugar no meio das duas em termos de desempenho. Como você pode ver no clipe acima, a FishBeard é de fato capaz de performar como uma pranchinha de alta performance. Entretanto, ela também possui a capacidade de planar em alta velocidade, podendo ser solta como uma fish tradicional.

Nas palavras de Noel Salas da Surf N’ Show: “A FishBeard oferece excelente desempenho em transições curtas, como uma pranchinha de alto desempenho. Ela possui excelente velocidade e ótima transição de borda a borda”. Em resumo, a Al Merrick Fishbeard é uma prancha muito boa para ondas de meio metro a um metro e meio. Se você é um daqueles surfistas que gosta de pranchas biquilha e gostaria de ter uma para cobrir a maioria das condições de mar do dia a dia, este modelo é uma excelente opção.

Recomendamos a Fishbeard para surfistas de nível intermediário até profissional, sendo o ideal utilizá-la com um pouco mais de volume que sua prancha high performance do dia a dia, em torno de um litro a mais.

DHD Mini Twin

pranchas fish

A Mini Twin da DHD foi desenvolvida em parceria com o talentosíssimo freesurfer australiano Asher Pacey. Assim como a FishBeard, ela também tem uma pegada moderna, que permite que o surfista consiga surfar com certa performance em diversos tipos de ondas. Tem baixa curva de rocker geral, o que dá muita velocidade à ela. Da mesma forma, seu outline largo do meio para frente, local onde concentra a maior parte do volume, entrega excelente poder de remada. Suas bordas são um pouco mais refinadas que as fish tradicionais, principalmente no quarto final onde ficam bem afiadas.

Essas características fazem da Mini Twin uma fish super versátil e manobrável tanto nas marolas fracas quanto nas ondas um pouco maiores e mais íngremes. Sua rabeta mais estreita e fina a deixa mais sensível e permite bom controle em tubos e manobras no crítico.

Chilli Sugar

pranchas fish

A Chilli Sugar é uma fish mais clássica que as duas anteriores. Suas linhas mais retas e principalmente a rabeta mais larga fazem dela uma excelente opção para diversão. Anda em qualquer coisa, em ondas de meio pé. Ainda assim, por ter bordas refinadas e baixas para os padrões das fish, a Sugar agarra bem na parede e oferece bom drive quando necessário.

Seu bico largo e reto, com pouquíssimo rocker faz dela uma das pranchas com melhor remada no mercado. Prefira a Sugar em tamanhos bem pequenos e com pelo menos um litro a mais de volume do que sua prancha do dia a dia. Quer dar uma adoçada no seu quiver? Então sem dúvida a Chilli Sugar é a escolha certa para você.

Sharp Eye Maguro

pranchas fish

As duas últimas pranchas que selecionamos aqui não são apenas biquilhas. Elas são híbridas e no caso da Maguro, lançamento mais recente da Sharp Eye, pode ser surfada com 4 quilhas também. Uma coisa é certa, tanto em uma configuração quando na outra, a Maguro é muito veloz.

Maguro significa “atum de barbatana azul” em japonês. Um dos peixes mais rápidos do oceano. Este é o mais recente design para ondas pequenas seguindo o conceito do modelo Modern2 também da Sharp Eye. Ela foi projetada com uma rabeta fish clássica com 5 ”de profundidade e 10” de largura. Esta característica cria uma curva de rabeta afiada e com uma boa quantidade de drive e tração. Deve ser usada entre 3 a 4 polegadas menor do que sua altura.

⠀⠀

Lost Swordfish

pranchas fish

Mais uma prancha com nome de peixe, pois Swordfish em inglês quer dizer Peixe-Espada. Sabidamente, ele é um peixe furiosamente rápido, agressivo, com uma cauda larga e poderosa e um nariz pontudo. Desenhado a pedido (e com a direção de) Kolohe Andino, como uma extensão da sua favorita RNF-Retro.

O resultado final foi sensacional, tanto que Kolohe declarou: “Eu amo isso. Pode ser a melhor prancha alternativa que já usei. Vamos torná-lo um modelo comercial!”.

Ela de fato é bastante agressiva e permite um surf moderno além de divertido. No caso da Swordfish, ela pode ser surfada como biquilha com quilhas grandes (keels) ou também como triquilha. Se busca mais performance, opte pelas 3 quilhas. Se busca velocidade e diversão, prefira biquilha. Super versátil, ela funciona bem desde ondas cheias de 1 pé até ondas boas de 4 pés.

Qualquer que seja sua escolha, tenha a certeza de que terá consigo uma prancha capaz de trazer diversão em mares que talvez você nem entrasse. Alguns clientes e amigos dizem até que redescobriram alguns sentimentos que há anos não sentiam pelo surf em ondas pequenas. Dê uma chance às fish e depois comente conosco o que achou. Recomende esta leitura para seus amigos que deveriam experimentá-las também e boas ondas!

Deixe uma resposta

WhatsApp chat