Surf Em Huntington Beach: Análise Do Pico
Dando sequência à nossa série Análise Do Pico e voltando à Califórnia, chegamos hoje à Huntington Beach, uma das praias mais procuradas para o surf no país.
Surf City USA
Segundo alguns historiadores do surf, Huntington Beach foi surfada pela primeira vez em 1907 pelo waterman havaiano e pioneiro do surf George Freeth. A cidade abriga também o Museu Internacional do Surf, o Hall da Fama dos Surfistas e a Calçada da Fama do Surf.
Esta é uma das quatro cidades dos Estados Unidos chamadas de surf city. As outras são Santa Cruz, também na Califórnia, Surf City na Carolina do Norte e Surf City em New Jersey. HB adotou oficialmente o apelido de Surf City USA em janeiro de 2008, após uma longa e tensa disputa com Santa Cruz, mais ao norte do estado.
Curiosamente, hoje Huntington Beach tem dois apelidos. É conhecida como Surf City USA, mas também e, desde 2016, é oficialmente rotulada The Soul of SoCal.(A Alma Do Sul Da Califórnia). Este último apelido foi detestado por nada menos do que 96% de sua população em pesquisa realizada após sua oficialização.
Cultura De Praia
Huntington realmente respira surf e tem uma cultura de praia muito forte. Também carinhosamente conhecida como “HB”, conta com quatorze quilômetros de praia onde são praticados os mais diversos esportes. É possível encontrar famílias inteiras passeando pela orla, dezenas de quadras de vôlei de praia espalhadas pela larga faixa de areia e também grupos jogando o tradicional horseshoes. Este jogo consiste em atirar ferraduras para acertá-las em uma barra de ferro fincada na areia a alguns metros de distância. Diria que é uma versão local e excêntrica da bocha.
Diferentemente de cidades como San Diego e San Clemente, HB é plana e possui uma longa orla. Contém áreas para piquenique, churrasqueiras, ciclovias e estacionamentos à beira-mar. Com boa parte dos serviços concentrados em uma pequena área, esta cidade é sem dúvida uma das melhores para se viver nos EUA. De fácil acesso, ela fica localizada entre San Diego e Los Angeles e cortada pela famosa Pacific Coast Highway (PCH).
US Open Of Surfing
Com mais de 50 competições de surf por ano em seu território, entre amadoras e profissionais, Huntington recebe anualmente o tradicional evento US Open Of Surfing. Válido atualmente como uma etapa prime da divisão de acesso (QS) da WSL, este campeonato acontece durante sete dias seguidos em pleno verão californiano. As ondas muitas vezes não são as melhores, mas a tradição e o tamanho do evento trazem mais de 100 mil pessoas até a praia para assistirem os melhores surfistas do mundo competirem ao lado do famoso píer.
O US Open normalmente atrai muitos surfistas brasileiros e consequentemente a torcida. Seja de brasileiros que moram na Califórnia ou de turistas, fato é que muitos dos nossos atletas já tiveram a honra de vencer esta competição. Caras como Neco Padaratz, Filipe Toledo e Yago Dora são exemplos disso. Yago inclusive é o atual campeão do evento, já que em 2019 passou por cima de seus adversários com um surf pra lá de moderno, dominando todas as manobras com sua prancha Driver 2.0.
Este campeonato é capaz de juntar diversas tribos, já que além das baterias dentro d’água, conta também com shows de diversos tipos de música, competições de skate, bmx e também exposições de arte. Certamente é uma época muito boa para visitar o local se você gosta de agito, caso contrário prefira datas antes ou depois do US Open, que normalmente acontece no início de Agosto. Aliás, independentemente da época da sua viagem para lá, tenha sempre um long john 3.2mm disponível, pois a água é fria ou gelada em boa parte do ano.
A Cidade
Huntington Beach tem muito surf. De fato, são quatorze quilômetros contínuos de beach break, desde Sunset Beach, na fronteira norte, até os River Jetties, em Newport, ao sul. Oferece surf consistente o ano todo, inclusive de acordo com os gurus do site americano Surfline é singularmente a zona de ondas mais consistente em todo o sul da Califórnia.
A cidade ainda conta com ótimas lojas de surf, sendo a Huntington Surf & Sport (HSS) e a Jack’s as mais populares. Elas ficam localizadas uma de frente para a outra na Main Street, exatamente na esquina com a Pacific Coast Highway, de frente para o píer. Além disso há inúmeras excelentes opções para comer nessa mesma região central. Destaque para o Wahoo’s Fish Taco, Sugar Shack, Sancho’s Tacos e Sessions Sandwiches.
Apesar de ondas em Huntington não serem exatamente as melhores da Califórnia, é um local que atrai muitos aficionados pelo surf. Mas então o que há em HB que a torna tão especial? As estatísticas não mentem: em termos de tamanho, localização, clima, consistência, significado histórico, impacto na indústria do surf, densidade populacional, relevância cultural e influência financeira, os números em Huntington Beach são espetaculares. Certamente ela é a cidade de surf número um nos Estados Unidos.
A seguir, vamos apresentar uma visão detalhada e precisa dos principais picos da região, assim como sobre as melhores marés, ventos e ondulações para cada um deles. Para isso, chamamos nosso amigo de quase duas décadas e um dos locais mais respeitados de HB, o quiro praxista Louis Rice. Louis é um ávido surfista e compartilhou todo seu conhecimento dos picos conosco.
Condições
O píer é o centro de tudo nesta cidade, o marco zero, e oferece as melhores ondas em ambos os lados.
Lado Sul: o lado sul do píer geralmente é melhor durante as ondulações de noroeste/oeste do inverno, quando direitas longas quebram pela praia e esquerdas íngremes e curtas quebram em direção ao píer. As ondulações de sul aqui geralmente tendem a fechar mais, a menos que haja uma outra ondulação secundária. Muitos surfistas locais preferem as ondulações de sul com uma secundária de noroeste, pois assim as ondas formam triângulos de picos por toda a praia e dispersam o crowd.
Lado Norte: o lado norte também prefere os swells de inverno, com direção mais de noroeste/oeste. Boas direitas e esquerdas podem ser surfadas ao longo da praia. Com swells de sul algumas esquerdas costumam percorrer uma centena de metros na praia, enquanto as direitas quebram bem tubulares direto no píer. Da mesma forma que o outro lado, os swells misturados de sul com noroeste são os preferidos da galera local.
Ao logo de toda praia a melhor maré é a média, de preferência enchendo. O melhor período de swell para HB é o médio, não muito acima de 12 segundos. O vento perfeito é o leste/nordeste, mais conhecido como Santa Ana, de preferência suave.
Como as condições de ondas nesta praia variam bastante, modelos de pranchas mais versáteis são os ideais. Pranchas que respondam bem em seções mais íngremes e que desempenhem bem em partes flat das ondas. Modelos como a Driver 2.0 da Lost, a OG Flyer da Al Merrick e a HT2 da Sharp Eye são perfeitos para surfar em 90% das condições de HB.
Outras Ondas
A poucos quilômetros ao norte do centro encontra-se Huntington Cliffs, um local muito popular em todas as condições de ondulação. As ondas nessas falésias podem ter o dobro do tamanho do píer com ondulações de longo período. Neste pico de águas mais profundas e distante da costa, chamado Trolleys, quebram esquerdas sobre um fundo de pedras nos dias de swells bem grandes. Melhor com a maré seca enchendo, swell grande de sul/sudoeste e período alto, acima dos 12 segundos.
Para os dias grandes (acima de 6 pés) neste pico prefira pranchas maiores e com mais volume, que tenham bastante poder de remada. Elas precisam ser mais seguras desde o drop, nas cavadas e também na execução das manobras. Esta tende a ser uma onda volumosa e mais lenta no outside, ficando mais íngreme e veloz à medida que chega no inside. Recomendamos os modelos DHD Sweet Spot 3.0 e a Pyzel The Ghost, que irão atender aos requisitos citados anteriormente.
Ao sul de HB encontram-se os River Jetties de Newport. Bons tubos podem ser surfados nesta praia, que tem uma sequencia de molhes de pedra curtos e geralmente atrai menos crowd que o píer. As melhores condições para este pico são swell de sul e sudoeste com período curto a médio ou também as ondulações misturadas dos quadrantes sudoeste e noroeste. Quebra legal em todas as marés e prefere os ventos de leste e nordeste.
Se o seu desejo é conhecer ou viver na Califórnia, não deixe de conhecer Huntington Beach. Ela pode ser a cidade que você tanto sonhou. Se conhece alguém que compartilha deste mesmo sonho, recomende a leitura deste artigo, quem sabe assim vocês podem até realizá-lo juntos. Boas ondas!
Um dos ícones do esporte de HB, bicampeão do Us Open Of Surfing, Brett Simpson.