fbpx

DHD MF Ducks Nuts: Analisando Pranchas

dhd ducks nuts

DHD MF Ducks Nuts: Analisando Pranchas

A MF Ducks Nuts da DHD é hoje nosso foco na série Analisando Pranchas. Um modelo que já tem quase duas décadas de existência, mas que vem sendo refinado ano a ano em um trabalho conjunto entre o shaper Darren Handley e Mick Fanning.

Se você acompanha o circuito mundial de surf há alguns anos, certamente já viu a MF Ducks Nuts voando sob os pés dos surfistas patrocinados pela DHD, principalmente Mick Fanning. Ela é de fato uma prancha desenvolvida para ser usada em condições de ondas boas entre 3 e 6 pés. Dessa forma, podemos dizer que é um modelo ideal para surfistas avançados e profissionais.


Segundo o próprio shaper da DHD, o consagrado australiano Darren Handley, essa é a prancha que Mick sempre confiou para surfar ondas boas e o levou a dois dos seus três títulos mundiais. “A Ducks Nuts é a escolha do Mick como prancha de alta performance. Quando o surf está bombando e Mick precisa de um equipamento com respostas perfeitas, este é o modelo que ele usa. Ajustamos alguns detalhes nos milímetros, pois quando as ondas estão boas, é importante que Mick tenha confiança em seu equipamento e não sinta que está perdendo qualquer velocidade, direção ou tendo que ajustar demais as suas curvas. A Ducks Nuts permite a Mick realmente avançar em suas curvas e liberar toda a força através de transições suaves de borda a borda”.

Outline E Bordas

dhd ducks nuts
A Ducks Nuts tem um outline super equilibrado e característico de pranchas de alta performance. Seu ponto mais largo fica ligeiramente abaixo do meio da prancha e ela tem, de forma geral, pouco volume. Ela é uma prancha estreita e com bordas baixas, portanto bastante sensível e arisca. A área de rabeta é também mais estreita que outros modelos de pranchas de alta performance, deixando-a mais segura em partes críticas. Da mesma forma, com área de bico mais estreita, ela permite ataques verticais e trocas de direção ágeis sem enroscar de borda.

Concave


A MF Ducks Nuts conta com a configuração de fundo preferida do Mick Fanning. Ela tem um single concave que começa antes do pé da frente do surfista e segue até antes das quilhas, quando muda para um double moderado. Essa combinação favorece a geração de velocidade e sustentação sob o pé da frente, já que o single canaliza e direciona o fluxo de água pelo meio da prancha até as quilhas.

Por sua vez, o double divide este fluxo de água e alivia a pressão na quilha traseira. Ele também faz com que a prancha fique bem maleável e ofereça a realização de curvas e trocas de direção de forma ágil e solta.

Rocker

dhd ducks nuts

Com uma linha de rocker contínua do bico até a rabeta, ela apresenta uma curvatura de entrada média, o que favorece drops atrasados e manobras no lip das ondas. Da mesma forma, seu rocker de saída é alto, fazendo com que ela se encaixe perfeitamente em paredes íngremes e ondas fortes, proporcionando manobras críticas e respostas rápidas quando pisada sobre o pé de trás.

Esse tipo de rocker é bem comum nas pranchas de alta performance para ondas boas, pois como dissemos anteriormente, a curva da prancha é compatível com a maior curvatura das ondas para as quais ela foi pensada. Com isso, ela perde um pouco em poder de remada e também na manutenção da velocidade em partes cheias das ondas. Sendo assim, se você surfa em picos com ondas meio gordas, prefira outros modelos como a DHD 3DV por exemplo.

Quilhas


As quilhas mais indicadas para a Ducks Nuts são aquelas com bastante rake, ou seja, bem alongadas para trás. Isso porque essas quilhas normalmente combinam com pranchas que têm rocker alto na rabeta. Sendo assim, recomendamos os modelos do próprio Mick Fanning e a Carver da FCS. Se você usa Futures, prefira os modelos R8 Legacy e Coffin Bros.

Todas essas quilhas apresentam um perfil mais alongado. Elas oferecerem excelente tração e drive nas curvas e são capazes de executar arcos mais longos sem perder a velocidade.

Sensações

ducks nuts
Por conta de suas características, a MF Ducks Nuts apresenta bastante velocidade e drive. Ela lhe dará a aceleração necessária para tirar proveito de um surf moderno, veloz e seguro.

Ela é definitivamente uma prancha de alto desempenho ideal para condições limpas e fortes tanto em beach breaks como em points e reefs. Antes de adquirir a sua, converse com nossos consultores e avalie qual o melhor tamanho e volume para as condições de mar em que pretende utilizá-la.

Ela é uma excelente opção para ter no quiver e usar naqueles dias clássicos até 6 pés no quintal de casa ou até mesmo para colocar no sarcófago e levar naquela surf trip para El Salvador, Indonésia ou México por exemplo.

 

Deixe uma resposta

Abrir conversa