fbpx

Cabianca The Game: Analisando Pranchas

Cabianca The Game: Analisando Pranchas

Seguindo com nossa Série Analisando Pranchas, hoje trazemos um modelo super moderno e de alta performance, a Cabianca The Game, testada sob os pés de um dos melhores surfistas de todos os tempos, Gabriel Medina.

Em diversas ocasiões já apresentamos aqui modelos de pranchas que foram desenolvidas e até levam o nome de alguns surfistas profissionais. De fato, não é segredo para ninguém que as melhores pranchas normalmente saem de projetos conjuntos entre shaper e surfista. Claro, quem melhor poderia dar feedbacks sobre seus bólidos que os próprios pilotos de testes? Ainda mais eles sendo alguns dos melhores do mundo. No caso da Cabianca The Game não foi muito diferente.

Histórico de Desenvolvimento

Há alguns bons anos que a DFK 2.0 vem atendendo bem o Gabriel em 80% das condições e a The Medina simplesmente voa em ondas mais fracas, Johnny e Gabriel começaram a discutir um novo modelo que melhor preencheria a lacuna entre esses dois principais. 

Na verdade, Medina havia solicitado algo um pouco diferente de seus modelos usuais The Medina e DFK, com ênfase em gerar mais velocidade entre as curvas. “Eu criei um chassi novo e ajustei nosso modelo DFK”, diz Cabianca. “Fizemos as bordas mais baixas para que ela pareça mais arisca sob seus pés. Também tem menos rocker, com um double concavo mais profundo entre os pés. Era tão diferente que acabamos fazendo um novo modelo; a chamamos de “The Game”.

“Gabriel queria cinco pranchas extras de um novo modelo que estamos testando para Trestles, mas é feriado aqui e eu não tinha laminadores e lixadores trabalhando na fábrica”, disse Cabianca à WSL. “Então eu cortei os blocos, shapeei as pranchas, pintei-as, laminei-as, coloquei as quilhas e lixei também. Tem sido um trabalho árduo, mas é para o Gabriel e foi uma oportunidade tão rara de fazer tudo 100% à mão.”

Essa foi a declaração de Johnny Cabianca para a WSL quanto perguntado sobre o quiver de Gabriel Medina para as finais do mundial em Trestles em 2021. Incrível saber como ainda nos dias de hoje um shaper é capaz de fazer tudo na mão, sozinho, do início ao fim do processo e entregar um material de tamanha qualidade. Isso é para poucos. Detalhe, ele já havia despachado 10 pranchas para a Califórnia dias antes. Para os geeks de pranchas de surf, as dimensões do quiver de Trestles de Gabriel em 2021 foram: 5’11” x 19″ x 2 7/16 com um volume de 28,5 litros. 

Confirma a performance irrepreensível de Medina durante a final da WSL em Trestles:

Outline e Bordas

Em comparação à DFK 2.0, prancha que deu origem à The Game, esta contém um outline levemente mais largo, especialmente debaixo do peito do surfista até o bico. A diferença em medidas é sutil, mas suficiente para ter um poder de remada um pouco melhor, facilitando a entrada nas ondas e a performance em ondas um pouco mais cheias. De modo geral, seu outline é bem moderno e segue os padrões das pranchas de altíssima performance, com rabeta estreita e ponto mais largo bem no centro da prancha.

Com relação às bordas, elas são um pouco mais baixas e mais suasves que as bordas da DFK 2.0, entregando uma combinação excelente de drive e projeção, sei deixá-la presa demais, especialmente em ondas um pouco mais cheias, como é o caso de Trestles por exemplo. Por fim, ela poder ser encontrada com quatro variações de rabetas: swallow, squash, round e round pin.

Rocker

O rocker da The Game contínuo, característica comum das pranchas para ondas boas. Sua curva de bico é levemente mais baixa que a da DFK 2.0, sendo considerada média. Já seu rocker de rabeta é mais baixo, mais flat. Isso entrega muita velocidade, principalmente em partes mais cheias e sessões de transição das ondas. Por outro lado, deixa a prancha um pouco mais dura para virar nas partes críticas, o que Cabianca compensou no posicionamento das quilhas como vamos falar a seguir.

Concave

A The Game conta com uma combinação de concaves suaves, sendo um single iniciando um pouco antes do pé da frente, correndo até à frente das quilhas, onde a partir dali ele transiciona para um double concave. O single debaixo do pé da frente confere boa velocidade à prancha, direcionando o fluxo de água para a rabeta, dando também boa sustentação. Já o double entre as quilhas deixa a prancha super maleável e responsiva, facilitando as trocas de direção.

Quilhas

Como mencionamos anteriormente, a The Game teve seu posicionamento de quilhas alterado em relação ao que é praticado na DFK 2.0. Elas foram colocadas levemente para trás. Isso compensa um pouco o rocker mais baixo de rabeta, facilitando manobras em partes mais críticas e exigindo do surfista um surf bem apoiado nas bordas. Sendo assim, é um modelo ideal para quem tem um surf mais baseado no pé de trás, pisando com força sobre as quilhas e direcionando a prancha nas trocas de borda e manobras de lip.

Como de praxe, trazemos aqui sempre alguns modelos de quilhas que podem combinar perfeitamente com a prancha em questão. Então vamos lá:

Para quem usa FCS2, recomendamos os modelos Pyzel e Performer. Ambos são modelos de quilhas mais neutras, com medidas bem equilibradas, nem muito alongadas e nem muito retas, super versáteis. Sendo a The Game uma prancha bem versátil para condições de ondas boas entre 2 e 5 pés, essas quilhas irão entregar o melhor que a The Game tem a oferecer.

Já para quem usa o sistema da Futures, indicamos os modelos John John Florence e Freestone, pelos mesmos motivos das FCS. Escolha o tamanho ideal para seu peso, condições de mar e habilidade. Caso são saiba, procure nossos consultores, eles poderão ajudar.

Impressões

Certamente este é o modelo de alta performance mais versártil da Cabianca. Aliás, a The Game é uma prancha excelente para os dias de ondas boas na grande maioria das praias brasileiras. Uma prancha super manobrável, que anda bem nos tubos e entrega velocidade e fluidez para surfistas de nivel intermediário e avançado como poucas outras. Podemos dizer que a The Game se encaixa perfeitamente entre aquela sua prancha maroleira e aquela para mares mais sólidos, com grandes chances de ser a mais usada do seu quiver. E se você ainda não está podendo ter um quiver, ela certamente cumpre muito bem o papel de quiver de uma prancha só, pode confiar.

Gostou da The Game? Fale com nossa equipe e garanta a sua, em pronta entrega ou sob encomenda.

Deixe uma resposta