fbpx

Dicas Para Surfar No Crowd

Dicas Para Surfar No Crowd –

Você gosta de surfar no crowd? Se o surf tem algum ponto negativo, o crowd é este ponto. Nenhum surfista aprecia chegar na praia e ver aquela multidão disputando as ondas. Mas sabemos que isso é algo inevitável em locais com boas ondas. Sendo assim, hoje traremos algumas dicas para você se dar bem no meio do crowd.

Lidar com o crowd é um mal necessário nos dias de hoje. Em um mundo cada vez mais competitivo, estamos o tempo todo competindo por algo. Seja no trabalho, em casa ou com os amigos. Quando enfim encontramos um tempo para surfar e relaxar a cabeça, temos que competir pelas melhores ondas também e isso muitas vezes pode tornar a experiência de surfar um tanto quanto frustrante e estressante. No fim das contas, o que irá determinar se essa experiência é boa ou não é a forma como reagimos ao fato de o mar estar crowd.

dicas surfar crowd

Isto posto, separamos algumas dicas que podem te ajudar a divertir-se mais e pegar mais ondas no meio do crowd.

Surfe Antes Do Amanhecer

dicas surfar crowd

Muitas pessoas pensam em fazer isso, mas poucas realmente conseguem. Destas que conseguem, grande parte faz uma ou duas vezes e depois aborta a missão. De fato são poucos os surfistas que realmente se dedicam a entrar no mar antes do dia clarear. Às vezes pode não ser a melhor hora do mar, pode ser que a maré esteja errada para aquele pico nesse horário ou que as ondas estejam sofrendo da famosa “morning sickness”, como se fosse uma preguiça de manhã cedo. Entretanto, uma coisa é certa: haverá menos surfistas na água nesse horário.

Em ondas clássicas, aquelas que são realmente diferenciadas quando o swell correto encosta, certamente você não será o único no mar logo cedo. Em picos como a Praia Brava de Itajaí e o Pico de Matinhos é normal encontrar mais de 10 surfistas entrando na água antes do sol nascer.

Todavia, se compararmos esse número com a centena de outros surfistas que estarão no mar depois das 9 da manhã, com certeza você perceberá que valeu a pena madrugar. Não é raro ouvirmos relatos de amigos que surfaram das 6 às 8 da manhã e saíram de cabeça feita ao mesmo tempo que dezenas de outros estão apenas chegando na praia nesse horário.

Portanto, se você quer driblar o crowd, principalmente no verão quando as pessoas dormem mais tarde, faça esse esforço e perceba com seu dia irá render melhor após a sessão de surf madrugueira.

Faça Sessões Rápidas Na Troca De Turno

Depois de ficar sentado na praia por um tempo, observando o surf e acompanhando os surfistas na água, você poderá notar uma espécie de êxodo em massa. Nós surfistas temos a tendência de repetir comportamentos em termos de horários e rotina de surf. Seja por conta do trabalho ou das responsabilidades em casa, normalmente surfamos em horários quase que pré-definidos.

Se você definitivamente não faz parte da turma da madrugada e entra no mar em momentos super crowdeados, aqui temos uma dica que pode te ajudar. Se sua intenção é mesmo evitar as multidões, mesmo que para isso seja necessário surfar em horários alternativos, guarde esse conselho: faça sessões rápidas na troca de turno.

Não entendeu? Eu explico: dê preferência para o final da manhã e horário do almoço se puder. É nessa hora que aquele grupo enorme de surfistas que entrou pela manhã estará deixando a água, todos ao mesmo tempo e morrendo de fome. Esse é o momento de se lançar o mais rápido possível na água e pegar o máximo de ondas que conseguir antes que a próxima leva de surfistas entre novamente. Nesse caso, dê seu máximo, pegue qualquer onda que pareça que vai ser boa e divirta-se em paz.

Surfofoca

dicas surfar crowd

Um termo um tanto estranho não é mesmo? Surfofoca! Bem, assim eu e meu amigos chamamos aquela sessão de surf no crowd e com poucas ondas. Haverá dias em que evitar a multidão não será possível e você terá simplesmente que aceitá-la. Neste caso, melhor que parte desse crowd seja formado por amigos, assim vocês poderão dar risada um do outro e colocar o papo em dia.

Em alguns casos, quando o surf parece totalmente disfuncional, você precisa considerar que apenas remar, socializar e bater um papo com os amigos é um opção também divertida. Até mesmo se estiver em um pico novo, onde você é um completo desconhecido, abrace a oportunidade de ser amigável e conhecer pessoas. Assim, da próxima vez que voltar nessa praia não será mais um forasteiro e poderá se dar melhor no crowd já tendo conhecido os locais que dominam o pico.

Surfe No Inside

dicas surfar crowd

Quando as ondas estão boas, mas superlotadas, a estratégia de sentar mais para baixo do crowd pode ser excelente. De fato você poderá surfar uma grande variedade de ondas que a galera que está 10 ou 15 metros mais para fora nem percebe. Da mesma forma, ficar sentado mais para baixo te dará a oportunidade de pegar ondas as quais os surfistas mais do outside acabam não passando a seção ou até mesmo caindo. Só não vale ficar gorando a onda do colega torcendo para ele cair, ok?

Sentar mais embaixo do pico implica em três coisas principais: você corre o risco de ser pego por uma série na cabeça, e isso certamente irá acontecer em algum momento. Você também corre o risco de ficar no caminho de outros surfistas e acabar atrapalhando-os ou até mesmo colidindo com eles. Por fim, esse posicionamento te dará a oportunidade de pegar mais ondas, entretanto elas normalmente não são tão boas quanto aquelas séries que quebram mais lá fora. Sendo assim, se escolher por essa estratégia, fique atento e seja ágil, evite o tráfego e se proteja.

O Jogo Da Paciência

Se houver ondas decentes e o pico estiver lotado, outra estratégia é sentar lá fora, mais fora que os outros e esperar as bombas da série. Neste caso, separe uma prancha maior, que tenha mais poder de remada. Essa é uma escolha delicada e requer muita paciência. Optar por esse posicionamento sem dúvida te fará pegar menos ondas. Contudo, pode ser que com apenas duas ou três das melhores ondas do dia você já esteja completamente satisfeito.

Portanto, uma vez escolhida essa estratégia, se mantenha fiel à ela. Não perca a paciência e não saia remando para baixo, porque se fizer isso estará indo de encontro à mentalidade que internalizou e vislumbrou ao entrar no mar. Se você ficar impaciente, então provavelmente vai explodir e colocar a perder sua sessão de surf, e não é isso que você quer.

Observe Quem É Quem

dicas surfar crowd

A observação é a chave do negócio, principalmente se você escolheu sentar mais para baixo do crowd. Sempre há algumas pessoas que estão remando em todas as ondas, mas nunca pegam nada. Há também aqueles que sempre caem ou nunca passam as seções. Nesses casos, faça anotações mentais sobre quem são esses surfistas e esteja preparado para ir nas ondas quando estas pessoas estiverem em ação. Só tenha cuidado, não reme demais ao ponto de atrapalhar o surfista caso ele ganhe a seção e chegue perto de você. O respeito é sempre o que vem primeiro.

Depois dessas dicas e se tudo isso falhar, vá para outra praia ou outro ponto da mesma praia onde haja poucos surfistas. Às vezes, surfar ondas abaixo da média com menos pessoas pode ser muito mais gratificante e divertido do que ficar disputando ondas boas com a multidão.

Atitude Positiva

Nossas atitudes dentro e fora d’água e as vibrações que emitimos determinarão o resultado do nosso dia. Relaxe, aprenda a se posicionar e respeite os demais. Lembre-se que todos estão no mar com a mesma intenção, a de pegar boas ondas e fazer a cabeça. Sendo assim, compartilhe, não seja ganancioso e sinta-se alegre pelas ondas boas dos outros surfistas. Como tudo o que fazemos, respeite para ser respeitado.

Por fim, assista aos vídeos abaixo (em inglês) e coloque algumas destas dicas em prática da próxima vez que for surfar em mares super disputados. Aproveite e encaminhe este artigo para seus amigos que não sabem lidar com o crowd e boas ondas!

Deixe uma resposta