fbpx

DHD Wilko F13: Analisando Pranchas

dhd wilko f13

DHD Wilko F13: Analisando Pranchas –

Hoje trazemos a DHD Wilko F13 em nossa série Analisando Pranchas, mais um foguete da consagrada marca australiana de pranchas. Assim como em outras análises, este é mais um modelo que foi desenvolvido em parceria com um surfista profissional, desta vez o australiano Matt Wilkinson.

O Desenvolvimento
dhd wilko f13
Assim como aconteceu com outras pranchas que foram desenvolvidas em parceria com atletas profissionais (#77, The Medina, Volume 2), a Wilko F13 teve seu lançamento muitos meses depois de ter sido experimentada pela primeira vez. De fato, o lançamento oficial de um novo modelo passa antes por diversas fases de experimentação, feedback e ajustes.

Sem dúvida este é um processo de extrema importância, visto que a carreira dos atletas profissionais está em jogo. Aliás, não só a carreira do surfista, mas também a reputação do shaper. Ambos precisam ter a certeza de que aquele equipamento irá entregar tanto ao profissional quanto aos amadores, uma performance confiável e condizente com as necessidades do surfista e as ideias do fabricante.

No caso da DHD Wilko F13, Matt recebeu duas pranchas para ondas pequenas e médias do shaper Darren Handley. Uma delas era comum, uma prancha regular parecida com as que ele já vinha usando. Contudo, a outra era diferente, com novos atributos e conceitos pensados por Darren com base no que Matt vinha sentindo de errado em suas pranchas. No início o surfista utilizou apenas a prancha regular e continuou sentindo as mesmas dificuldades das demais, dessa forma ele resolveu experimentar a outra, o protótipo que a princípio não parecia muito promissor.

Ledo engano, logo na primeira sessão Wilko arrebentou com esta nova prancha. Mesmo ainda em fase de testes ele sentiu-se como um adolescente novamente. Conseguiu acertar combos de manobras com muito mais velocidade e responsividade que o habitual. Mais do isso, sentiu prazer novamente em surfar ondas pequenas, coisa que não vinha tendo há um longo tempo.

Outline E Bordas

dhd wilko f13

A DHD Wilko F13 tem algumas características muito peculiares, por isso ela se diferencia da maioria das pranchas em sua categoria. Entretanto, antes de falarmos delas, devemos mencionar que o outline desta prancha é bem característico das pranchas para ondas pequenas. Suas medidas de largura, principalmente de bico e rabeta são um pouco mais largas que o normal. Sua medida padrão de largura de bico é de 13″. Isso entrega excelente poder de remada à esta prancha, assim como ótima projeção e velocidade nas partes flat das ondas.

Da mesma forma, com uma rabeta ligeiramente mais larga, assim como em outros modelos de pranchas para ondas menores, ela oferece ótima velocidade e sustentação sob o pé de trás. Ao contrário de alguns outros modelos semelhantes que têm o ponto mais largo empurrado para frente do meio, seu ponto mais largo fica exatamente no centro da prancha, deixando-a bem equilibrada e manobrável.

Quanto às peculiaridades que mencionamos anteriormente, a Wilko F13 tem seu deck flat. Ou seja, a parte de cima dela é reta, não tem dome deck, que é aquela caída da longarina em direção às bordas. Isso a faz carregar mais volume e também dá mais flexibilidade e sensibilidade à prancha.

Todavia, para que a prancha seja responsiva e crave as bordas na parede das ondas, elas não podem ser muito altas. Sendo assim, a DHD Wilko F13 tem um caimento abrupto há mais ou menos duas polegadas e meia das bordas. Veja a foto abaixo que mostra perfeitamente essa marca próxima às bordas. Elas são baixas e afiadas, principalmente na parte de trás da prancha já próximo da rabeta, dando muita sensibilidade e manobrabilidade ao surfista.

dhd wilko f13

Concave

dhd wilko f13

A configuração de concaves deste modelo é bastante simples. Na verdade ela tem um pequeno diferencial em relação a outros modelos, que é o ponto onde começa o double concave. De forma geral, ela começa com um single concave suave em torno de 18″ do bico e assim segue até a altura do meio das bases do surfista. É nessa região, em torno de 18″ antes das quilhas, que o single concave muda para um double suave. Normalmente outras pranchas tem a troca do single para o double exatamente na altura das quilhas. Este double concave segue se aprofundando até o meio das quilhas, ponto onde fica médio.

Essas características dão muita mobilidade à prancha. Ela apresenta ótima velocidade e sustentação sob o pé da frente e favorece as trocas de borda quando forçada no pé de trás por causa do double profundo entre as quilhas. É certamente uma prancha muito manobrável e sensível, ideal para os surfistas mais habilidosos.

Rocker

dhd wilko f13

A curva de rocker da Wilko F13 apresenta entrada baixa, que favorece a entrada nas ondas por conta da boa remada. Da mesma forma oferece velocidade instantânea logo após o drop e passa as seções rápidas das ondas com boa fluidez. Segue com um rocker estagiado no meio, que a faz fluir muito bem nas partes fracas e mortas das ondas, mantendo a velocidade. A curva de saída é média, que proporciona curvas mais ágeis e fechadas atacando as partes críticas das ondas com muita tração e drive.

Quilhas


As quilhas de sua escolha vão depender da condição do mar. Se for um beach break com ondas rápidas e com pouca área, prefira quilhas mais retas que fazem curvas mais fechadas. Esses modelos permitem que a prancha vire de forma mais vertical em pequenos espaços, gerando mais pivô nas curvas. Nessa linha de pensamento recomendamos o modelo Reactor da FCS2 e a HS1 Generation Series da Futures.

Por outro lado, caso a condição de mar seja em ondas com mais área como em point breaks, prefira quilhas mais neutras. Estes modelos mais versáteis irão combinar drive, controle e curvas sólidas. Nesse caso recomendamos o modelo da DHD, tanto da FCS2 quanto da Futures.

Sensações

Por conta de suas características e performance nas ondas, indicamos a DHD Wilko F13 para surfistas intermediários até profissionais. É uma prancha sensível, rápida e com respostas muito ágeis. Devemos lembrar que ela foi desenvolvida para alta performance em ondas pequenas, portanto se você busca uma prancha para manobrar muito e evoluir seu surf, considere este modelo.

Aliás, se você conhece algum amigo que está procurando por uma prancha para quebrar nas marolas, encaminhe este artigo para que ele possa conhecer a Wilko F13 também. Boas ondas!


 

Deixe uma resposta