Os 5 Principais Erros Do Surfista Iniciante Ao Escolher Uma Prancha
Quer saber quais são os 5 principais erros do surfista iniciante ao escolher uma prancha? Então leia este artigo e entenda melhor.
Inegavelmente cometemos erros, somos humanos e, portanto, seres errantes. Isso obviamente acontece também quando estamos aprendendo ou iniciando em alguma atividade, principalmente se não buscamos nos informar com as pessoas ou nos lugares certos sobre aquele assunto.
Com o surf não é diferente. Tanto para quem está iniciando no esporte quanto para os mais experientes, novas tendências surgem constantemente e muitas vezes nos fazem agir por impulso. Dessa forma acabamos nos precipitando, perdendo tempo e dinheiro com decisões equivocadas e temos que começar tudo novamente, do jeito certo, para que possamos alcançar aquilo que almejávamos lá atrás.
Escolhendo A Prancha Errada
Seja por falta de conhecimento ou por falta de orientação correta, muitos surfistas iniciantes acabam escolhendo pranchas erradas e isso dificulta bastante o aprendizado e a evolução. Não é raro ouvir de alguns destes principiantes que escolheram aquele modelo que estão usando porque viram nas redes sociais e acharam bonito. Outras vezes as escolheram porque viram seus ídolos, seus surfistas preferidos surfando com aquele modelo e acreditam que seja o melhor para eles também.
A admiração e até a idolatria são compreensíveis e acontecem em todos os esportes. No entanto, nem por isso você deve querer usar os mesmos equipamentos dos profissionais quando ainda estiver nos estágios iniciais do esporte, mesmo que isso seja possível em algumas modalidades. Você até pode comprar a prancha igual a do Medina, a raquete igual a do Djokovic ou os tênis do Lebron James, mas será que estes são mesmo indicados pra você neste momento? Será que aquela prancha é a melhor para seu biotipo, seu nível de habilidade e para as condições de mar que irá encarar?
Atraso Na Evolução
Você já se perguntou por que não consegue evoluir no surf? Por que continua estagnado em um nível o qual acredita que já deveria ter superado? Pois bem, várias podem ser as razões para isso, mas certamente sua prancha tem grande parte da culpa. Mas não desanime, existem formas de resolver este problema de maneira prática e assertiva. Para isso você deve procurar locais e pessoas que saibam exatamente como te ajudar, pessoas que são experts no assunto e irão conseguir te fornecer o material necessário para que você possa atingir o próximo nível.
Os 5 Erros Mais Comuns
Foi pensando nisso que nós decidimos listar os principais erros cometidos por iniciantes na hora de escolher uma prancha nova. Pode ser que você nunca tivesse imaginado que estaria cometendo algum destes erros, mas acredite, eles são mais comuns do que você pensa e influenciam demais seu progresso no esporte.
-
Pensar Que Qualquer Volume Basta
Erro bastante comum daqueles que pouco conhecem sobre pranchas de surf. O volume de uma prancha nada mais é que a litragem que ela carrega. Por exemplo, caso ela fosse completamente oca por dentro, quantos litros caberiam dentro dela. De fato esta informação é se suma importância, pois via de regra quanto maior a litragem da prancha, maior será seu volume e consequentemente sua flutuação.
Sendo assim, é de fundamental importância ter a orientação correta na hora de se basear no volume da prancha para cada surfista. Algumas variáveis são levadas em consideração na hora de definir a janela de volume ideal, sendo as principais o peso e a habilidade de quem vai usá-la.
-
Escolher Uma Prancha Muito Pequena
Certamente é mais atrativo comprar uma prancha pequena, fácil de carregar e que seja ágil nas ondas. No entanto, não é qualquer tamanho de prancha que irá servir para qualquer surfista. Temos exemplos disso até na elite do circuito mundial, onde caras de 1,65m usam pranchas 5’7″ no dia a dia, enquanto outros como Owen Wright com mais de 1,90m utilizam pranchas 6’1″.
De fato para o surfista amador, especialmente para o iniciante, o tamanho da prancha também tem que ser muito considerado. É de suma importância que haja mais área de bico debaixo do peito e da cabeça do surfista, isso irá facilitar bastante a entrada na onda e a estabilidade frontal, trazendo mais equilíbrio ao surfista. Usando uma prancha maior para começar a surfar irá ajudar muito a ganhar confiança na hora de pegar as ondas, ficar em pé e desenvolver a progressão frontal e, posteriormente, lateral nas ondas.
-
Pensar Apenas No Visual
É inegável que todos queremos ter pranchas bonitas, que chamem a atenção e sejam agradáveis aos olhos. Mas saiba que esse é o menor dos fatores na hora de escolher e decidir por uma prancha. Opte sempre por algum dos modelos que foi recomendado para você, deixe a parte estética para depois e acredite em quem está te orientando. Pode ter certeza que nós queremos te ajudar a evoluir e acima de tudo, se divertir dentro d’água. Por isso dedicamos nosso tempo e compartilhamos nosso conhecimento com você, pois queremos que se sinta feliz e satisfeito com sua escolha. Pode ter certeza que nossa alegria também será enorme e se pudermos iremos oferecer-lhe a prancha mais funcional possível com o visual que você quiser.
-
Ficar Muito Tempo Com A Mesma Prancha
De tempos em tempos os carros têm que ter seus pneus trocados, não é verdade? Assim funciona com as pranchas também. Isso se deve não apenas ao desgaste pelo qual elas naturalmente passam, mas também ao fato de que novos estímulos você deve sentir vindos do seu equipamento. Pranchas diferentes criam situações diferentes e elas nos fazem evoluir.
Linhas de shape distintas são capazes de transformar a maneira como o surfista deve atacar a onda, portanto, conforme suas habilidades irão exigir a troca de prancha (uma vez por ano por exemplo), essa prancha nova também poderá exigir de você adaptações e novas técnicas mais aprimoradas, fazendo com sua evolução seja notória. É aquela velha frase cliché que diz que devemos sair da nossa zona de conforto, e ela nesse não poderia ser mais verdadeira. Portanto, não tenha medo de experimentar, testar, arriscar e se deixe surpreender.
-
Achar Que Sabe Mais Do Que Realmente Sabe
Vivemos em uma época em que as informações estão muito acessíveis, literalmente na palma de nossas mãos. Com isso, podemos acabar achando que sabemos de um assunto só porque temos pesquisado e lido bastante sobre ele. Sim, isso pode até ser uma verdade, mas saiba que por aí existem também outras pessoas que já estão nessa há mais tempo e principalmente, que trabalham com isso. Imagine que essa pessoa tem uma expertise profissional no assunto, que ela conversa com os shapers frequentemente, que ela recebe atualizações de conceitos e modelos mensalmente e que isso faz parte realmente do dia a dia profissional dela.
Assim como você procura um especialista quando vai reformar sua casa, comprar um carro ou buscar um atendimento médico, você pode e deve assim fazer também quando for comprar sua prancha, principalmente se você for um iniciante no esporte. Diversos são os conceitos e os detalhes que serão levados em consideração na hora da escolha e isso servirá basicamente para que você tenha sob seus pés o equipamento mais apropriado para seu momento no surf.
Nós somos especialistas em pranchas de surf e em poucos minutos de conversa podemos entender e identificar o seu problema com seu equipamento. E aí, se identificou com algum dos 5 principais erros do surfista iniciante ao escolher uma prancha? Em breve teremos outros artigos falando mais detalhadamente sobre este assunto, fiquem ligados em nosso Blog.
Show, gostei muito
gostei muito! vocês sabem onde encontrar uma escola de surf no Rio??