Quando o assunto são os tipos de surf, há certa discussão que pode ser gerada entre os surfistas mais antigos e os mais novos. Atualmente, o esporte sofreu grande evolução e muitas mudanças. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir. Confira!
Os tipos de surf: clássico x progressivo
Podemos elencar dois principais tipos de surf: o clássico e o progressivo.
Como clássico, temos aquele surf de linha, com leques de água, arcos bem desenhados, floaters compridos, cutbacks e, é claro, os amados tubos.
Entende-se como clássico, pois é considerado um surf mais “das antigas”. Até porque, no início da história do surf ainda não víamos as pranchas voando por aí nos famosos aéreos.
As manobras mais aéreas são colocadas como surf progressivo, que é o que vemos atualmente — aéreos full rotation, reverse 720, kickflip, double alley oop e muitos outros.
Há quem ache que um cutback bem executado, fazendo aquela curva perfeita, batendo na espuma e espirrando muita água, ganhe de um temido aéreo backflip — tanto visualmente falando como na sensação dentro da água. Porém, também existem aqueles que são a favor da diversidade e gostam de ver como o surf está hoje em dia e em que outro patamar ele pode chegar.
Ainda existem também alguns classificações de surfistas, como os tube riders, big riders ou aqueles que praticam o free surf. Cada um com suas preferências, gostos e habilidades, mas é fato que o surf em si dá um show a parte!
Seja você um amador do surf clássico ou progressivo, o importante é se divertir na água e aprimorar cada vez mais sua performance em cima da prancha.
Vertentes do surf
Quando o assunto é tipos de surf, podemos ir ainda mais além e falar sobre as vertentes desse esporte.
Há várias outras formas de usar a prancha no mar ou de surfar de maneira diferente. Veja algumas modalidades:
- Windsurf — é uma mistura de surf com velejo, pois utiliza uma prancha com uma vela acoplada, como as usadas nos barcos. A vela costuma ter entre dois a cinco metros de altura;
- Kitesurf — kite é um tipo de pipa que fica preso em um acessório chamado de trapézio que, por sua vez, deve estar acoplado à cintura. Em cima da prancha, o praticante vai se divertindo enquanto usa a pipa para direcionar o vento e realizar manobras em velocidade;
- Stand UP Paddle — nada mais é do que uma prancha bem grande e grossa usada em conjunto com um remo para ajudar na locomoção. É possível entrar em ondas e manobrar, utilizando da estabilidade do equipamento.
Saiba mais curiosidades sobre o surf no blog do Prancha Nova e aproveite os conteúdos!