A maior onda do mundo surfada até hoje e reconhecida pela Liga Mundial de Surf (WSL) foi a do brasileiro Rodrigo Koxa, na Praia do Norte, em Nazaré, Portugal. O pico é referência por suas ondas gigantes que atraem muitos big riders.
Recordes envolvendo a maior onda do mundo em Nazaré
A formação de uma onda é um fenômeno da natureza que sofre diversas influências que acabam alterando seu tamanho, direção e formato. Portanto, é difícil saber com precisão sobre a maior onda do mundo. Mas, Nazaré, em Portugal, oferece um dos palcos mais famosos para esse acontecimento com ondas que podem chegar até 100 pés!
A Praia do Norte foi cenário da maior onda já surfada até agora e esse recorde é do surfista brasileiro Rodrigo Koxa. Em 2017, ele superou em 61 centímetros o registro anterior do havaiano Garrett McNamara. Sua onda pontuou 24,38 metros de altura — aproximadamente 80 pés — contra 23,77 metros de McNamara (em 2011). Além do prêmio da WSL (Liga Mundial de Surf), Koxa entrou para o Guinness Book (O Livro dos Recordes).
Em 2018, outro recorde envolvendo o Brasil e as ondas de Nazaré foi computado. A big rider Maya Gabeira entrou para a história com a maior onda surfada por uma mulher, chegando aos 20,72 metros.
A onda de Nazaré
As enormes ondas da região portuguesa acontecem por conta do fenômeno conhecido como o Canhão de Nazaré. Ele é um desfiladeiro submarino de origem tectônica que atua em conjunto com as condições do Oceano Atlântico formando essas maravilhas gigantescas. No outono e inverno, costumam ficar bem grandes.
Para conseguir surfar esse tipo de onda é preciso ter muita experiência, preparo físico, psicológico e coragem. Afinal, não é fácil se deparar com uma parede monstruosa e conseguir dropar perfeitamente.
Por isso, ter um bom controle da mente, não entrando em pânico e sem hesitar, podem fazer muita diferença. Se o surfista decide entrar naquela onda, tem que ir até o fim, caso contrário, as chances de levar a maior vaca serão ainda maiores.
Tenha consciência dos seus limites e esteja preparado para imprevistos. Antes de surfar as ondas grandes, você precisa de muito treino de apneia, natação, treinos físicos de força e yoga.
É necessário resistência, agilidade, explosão, velocidade, calma, respiração e controle. O equipamento adequado também é um fator importante. Para esse tipo de mar, as guns — famosas gunzeiras — são consideradas as melhores pranchas.
Outros picos de ondas gigantes
Consideramos Nazaré o palco da maior onda do mundo. Mas há outros spots que podem chegar a ter ondas com mais de 20 metros de altura que também valem a visita:
- Teahupo’o, Polinésia Francesa, no Taiti;
- Waimea Bay, em Oahu, no Havaí;
- Ghost Tree, em Pebble Beach, na Califórnia (EUA);
- Mavericks, em Half Moon Bay, na Califórnia, (EUA);
- e a famosa Jaws, ou Peahi, em Maui, no Havaí.
Esses picos, inclusive, costumam entrar na briga das edições do Big Wave Awards na decisão para saber qual surfista levará o prêmio da maior onda surfada do ano.
Leia mais artigos sobre surf no blog do Prancha Nova!