4 Técnicas De Mergulho em Apneia

Técnicas De Mergulho em Apneia

Você pode achar que, por surfar há certo tempo, não precisa se preocupar em melhorar sua respiração dentro da água. Mas é aí que você se engana. Algumas técnicas de mergulho em apneia beneficiam seu rendimento no surf e oferecem mais outras vantagens, como:

  • passar mais tempo embaixo da água, sem se desgastar tanto;
  • mais rapidez no transporte de oxigênio do seu corpo;
  • maior concentração;
  • mais segurança embaixo d’água; 
  • e muito mais.

O que é o mergulho em apneia?

A técnica de conseguir passar mais tempo embaixo da água seja submerso, em profundidade ou percorrendo grandes distâncias , é chamada de mergulho em apneia. Isso acontece apenas com o oxigênio presente em seu pulmão, uma vez que o uso de equipamentos de respiração não é utilizado.  

O objetivo é conseguir fazer com que melhore sua estrutura muscular respiratória e consiga se adaptar em momentos que pedem o uso de sua reserva de ar como ao cair de uma onda, por exemplo, em que você acaba ficando dentro da água por mais tempo.

Técnicas de mergulho em apneia

Para que você possa desenvolver essa tática, há técnicas de mergulho em apneia que ajudam nisso. Anote algumas delas e lembre-se de que você não deve fazê-las nunca sozinho dentro da água — ter alguém ao seu lado é item obrigatório de segurança. 

  1. faça o exercício de estiramento pulmonar, inspirando profundamente até encher todo o peito e, depois, expirando com força e eliminando todo o ar do pulmão; 
  2. inspire todo o ar que conseguir, enchendo o pulmão e a região abdominal, e prenda a respiração brevemente para expirá-lo por um período de cinco segundos; 
  3. dentro da piscina, coloque a cabeça dentro da água e fique com as costas para fora, o mais próximo da superfície, e relaxe seus músculos. Aguente o quanto conseguir você sentirá contrações no diafragma e isso significa que está perto do seu limite; 
  4. também na piscina, inspire e expire por dois minutos fora da água e, depois, fique o máximo de tempo que conseguir dentro da água.

Faça exercícios aeróbicos no solo. Eles também ajudam na respiração e na melhora do condicionamento físico

Gostou de saber mais sobre as técnicas de mergulho em apneia? Saiba que esse exercício ajuda na recuperação do seu pulmão depois de grandes esforços, além de melhorar sua condição física, psicológica e a respiração como um todo. 

Com essa tática, você não desperdiçará tanta energia quando tomar uma vaca e ficará bem mais relaxado ao surfar. Leia mais artigos no blog do Prancha Nova!

Deixe um comentário