5 Pranchas de Surf Para Aprender a Surfar Com a Borda
No último ano viemos falando muito sobre pranchas e técnicas de surf para que você possa evoluir no esporte. Dessa vez vamos apresentar 5 modelos de pranchas de surf para você evoluir o surf nas bordas.
É normal fazermos listas de pranchas aqui em nosso Blog. Já listamos algumas das melhores pranchas para iniciar nas manobras, pranchas para viagens com ondas boas e chegou a ver de mostrarmos modelos que irão ajudá-lo a executar curvas usando mais as bordas da prancha.
Entretanto, não apenas uma mudança de equipamento irá fazê-lo começar a surfar melhor e usando mais as bordas. Para isso é necessário que você já esteja pelo menos num nível intermediário de surf. Sendo assim, a parte técnica é de suma importância e recomendamos que procure evoluir tecnicamente através de cursos, aulas ou a leitura dos nossos artigos que trazem ricas informações sobre isso.
Leitura Obrigatória
Dentre os artigos que mencionamos, alguns dos mais importantes são:
- Entenda O Eixo-X: nesse artigo falamos sobre o entendimento de como as prancha se movem e realizam curvas na água e mostramos as melhores técnicas que você potencialize a performance de sua prancha.
- De Frente Para A Longarina: aqui detalhamos a importante forma de surfar com o tronco virado para o bico da prancha, ou para a longarina. A posição da parte superior do corpo é de fundamental importância para que a prancha realize curvas fluídas e penduradas nas bordas.
- Transferência De Peso: o nome já diz tudo. Nesse artigo mostramos como a distribuição e a transferência de peso do surfista sobre a prancha afeta e muito a resposta da prancha em diferentes momentos e locais das ondas. Isso facilita demais a angulação da prancha nas bordas quando pressionamos o peso sobre nossos dedos ou calcanhares.
Concave Triplo
Um dos atributos mais relevantes e importantes das prancha é seu fundo, ou melhor, a forma como é configurado. Sem dúvida existem vários tipos de fundo e combinações deles. Uma delas é o concave triplo, uma combinação de três tipos de concave no fundo da prancha.
Consideramos essa combinação muito favorável para fazer com que a prancha vire de forma mais ágil e responsiva, principalmente fazendo com que ela se incline e deite sobre as bordas na hora de realizar as curvas, sejam elas na base ou no topo das ondas.
Essa combinação é composta por um single concave sob a parte da frente, se estendendo até um pouco antes das quilhas, onde ele muda para um double concave e assim vai até a terceira quilha, onde após ela entra um vee. Esse desenho todo combinado faz a prancha ter boa velocidade e sustentação e também muita maleabilidade. Ela vira fácil, realiza trocas de direção rápidas e fluidas, ajudando a realização das curvas em borda.
Dessa forma, separamos 5 modelos de alta performance que têm esta mesma configuração de fundo e que certamente irão ajudá-lo a levar seu surf para o próximo nível. Confira abaixo:
DHD Utopia
A prancha de surf Utopia da marca DHD é uma verdadeira obra de arte projetada para elevar o desempenho dos surfistas em ondas de todos os tipos. Com um design inovador e tecnologia de ponta, a Utopia é uma prancha que combina velocidade, manobrabilidade e estabilidade, tornando-a uma escolha ideal para surfistas a partir do nível intermediário.
O contorno da Utopia apresenta um outline mais amplo na parte dianteira, o que proporciona uma remada fácil e uma entrada suave nas ondas. Isso significa que você pode entrar nas ondas mais cedo, com ótimo poder de remada. Além disso, a prancha possui um rocker moderado, o que significa que ela é ágil o suficiente para realizar curvas ágeis e manobras radicais nas partes críricas das ondas, mas também oferece estabilidade em velocidades mais altas.
A Utopia é construída com materiais da mais alta qualidade, garantindo durabilidade e resistência. Esta prancha é uma excelente opção para surfistas que buscam uma experiência de surf de alto nível. Se você procura um equipamento que combine velocidade, versatilidade e estilo, a Utopia da DHD é uma escolha que não vai decepcionar. Prepare-se para explorar o melhor das ondas e evoluir seu surf com a prancha Utopia da DHD.
Al Merrick Happy Everyday
Criada por Britt Merrick a partir da Two Happy, nossa nova Happy Everyday entra no quiver como a pranchinha do dia a dia. Às vezes você quer surfar para quebrar, mas o mar não acompanha ou as características de uma shortboard de performance não encaixam com as ondas do dia.
Para salvar o surfe, Britt encurtou levemente o design da Two Happy para criar mais curva no shape, especialmente na área da rabeta. Também abaixou a entrada e saída do rocker para facilitar a remada e ganhar projeção nas diferentes condições do mar.
O fundo single concave no pé da frente funciona como um pedal acelerador e o double concave generoso entre as quilhas facilita a troca de bordas e a fluidez em ondas pequenas. A Happy Everyday tem um design versátil que fica bem entre sua pranchinha de alto desempenho (Two Happy) e uma step down/groveler (Rocket Wide). Para ganhar mais velocidade, existe a opção do setup com 5 encaixes de quilhas.
Sharp Eye Inferno 72
A Inferno 72 da Sharp Eye é uma escolha excepcional para surfistas que buscam alto desempenho e versatilidade nas ondas. Desenvolvida com precisão e tecnologia de ponta, esta prancha é projetada para enfrentar uma variedade de condições, mas especialmente em ondas pequenas e médias.
O design da Inferno 72 incorpora elementos que a tornam altamente funcional. Ela possui um contorno versátil que combina uma parte dianteira mais larga, o que facilita a remada e a entrada nas ondas, com uma rabeta mais estreita, que proporciona agilidade e controle nas curvas. Isso a torna ideal tanto para ondas menores e mais fracas quanto para ondas médias e um pouco mais potentes.
O rocker moderado da Inferno 72 permite que a prancha se adapte facilmente a diferentes condições de ondas, proporcionando velocidade e manobrabilidade.
A Sharp Eye é uma marca conhecida por sua qualidade e inovação na indústria do surf, e a Inferno 72 não é exceção. Se você é um surfista intermediário ou experiente em busca de uma prancha que ofereça excelente desempenho e traga evolução ela é uma opção que vale a pena considerar.
Lost Driver 3.0
A DRIVER 3.0 é a evolução da 2.0, a Pro-formance mais vendida e popular da Lost. Projetada por meio de feedbacks diretos e aperfeiçoamento contínuo, com testes rigorosos feitos pela nossa equipe de pilotos, especificamente Griffin Colapinto, Yago Dora, Carissa Moore, Caroline Marks, Kolohe Andino, Ian Crane e os jovens atletas Eli Hanniman, Crosby Cola e Cole Housmand, etc.
De forma simples, a DRIVER 3.0 apresenta um rocker de rabeta ligeiramente maior e um double to single concave mais profundo, na metade traseira, em comparação com seu antecessor, a DRIVER 2.0. A linha do deck na rabeta é esculpida, com bordas inferiores mais baixas e quadradas, para seguir a curva do fundo e mergulhar perfeitamente na água. Mais concave significa mais sustentação e maior curva da borda. Mais sustentação significa mais velocidade. A rabeta arredondada é bastante larga e permissiva sob o pé traseiro, mas os últimos centímetros afinam o suficiente para adicionar confiança e segurar em manobras agressivas no pocket em nível profissional.
Para equilibrar esses elementos de design, manteve-se um pouco mais de largura no outline frontal e volume na espessura frontal. Esse volume frontal adiciona deslize e proporciona uma condução mais responsiva a partir do pé dianteiro. A DRIVER 3.0 possui maior espessura ao longo da linha central (para potência de remada e impulsão), mas tem um deck com Vee em ângulo mais elevado, que reduz o volume e termina em uma borda moderada, arredondada e permissiva. No geral, as dimensões e volumes são perceptivelmente um pouco mais generosos.
A DRIVER 3.0 é o padrão do surfe de alto nível e desempenho hoje em dia. Desenvolvida com testes e feedbacks dos melhores surfistas dos Estados Unidos e ao redor do mundo, foi projetada com volume suficiente e velocidade incorporada para ser uma prancha viável no quiver de qualquer surfista habilidoso.
Pyzel JJF Red Tiger
Proporcionando surfe suave até mesmo em ondas ruins, a Red Tiger é provavelmente a nossa prancha mais veloz. Ela é a nova shortboard de High Performance de John John Florence, diferente de qualquer outra lançada por nós no passado. É uma verdadeira máquina de performance em ondas de tamanho médio, mais lentas e mais fracas, que fizemos com base na instrução simples de John John: “Faça com que seja veloz e divertida”.
A ideia para esta prancha foi concebida quando John John começou a usar algumas pranchas “Fun” durante algumas pausas nas competições. No ano passado, a prancha favorita dele era uma White Tiger 5’6”, nossa nova prancha Funformance, com rocker aplanado. Naquela oportunidade, ele me pediu para transformar aquele design em algo que ele pudesse usar durante o Tour quando as ondas estivessem mais fracas, que dificultam o “pumping”. Para atender ao pedido dele, fiz a Red Tiger, uma prancha que você deve usar cerca de uma polegada mais curta que sua shortboard High Performance “normal” e um pouco mais larga. O volume deve ser parecido com o da sua shortboard High Performance, mas sugiro que você aumente o volume entre meio a um 1 litro para melhor resposta em ondas mais fracas.
Estes são apenas cinco de diversos modelos que podem ajudar o surfista e evoluir seu surf de borda. Caso queria saber mais sobre elas, acesso nosso site e converse com nossos consultores pelo chat, eles poderão clarear suas dúvidas e indicar as melhores pranchas caso a caso.