5 Pranchas de Surf Para Aprender a Surfar Com a Borda
No último ano viemos falando muito sobre pranchas e técnicas de surf para que você possa evoluir no esporte. Dessa vez vamos apresentar 5 modelos de pranchas de surf para você evoluir o surf nas bordas.
É normal fazermos listas de pranchas aqui em nosso Blog. Já listamos algumas das melhores pranchas para iniciar nas manobras, pranchas para viagens com ondas boas e chegou a ver de mostrarmos modelos que irão ajudá-lo a executar curvas usando mais as bordas da prancha.
Entretanto, não apenas uma mudança de equipamento irá fazê-lo começar a surfar melhor e usando mais as bordas. Para isso é necessário que você já esteja pelo menos num nível intermediário de surf. Sendo assim, a parte técnica é de suma importância e recomendamos que procure evoluir tecnicamente através de cursos, aulas ou a leitura dos nossos artigos que trazem ricas informações sobre isso.
Leitura Obrigatória
Dentre os artigos que mencionamos, alguns dos mais importantes são:
- Entenda O Eixo-X: nesse artigo falamos sobre o entendimento de como as prancha se movem e realizam curvas na água e mostramos as melhores técnicas que você potencialize a performance de sua prancha.
- De Frente Para A Longarina: aqui detalhamos a importante forma de surfar com o tronco virado para o bico da prancha, ou para a longarina. A posição da parte superior do corpo é de fundamental importância para que a prancha realize curvas fluídas e penduradas nas bordas.
- Transferência De Peso: o nome já diz tudo. Nesse artigo mostramos como a distribuição e a transferência de peso do surfista sobre a prancha afeta e muito a resposta da prancha em diferentes momentos e locais das ondas. Isso facilita demais a angulação da prancha nas bordas quando pressionamos o peso sobre nossos dedos ou calcanhares.
Concave Triplo
Um dos atributos mais relevantes e importantes das prancha é seu fundo, ou melhor, a forma como é configurado. Sem dúvida existem vários tipos de fundo e combinações deles. Uma delas é o concave triplo, uma combinação de três tipos de concave no fundo da prancha.
Consideramos essa combinação muito favorável para fazer com que a prancha vire de forma mais ágil e responsiva, principalmente fazendo com que ela se incline e deite sobre as bordas na hora de realizar as curvas, sejam elas na base ou no topo das ondas.
Essa combinação é composta por um single concave sob a parte da frente, se estendendo até um pouco antes das quilhas, onde ele muda para um double concave e assim vai até a terceira quilha, onde após ela entra um vee. Esse desenho todo combinado faz a prancha ter boa velocidade e sustentação e também muita maleabilidade. Ela vira fácil, realiza trocas de direção rápidas e fluidas, ajudando a realização das curvas em borda.
Dessa forma, separamos 5 modelos de alta performance que têm esta mesma configuração de fundo e que certamente irão ajudá-lo a levar seu surf para o próximo nível. Confira abaixo:
DHD 3DV
A 3DV foi desenvolvida pensando em entregar um surf de alta performance, principalmente em ondas de beach breaks. A proposta deste modelo é facilitar o surf de uma forma geral, sendo muito manobrável e solta. Seu shape é bastante equilibrado e suave e ela tem uma suave quebra da linha bem na altura das quilhas laterais. Isso faz a rabeta perder um pouco de área e a deixa mais responsa e com mais pivô, permitindo que a prancha realize curvas mais fechadas e ataque as partes críticas das ondas com mais facilidade.
Esta é definitivamente uma prancha de alta performance. Por causa da combinação de todos seus atributos mencionados acima, a 3DV é uma prancha muito rápida, arisca e até instável. Esta instabilidade é causada por conta do vee pronunciado no final da rabeta, pois ele faz com que a prancha responda muito rápido a qualquer movimento ou mudança de direção feita pelo surfista, por mais sutil que ela seja.
Al Merrick OG Flyer
A super consagrada OG Flyer da Al Merrick tem um outline levemente mais largo e de linhas mais paralelas na parte central. Isso a faz uma prancha estável e muito veloz em partes mais fracas das ondas. Assim como a 3DV, ela também conta com uma quebra de linha na região das quilhas laterais, isso oferece um ponto de articulação que torna a prancha ainda mais fácil de virar. Este modelo conta com bordas médias para baixas, sendo bem sensíveis e proporcionando drive e segurança nas curvas.
A OG Flyer conta com uma curva de rocker “estagiada”, que faz com que a prancha se mantenha plana na parte central, mesmo local onde fica o fundo single concave e em que o outline se mantem paralelo. Essa combinação de rocker entrega uma performance bastante versátil, funcionando bem tanto em ondas fracas quanto em condições melhores.
Chilli Hot Knife
A Hot Knife da marca australiana Chilli conta com um outline bem típico de pranchas para ondas menores. Possui um bico um pouco mais largo que o normal, que oferece ótima flutuação e poder de remada por conta do volume contido debaixo do peito. Além disso, também entrega excelente velocidade e projeção horizontal.
Da mesma forma que as anteriores, a Hot Knife apresenta um bump, ou seja, aquela quebra de linha que estreita a área da rabeta abruptamente. Sua rabeta squash com bastante área fornece ótima sustentação no pé de trás, ideal para ondas com pouca força, pois mantém a velocidade nas partes cheias sem perder performance. Ela tem muita velocidade e responde aos comandos do surfista de forma previsível e controlada, ideal para ser surfada em condições de ondas entre 1 e 4 pés.
Lost Sub Driver 2.0
A novíssima Sub Driver 2.0 da Lost é a mais recente versão de um processo de evolução contínua deste modelo. Desenvolvida e testada incansavelmente, ela voa em ondas pequenas e médias. Entretanto, a Sub Driver 2.0 realmente se destaca ao conectar seções fracas das ondas em beach breaks irregulares sem perder a fluidez e a velocidade.
A Lost Sub Driver 2.0 ganhou uma configuração de concaves mais profundos que na versão anterior. Ela também passa do single sob o pé da frente para o double bem pronunciado entre as quilhas e com uma saída em “vee” atrás da quilha central. Ela é de fato muito rápida, responsiva e arisca.
Pyzel Phantom
Com mais área de bico e a parte mais larga um pouco à frente do meio, a Pyzel Phantom entrega um excelente poder de remada. Ela conta com bordas baixas e refinadas no último quinto da prancha, da frente das quilhas até a rabeta. Este tipo de borda no final da prancha permite que ela se engaje melhor com a água, sendo mais sensível aos comando do surfista, oferecendo drive e respostas seguras.
Se você busca por uma prancha fácil de surfar, que lhe proporcionará diversão, boa remada, velocidade e manobrabilidade experimente a Phantom. Definitivamente ela é uma excelente prancha para uso nas condições de dia a dia.
Estes são apenas cinco de diversos modelos que podem ajudar o surfista e evoluir seu surf de borda. Caso queria saber mais sobre elas, acesso nosso site e converse com nossos consultores pelo chat, eles poderão clarear suas dúvidas e indicar as melhores pranchas caso a caso.