fbpx

Al Merrick CI Fish: Analisando Pranchas

Al Merrick CI Fish

Al Merrick CI Fish: Analisando Pranchas –

Aproveitando o momento de grande atração pelas pranchas fish, nossa série Analisando Pranchas traz hoje o modelo Al Merrick CI Fish. Entenda por que a este modelo é um dos mais clássicos e bem comentados nessa linha de pranchas nos últimos anos.

A Al Merrick CI Fish é uma prancha fish clássica com um toque moderno e performático. Na verdade ela é categorizada como uma fish de nova geração peça própria fabricante. Esta prancha combina aspectos de biquilhas clássicas com pranchas de alta performance. Isso a faz ser uma prancha super versátil que irá entregar muita diversão em ondas super pequenas, mas sem te deixar na mão quando as ondas estiverem boas naquele seu point break predileto.

As Origens

O DNA da CI Fish pode ser rastreado a partir de outro modelo da Al Merrick, a Retro Fish, de 2005. Esta prancha inclusive inspirou a Skinny Fish, dois anos mais tarde. Esta era na realidade uma versão mais refinada da Retro Fish, com bordas mais fáceis de usar com menos volume e uma configuração com quatro quilhas.

Mais de uma década depois, chegou a vez da CI Fish. Esta é a terceira criação da família de pranchas fish modernas da marca, que dessa vez retorna à configuração original com apenas duas quilhas. Entretanto, no caso dela foram adicionadas algumas características sutis de pranchas de alto desempenho. Isso de fato resultou em uma atualização que os aficionados por pranchas fish e os fãs das pranchas high performance apreciam igualmente. Vale mencionar também a quarta prancha dessa família, que foi lançada no início de 2020, a FishBeard!

Os pilotos de teste da equipe profissional da Channel Islands, tais como Dane Gudauskas, Sage Erickson, Conner Coffin, Mike February e Alex Gray, dizem que a CI Fish é impressionantemente veloz e que passa por qualquer seção plana com facilidade.

Outline E Bordas

Outline CI Fish

Como é possível perceber na foto abaixo, o outline da CI Fish é bem paralelo e largo. Com bastante área de bico e seu ponto mais largo empurrado para frente do meio, ela conta com excelente poder de remada e estabilidade frontal. Sua parte central segue com linhas bem retas e mantém boa largura por toda sua extensão, o que favorece muito a velocidade.

Ci Fish

Sua rabeta é bem larga, contando com muita área e volume nessa região. Isso a faz ter bastante flutuação e sustentação na parte traseira, trazendo muita fluidez e mantendo a velocidade por toda a onda, principalmente nas partes mais cheias das ondas. Sua rabeta swallow é bem profunda, com duas pontas super marcantes, o que dá a ela muita segurança e drive nas curvas.

As bordas desta prancha são grossas do bico até quase a altura das quilhas, no entanto elas são mais refinadas que outros modelos de fish. Já no seu terço final, a CI Fish apresenta bordas mais baixas e bem refinadas, as quais deixam a prancha mais sensível e ao mesmo tempo mais segura, pois cravam na parede das ondas, oferendo assim muita tração e drive nas curvas.

Concave

Concave CI Fish

A Al Merrick CI Fish conta com um fundo single concave bem acentuado desde perto do bico até um pouco abaixo do meio da prancha. Nessa altura, entre os pés do surfista, esse concave vira um double suave até a saída da rabeta. Essa combinação faz com que ela seja uma prancha super veloz logo após o drop e ganhe velocidade facilmente por conta da grande sustentação e direcionamento do fluxo d’água que o single concave gera. Por conta do double na parte de trás, essa prancha é capaz da fazer curvas com facilidade quanto apoiada nas bordas, sem bastante maleável.

Rocker

Rocker CI Fish

Sua curvatura, ou rocker, é bem reta. A CI Fish apresenta um rocker baixo de bico, contando apenas com uma empinada nas primeiras 8 polegadas. Isso ajuda a prancha a não embicar em partes mais em pé das ondas. De resto, sua linha de rocker é flat, fazendo com que ela ande muito mesmo nas partes mais fracas e cheias das ondas. De fato, a fluidez da CI Fish é um dos fatores mais marcantes para quem tem a oportunidade de surfar com ela.

Quilhas

CI Fish Am Keel

Por ser uma prancha fish de rabeta larga, a Al Merrick CI Fish tem melhor desempenho com modelos de quilhas específicas. Sendo assim, nossa recomendação são os modelos com base bem larga, desenvolvidos especialmente para esse tipo de prancha. Nesse caso então temos a CI Keel da FCS e a AM Keel da Futures. Inspiradas em um contorno clássico, elas possuem um formato moderno, pontas mais flexíveis e uma construção finamente ajustada para oferecer um surfe rápido e de alto desempenho.

Sensações

Em primeiro lugar, devemos dizer que as pranchas biquilhas são mais velozes e muitas vezes mais divertidas do que qualquer outra prancha quando se fala em ondas pequenas. Na verdade, há uma razão lógica pela qual as fish biquilhas são comuns no quiver de muitos surfistas. Isso se deve principalmente à sua velocidade e versatilidade com que performa.

Nas palavras do shaper Britt Merrick: “A CI Fish é um design moderno de biquilha nascido de nossa longa história com os modelos Skinny Fish e Mini. Nosso objetivo era manter a velocidade, diversão e soltura de uma fish, mas sem sacrificar as características de desempenho às vezes associadas às fishes mais tradicionais. Junto com a criação de um novo modelo de quilhas em parceria com a Futures Fins, combinamos o rocker e os concaves modernos com um contorno tradicional para dar um novo toque ao design clássico das fish”

Se você gostou desta prancha e conhece alguém que fã das biquilhas, encaminhe este artigo e faça um amigo feliz. Boas ondas!


Deixe uma resposta