fbpx

Al Merrick Ultra Joe: Analisando Pranchas

Al Merrick Ultra Joe: Analisando Pranchas –

Artigos sobre pranchas da Al Merrick não são novidade por aqui, mas hoje nosso alvo no Analisando Pranchas é um modelo super recente e moderno da marca, a Ultra Joe.

Há alguns anos, a Channel Islands lançou uma prancha chamada Average Joe. Sua proposta era ser divertida, simples e fácil de usar, que fosse amigável para todos os níveis de surfistas. Rapidamente ela se tornou um grande sucesso, sendo um dos modelos campeões de vendas naquela época. Passados alguns anos, já em 2019, após diversas rodadas de feedback dos clientes e da equipe de testes, a Channel criou uma versão aprimorada e mais elegante, diria que mais performance da Average, a Ultra Joe.

Sucesso Imediato

al merrick ultra joe

A Ultra Joe foi lançada no primeiro semestre de 2019 na Califórnia e logo de cara foi um modelo muito bem aceito e, assim como sua antecessora, teve imediato sucesso por lá. Ela é uma prancha com uma remada excelente, super estável nas ondas e que entrega diversão a todos os surfistas, mas diferentemente da Average Joe, a Ultra também é capaz de ser surfada como uma maroleira performance. Nos próximos parágrafos vamos entender as razões disso e quais as mudanças mais marcantes entre os dois modelos.

Outline E Bordas

al merrick ultra joe

Assim como a maioria das grovellers, ou pranchas bem maroleiras que buscam a diversão acima de tudo, a Al Merrick Ultra Joe conta com um outline mais largo que as pranchas de alta performance. Entretanto, se comparada à Average, todas as suas medidas padrão foram diminuídas. Assim sendo, ela é uma prancha menos volumosa e menos bolachona que a outra.

Ainda assim, seu outline avantajado, com seu ponto mais largo para frente do meio, entrega um ótimo poder de remada. Dessa forma, a Ultra Joe é capaz de fazer o surfista pegar muitas ondas a cada sessão. Outra vantagem deste tipo de outline é a maior estabilidade e também velocidade que ela gera, agradando a todos os tipos de surfistas.

al merrick ultra joe

Um das maiores novidades neste modelo é o duplo bump na rabeta. Esta é a primeira vez que trazemos aqui uma prancha com um duplo falso wing, ou seja, uma dupla quebra de linha. A primeira delas aparece logo antes das quilhas laterais, já a segunda ocorre pouco abaixo delas, mais perto do final da rabeta. Isso faz com que a rabeta como um todo fique mais estreita e permite que a prancha entregue um desempenho mais solto e principalmente gere mais pivô nas curvas. Faz com que ela realize manobras com curvas mais fechadas e ataques aos lips, coisa que a maioria das outras pranchas bem merrequeiras e largas não conseguem

Suas bordas são mais baixas que aquelas da Average Joe, permitindo assim que o surfista consiga cravá-las com mais facilidade na água tanto nas cavadas quanto nas rasgadas. Além disso, estas bordas deixam a prancha mais sensível, podendo mixar um surf mais relaxado com um surf de mais performance e radicalidade.

Concave

al merrick ultra joe

O concave da Al Merrick Ultra Joe é bastante comum em pranchas merrequeiras. Começa com um single concave moderado na parte próxima à base do pé da frente e segue até a frente das quilhas assim. Neste ponto se torna um double concave que segue até a quilha central, onde ali muda para uma saída em vee. Já vimos isso em outras pranchas por aqui, como é o caso da DHD 3DV e da Al Merrick OG Flyer por exemplo. Esse tipo de concave faz com que a prancha tenha muita sustentação e velocidade sob o pé da frente e bastante responsividade no pé de trás, gerando trocas de direção ágeis e respostas rápidas.

Rocker

al merrick ultra joe

Como era de se esperar, o rocker de entrada da Ultra Joe é baixo e assim segue estagiado pelo meio da prancha. Estas curvas suaves de bico e de meio fazem com que ela reme ainda melhor, tanto na hora de voltar ao outside quanto na hora de pegar ondas. Além disso, este tipo de rocker faz com que ela seja muito rápida logo após o drop e acelere muito bem em ondas fracas e sessões flat. É exatamente para este tipo de ondas que a Ultra Joe foi pensada.

Já seu rocker de rabeta sofreu pequenas alterações. A curva de saída da Ultra Joe é média/baixa. Com este tipo de rocker, combinado com o vee na saída da rabeta, a Ultra Joe é capaz de realizar boas curvas no pocket das ondas mais fortes, deixando-a muito versátil e não apenas boa para ondas mais cheias.

Quilhas

Por ser uma prancha larga e com pouca curva de rocker em geral, o melhor tipo de quilhas para a Al Merrick Ultra Joe são aquelas mais retas. Quilhas assim, menos alongadas, permitem que o surfista realize curvas mais fechadas e quebre a linha de suas manobras com mais facilidade. Certamente o surfista utilizará esta prancha em condições fracas de ondas na maioria das vezes, portanto reações rápidas e ariscas são mais do que necessárias em ondas com pouco espaço.

Aqui ainda podemos abordar a questão das tri ou quadriquilhas. Esta prancha vem com 5 encaixes, ou seja, pode ser surfada das duas formas. Aliás, até três formas de configuração de quilhas são recomendadas para a Ultra Joe. Você pode usá-la com três quilhas normais, aí indicamos o modelo Reactor da FCS ou a P8 Legacy da Futures. Você pode também optar pelas quads, aí recomendamos a mesma Reactor da FCS e a EA Control Series da Futures. Por fim, alguns podem preferir utilizá-la com uma configuração 2+1, como na Modern 2 da Sharp Eye por exemplo. Neste caso prefira os modelos Mark Richards da FCS e T1 Alpha Twin +1 da Futures.

Sensações

Em relação à Average Joe, ela ficou mais sensível e ideal para um surf de alta performance. Ela definitivamente pode ser usada desde o surfista iniciante até o avançado. Se você é um surfista iniciante querendo sair do soft top ou do longboard, a Ultra Joe pode ser a pranchinha certa para você.  Ela de fato permite ao surfista iniciante/intermediário desenvolver uma boa cadência de remada e gera a velocidade necessária para começar a arriscar algumas manobras.

Para aqueles mais habilidosos e experientes, ela pode ser um modelo muito bom para aqueles dias de ondas super pequenas em que você nem estava pensando em surfar. Sem dúvidas a Ultra Joe fará a cabeça de qualquer um que ousar surfar com ela. Por fim, confira a análise completa do especialista americano Noel Salas no vídeo abaixo.

Gostou? Então corra e garanta a sua, são poucas unidades a pronta-entrega. Chame nossos consultores pelo WhatsApp ou pelo Chat no site.

Curtiu a Ultra Joe? Clique no botão abaixo e veja nosso estoque disponível.

Confira Pronta Entrega

1 thoughts on “Al Merrick Ultra Joe: Analisando Pranchas

  1. Marcelio says:

    Interessante a forma de explicar, mas sabemos que uma prancha por mais versátil , é impossivel ser boa em tds as condiçóes..msm que pequenas ondas… 46 abos de surf..

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Pranchas de Surf | Prancha Nova

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading